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Esse é o maior virabrequim do mundo — pertence a um motor de 107.390 cavalos ao diesel

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/03/2025 às 15:52
virabrequim, motor
Foto: Reprodução

Motores gigantes são essenciais para indústrias e transportes marítimos, exigindo componentes robustos e de alta resistência. O maior virabrequim já construído pertence a um motor a diesel de 107.390 cavalos, impressionando pelo tamanho e capacidade de suportar forças colossais.

Nas redes sociais, uma imagem de um virabrequim enorme é frequentemente compartilhada. Por isso, decidimos buscar mais informações para entender melhor essa maravilha da engenharia. Trata-se do virabrequim do motor Wärtsilä-Sulzer RTA96-C.

Com 13,5 metros de altura, 26,59 metros de comprimento e um peso superior a 2.300 toneladas, o Wärtsilä-Sulzer RTA96-C é uma das maiores conquistas da engenharia moderna. Ele produz impressionantes 80,1 megawatts (107.390 cavalos de potência) e impulsiona alguns dos maiores navios porta-contêineres já construídos.

A Wärtsilä-Sulzer fabrica vários modelos dessa série, todos em linha, variando de seis a 14 cilindros. No entanto, a imagem mais famosa desse motor que circula na internet é, na verdade, da versão menor de seis cilindros, e não da versão completa de 14 cilindros.

Especificações técnicas impressionantes

As dimensões e a capacidade desse motor desafiam qualquer comparação com motores convencionais. Veja os principais números:

  • Configuração: Motor diesel reto turboalimentado de dois tempos, 14 cilindros
  • Diâmetro dos cilindros: 960 mm (38 pol.)
  • Curso dos pistões: 2500 mm (8,2 pés)
  • Deslocamento: 25.592 litros (1.556.002 pol³)
  • Velocidade: 15–102 RPM
  • Potência por cilindro: 5.720 kW
  • Potência total: 80.080 kW (107.390 hp)
  • Torque: 7.603.850 Nm a 102 RPM
  • Consumo de combustível: 250 toneladas por dia
  • Peso do virabrequim: 300 toneladas
  • Peso de cada pistão: 5,5 toneladas
  • Altura de cada pistão: 6 metros
  • Tipo de combustível: Óleo combustível pesado

Com um torque de quase 8 milhões de newton metros, esse motor equivale a mais de 11.000 Toyota LandCruiser Série 300 operando simultaneamente.

Diferenças estruturais e funcionais

Apesar de seguir princípios similares aos motores diesel comuns, o Wärtsilä-Sulzer RTA96-C tem diferenças notáveis:

  • O pistão não é conectado diretamente à biela, mas sim a uma cruzeta deslizante, que reduz o desgaste lateral e melhora a durabilidade do cilindro.
  • Motores diesel convencionais costumam apresentar ovalização dos cilindros ao longo do tempo devido ao movimento lateral da biela. A solução da cruzeta evita esse problema.
  • Trata-se de um motor diesel de dois tempos, com escape uniflow, semelhante aos motores Detroit Diesel.
  • O sistema de admissão é feito por portas nos cilindros, enquanto os gases de escape saem por válvulas no topo do cabeçote, acionadas hidraulicamente.

Eficiência e economia

Uma das características mais impressionantes desse motor é sua eficiência térmica acima de 50%. Isso significa que mais da metade da energia contida no combustível é convertida diretamente em movimento.

Para efeito de comparação, motores de automóveis comuns têm eficiência máxima de aproximadamente 25%.

Seu consumo de combustível é um fator essencial para sua operação. Um navio mercante pode gastar milhões de dólares em combustível por viagem, tornando essencial a alta eficiência do motor.

Aqui está o virabrequim para um motor de dez cilindros.

O motor por trás do Emma Maersk

O Emma Maersk, que já foi o maior navio porta-contêiner do mundo, é um dos gigantes dos mares movidos pelo Wärtsilä-Sulzer RTA96-C.

Com 397 metros de comprimento e uma tonelagem bruta de mais de 170.000 toneladas, esse navio transporta até 15.000 contêineres em uma única viagem.

Em velocidade máxima, o motor pode impulsionar o navio a 25,5 nós (aproximadamente 50 km/h), um número impressionante para uma embarcação desse porte.

A engenharia desse motor revolucionou a propulsão marítima, garantindo que os navios modernos possam operar com maior eficiência e menor impacto ambiental.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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