Os engenheiros de Stanford que atuam no projeto afirmaram que o CO2ย capturado pode ser transformado em combustรญveis neutros em carbono e atรฉ mesmo em uma gasolina muito mais eficiente e econรดmica do que a existente atualmente, mas ainda sรฃo necessรกrios avanรงos tecnolรณgicos.ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย
Os engenheiros que trabalham para reverter a proliferaรงรฃo de gases de efeito estufa sabem que, alรฉm de reduzir as emissรตes de diรณxido de carbono (CO2), tambรฉm precisam remover o diรณxido de carbono da fumaรงa das usinas ou dos cรฉus.ย Mas, o que fazer com todo esse carbono capturado?ย Matteo Cargnello, engenheiro quรญmico da Universidade de Stanford, estรก trabalhando para transformรก-lo em outros produtos quรญmicos รบteis, como propano, butano, ou outros combustรญveis de hidrocarbonetos compostos por longas cadeias de carbono e hidrogรชnio. โNรณs podemos criar gasolina, basicamenteโ, disse Cargnello, que รฉ professor assistente de engenharia quรญmica.ย โPara capturar o mรกximo de carbono possรญvel, vocรช quer os hidrocarbonetos de cadeia mais longa.ย Cadeias com 8 a 12 รกtomos de carbono seriam o ideal.โ ย
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Novo catalisador desenvolvido por engenheiros de Stanford pode criar uma gasolina mais eficiente e econรดmica
Um novo tipo de catalisador, inventado por Cargnello e seus colegas engenheiros, avanรงa em direรงรฃo a esse objetivo aumentando a produรงรฃo de hidrocarbonetos de cadeia longa em reaรงรตes quรญmicas. A invenรงรฃo produziu 1.000 vezes mais butano โ o hidrocarboneto mais longo que poderia produzir sob sua pressรฃo mรกxima โ do que o catalisador padrรฃo, dadas as mesmas quantidades de CO2, hidrogรชnio, catalisador, pressรฃo, calor e tempo.
O novo catalisador รฉ composto pelo elemento rutรชnio โ um raro metal de transiรงรฃo pertencente ao grupo da platina โ revestido por uma fina camada de plรกstico. Como qualquer catalisador, esta invenรงรฃo acelera as reaรงรตes quรญmicas sem se desgastar no processo.
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O rutรชnio tambรฉm tem a vantagem de ser mais barato do que outros catalisadores de alta qualidade, como palรกdio e platina. Cargnello e sua equipe de Stanford descrevem o catalisador e os resultados de seus experimentos em seu รบltimo artigo, publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Engate de sete anos para uma gasolina mais limpa
Cargnello e sua equipe levaram sete anos para descobrir e aperfeiรงoar o novo catalisador capaz de transformar Co2 em gasolina. O problema รฉ: quanto mais longa for a cadeia de hidrocarbonetos, mais difรญcil serรก produzir.
A ligaรงรฃo do carbono requer calor e grande pressรฃo, tornando o processo caro e intensivo em energia. Nesse sentido, a capacidade do novo catalisador capaz de produzir gasolina a partir da reaรงรฃo de co2 รฉ um avanรงo, disse Cargnello. O reator em seu laboratรณrio precisaria apenas de uma pressรฃo maior para produzir todos os hidrocarbonetos de cadeia longa para a gasolina, e eles estรฃo em processo de construรงรฃo de um reator de pressรฃo mais alta.
A gasolina รฉ lรญquida ร temperatura ambiente e, portanto, muito mais fรกcil de manusear do que seus irmรฃos gasosos de cadeia curta (metano, etano e propano), que sรฃo difรญceis de armazenar e propensos aย vazar de volta aos cรฉus.ย Cargnello e outros pesquisadores de Stanford que trabalham para produzir combustรญveis lรญquidos a partir do carbono capturado imaginam um ciclo neutro em carbono no qual o diรณxido de carbono รฉ coletado, transformado em combustรญvel, queimado novamente, e o diรณxido de carbono resultante recomeรงa o ciclo.
Porsche e Siemens Energy estรฃo desenvolvendo nova gasolina que promete ser melhor que os carros elรฉtricos
Enquanto outras empresas no setor automobilรญstico tentam a todo custo criar carros elรฉtricos, Porsche, Siemens Energy e Exxon estรฃo seguindo seu prรณprio caminho, trabalhando em uma nova gasolina que tem um potencial para ser menos poluente do que um carro elรฉtrico.
A ideia de que uma gasolina que serรก queimada pode ser mais eficiente do que carros elรฉtricos parece coisa de outro mundo, tendo em vista que o cenรกrio atual estรก fazendo essa transiรงรฃo dos modelos convencionais aos elรฉtricos, mas รฉ importante lembrar que, nesse setor, vale a pena averiguar e testar cada cenรกrio, para que nenhuma soluรงรฃo que possa contribuir com a reduรงรฃo de poluentes passe despercebida.
A nova gasolina da Porsche recebeu o nome de eFuel e seu objetivo รฉ atingir 85% de reduรงรฃo nas emissรตes do poluente diรณxido de carbono. De acordo com a empresa, essa รฉ a reduรงรฃo mรฉdia dos carros elรฉtricos, variando de acordo com o local onde o consumidor mora e a fonte utilizada para a geraรงรฃo de energia elรฉtrica.
O processo de geraรงรฃo da gasolina que promete superar os carros elรฉtricos utiliza fontes de energia limpas para quebrar o hidrogรชnio da รกgua e, logo depois, mover o composto para um processo que resulta em gasolina artificial. A ideia nรฃo รฉ precisamente nova, mas sim uma โatualizaรงรฃoโ de um processo conhecido como Fischer-Tropsch, criado no inรญcio dos anos 1920.