Equinor irá ampliar seus investimentos em energias renováveis para acelerar sua transição e zerar as emissões de carbono

Roberta Souza
por
-
15-06-2021 16:20:52
em Energia Renovável
Equinor – energias renováveis – carbono Logo da Equinor/ Fonte: ISTOÉ INDEPENDENTE

A norueguesa Equinor informou sobre a aceleração de investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono

A norueguesa Equinor apresentou um plano mostrando que irá acelerar investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono, à medida em que novos projetos de óleo e gás entram em operação, antes de atingirem um pico de produção em 2026, disse a empresa nesta terça-feira, pressionada para provar que pode se adaptar a um futuro mais “verde”. Veja ainda: Petroleiras Exxon e Equinor têm previsão de investir 8 bilhões de dólares para extração de petróleo no Campo de Bacalhau, na Bacia de Santos

O plano da Equinor para investir em energias renováveis

A Equinor disse que irá dedicar mais de 50% dos investimentos a energias renováveis e captura de carbono até 2030, ante menos de 5% em 2020, atendendo às demandas de investidores e de alguns políticos noruegueses.

A pressão para reduzir as emissões de carbono, que a Equinor adotou, se intensificou no mês passado, depois que um tribunal holandês determinou que a Shell atue de forma mais agressiva para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, enquanto a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) afirmou que o mundo precisaria interromper investimentos em novos projetos de óleo e gás até o ano que vem para atingir emissões zero até meados do século.

Anders Opedal, presidente e CEO da Equinor, diz que a empresa irá cumprir sua meta anterior, de um aumento anual de 3% na produção de petróleo e gás até 2026, à medida que novos projetos entram em operação. Porém, até 2030, a produção diária será praticamente igual à de 2020, podendo recuar ainda mais depois disso.

Valor a ser investido em energias renováveis e o plano da Equinor

A Equinor espera realizar investimentos brutos em energias renováveis de cerca de US$ 23 bilhões de 2021 a 2026, além de aumentar a participação do investimento bruto em energias renováveis e soluções de baixo carbono em cerca de 4% em 2020 para mais de 50% até 2030.

Com base no acesso antecipado de baixo custo em escala, a Equinor espera atingir uma capacidade instalada de 12 – 16 GW até 2030. Refletindo os níveis atuais dos mercados, a Equinor está ajustando os retornos reais esperados da base do projeto para 4 – 8%, e continua determinada a capturar mais retornos de capital por meio de financiamento de projetos.

Veja ainda: João Dória comemora investimento da Equinor, uma das maiores empresas de óleo e gás do mundo, na Bacia de Santos; negócio irá criar 3 mil empregos

No início do mês, a Equinor, empresa norueguesa do ramo de petróleo e gás, anunciou o investimento de U$ 8 bilhões na fase 1 do campo de Bacalhau, que fica na Bacia de Santos, em local de pré-sal que foi descoberto pela Petrobrás, ainda no ano de 2012. O investimento vem em parceria com a ExxonMobil, empresa norte-americana de óleo e gás, Petrogal Brasil e com a Pré-Sal Petróleo S.A.

Nesta terça-feira, 08, João Dória, governador de São Paulo, publicou comemorando o investimento da Equinor no pré-sal. No mesmo dia, o governador já tinha recebido o vice-presidente-executivo da Equinor, Al Cook, e Verônica Coelho, presidente da multinacional em território brasileiro.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos