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Engenheiros da Noruega chocaram a China com rodovia flutuante e túnel submerso de US$ 47 Bilhões

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 22/12/2023 às 14:47
Engenheiros da Noruega chocaram a China com rodovia flutuante e túnel submerso US$ 47 Bilhões
Foto: Divulgação/Túnel Submerso – Noruega

A revolucionária rodovia flutuante da Noruega, uma façanha de engenharia, promete transformar o transporte e o turismo no país.

A Noruega, conhecida por suas paisagens espetaculares de fiordes, está prestes a adicionar mais uma maravilha ao seu repertório: uma rodovia flutuante de US$ 47 bilhões. Este ambicioso projeto de infraestrutura, liderado por engenheiros da Noruega, tem o potencial de reduzir significativamente o tempo de viagem na rodovia E39 e revolucionar o transporte na região.

A rodovia E39, que atravessa a costa norueguesa de Kristiansand no sul até Trondheim no norte, enfrenta um grande obstáculo: os fiordes. Estas formações geológicas, criadas pela erosão glaciar, tornam o trajeto atual longo e complicado, com várias travessias de balsa. O novo projeto visa eliminar essas interrupções, substituindo-as por uma série de pontes e túneis inovadores.

Inovações tecnológicas da nova rodovia na Noruega

Entre as soluções propostas pelos engenheiros noruegueses, destacam-se:

  1. Túnel Subaquático Rogfest
  2. Ponte Flutuante Bjornafjorden
  3. Túnel Flutuante e Submerso Sula Fjorden
  4. Desafio do Sognefjord

O túnel subaquático Rogfest será o túnel rodoviário mais profundo do mundo, com 27 km de extensão e até 390 metros de profundidade, conectando ilhas e cidades isoladas. A Ponte Flutuante Bjornafjorden é uma ponte flutuante ancorada em suas extremidades para cruzar o fiorde de Bjornafjorden. O Túnel Flutuante e Submerso Sula Fjorden é uma alternativa inovadora que envolve dois tubos submersos, ligados ao fundo do mar por cabos resistentes. O Desafio do Sognefjord é o maior e mais profundo fiorde da Noruega apresenta o maior desafio, com propostas variadas, incluindo pontes suspensas, flutuantes e túneis submersos.

Impacto e futuro

Essa obra não só reduzirá o tempo de viagem em toda a região, como também será um marco na engenharia mundial. Com previsão de conclusão para 2035, espera-se que o investimento seja recuperado por meio de pedágios. Além de seu impacto econômico, o projeto também é um exemplo de inovação ambiental e segurança na engenharia.

A rodovia flutuante da Noruega é um testemunho do espírito inovador e da capacidade dos engenheiros noruegueses. Representando um avanço significativo na infraestrutura de transporte e turismo, este projeto não só melhora a conectividade na Noruega, mas também serve como inspiração para futuros projetos de engenharia ao redor do mundo.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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