Eneva fecha acordo de incorporação com a Focus Energia por R$ 960 milhões

Valdemar Medeiros
por
-
16-12-2021 11:58:13
em Energia Renovável
Eneva - focus energia - energia renovável Painéis solares fotovoltaicos – foto: Canal solar




Companhia de energia Eneva integra a Focus Energia, com intuito de acelerar o crescimento de geração e distribuição de energia oriunda de fontes renováveis no Brasil    

Em anúncio público nesta última quarta-feira, 15, a Eneva falou sobre a incorporação da empresa Focus Energia. Essa incorporação, nada mais é do que uma ‘posse’, onde a Eneva irá assumir a carteira de clientes da Focus Energia, além de todo o portfólio de projetos renováveis da empresa, que somam ao todo, 3,7 gigawatt-pico (GWp), de potência já instalada. A negociação foi feita em torno de R$ 960 milhões. Em entrevista sobre esta grande novidade, a Eneva relatou que a ideia é diversificar fontes de energia, assim como modelos de negócio, em uma linhagem estratégica de crescimento e transição energética, obtendo uma energia cada vez mais limpa, econômica e eficiente, segundo executivos da empresa.

Leia também

Detalhamento sobre a fundição da Eneva com a Focus Energia

A Eneva relatou que a Focus Energia atua em três linhagens de negócio: a comercialização de energia elétrica, geração de energia e geração distribuída. Todo o portfólio de geração da Focus Energia é composto por dois ativos de operação e um pipeline de geração central e distribuída, que ficam localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia e no Rio Grande do Sul.

Entre os melhores projetos da empresa, está o Parque Futura 1, 2 e 3, projetado para o estado da Bahia. Quando comissionado, o projeto Futura 1 será o maior complexo de geração de energia solar do Brasil, com uma capacidade instalada de aproximadamente 670 MW, de acordo com informações repassadas pela Eneva.

Integração da Focus Energia na Eneva trás complementação e melhoria no serviço de geração e distribuição de energia solar no Brasil

Segundo Pedro Zinner, presidente da Eneva, ao fazer a avaliação dos tramites de incorporação da Focus Energia, foi categorizada como uma ótima oportunidade de obter um retorno bastante atrativo, além de promover uma combinação de linhagens de negócio complementares entre as duas companhias – que agora, são uma só.

Zinner ressaltou que a Eneva acredita que essa oportunidade irá acelerar a implementação da estratégia da companhia de solucionar com mais rapidez e eficiência problemas comuns no ramo de distribuição de energia.

Futuro da Eneva e Focus Energia no mercado de energia renovável brasileiro

Após a integração da Focus Energia, a partir de agora o negócio irá ser votado em uma assembleia geral em ambas empresas e toda a operação será submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, de acordo com o corpo executivo da Eneva.

A companhia ressaltou também, durante o comunicado, que a Focus Energia iniciou suas operações como uma distribuidora e geradora de energia no ano de 2015 e que, no início de 2021, fez sua oferta inicial de ações (IPO), com o principal objetivo de financiar seu pipeline de projetos renováveis que fazem parte de seu portfólio.

A aquisição da Focus Energia pela Eneva deverá acelerar muito o avanço dos projetos já pautados e aprovados, que servirão para acompanhar crescimento do mercado de fontes de energia renovável, com uma previsão de mais de 170% até o ano de 2030, segundo pesquisas feitas pelo corpo diretório da Eneva.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.