Energia solar: WDC Networks, Huawei e HDT Energy fecharam parceria para o mercado fotovoltaico brasileiro

Roberta Souza
por
-
17-06-2021 11:11:00
em Energia Renovável
Energia solar – Huawei – fotovoltaica Painéis de energia solar/ Fonte: TeleSíntese

A parceria objetiva trazer, para o mercado de energia solar fotovoltaica, novas soluções tecnológicas para os segmentos de alta-potência e sistemas híbridos

A WDC Networks, empresa do setor de energia solar, formou parceria estratégica com a Huawei e a brasileira HDT Energy, sua operadora logística. O acordo entre as empresas tem como objetivo ofertar soluções avançadas no mercado de geração de energia solar fotovoltaica, trazendo novas soluções tecnológicas para os segmentos de alta-potência e sistemas híbridos, com uso de inteligência artificial e otimizadores de alta performance para projetos em residências, comércios e usinas de geração distribída. Veja ainda: Piauí alcança liderança em todo o Brasil no mercado de energia solar fotovoltaica

O uso da tecnologia na energia solar fotovoltaica

A parceria entre a WDC Networks (focada em Technology as a Service (TaaS) e que atua no setor de energia solar com fabricação de geradores solares fotovoltaicos com a marca WDC Solar), com a multinacional de tecnologia Huawei (empresa mundial em inversores fotovoltaicos inteligentes e com a brasileira HDT Energy) passará a utilizar baterias de lítio. O uso do lítio em suas baterias será para expandir sua atuação dentro dos segmentos de residências mais sofisticadas, comércios e indústrias de médio e grande porte, unindo a expertise das três grandes empresas da área para atender o mercado de energia solar fotovoltaica.

Potência do mercado brasileiro fotovoltaico

Segundo uma estimativa feita pela Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o ano de 2021 poderá ter um aumento de 5,09 GW em potência instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil, representando mais de 68% em relação ao acumulado até o fim de 2020. A WDC trabalha com uma linha de produção de geradores de vários tipos de potência, com todos os modelos de estrutura de fixação e inversores para instalação de energia solar fotovoltaica em residências, comércios e indústrias.

A Huawei, que, atualmente, no Brasil, tem mais de 4 GW em projetos de energia solar, com a solução já entregue ou em instalação, com mais de 70 projetos solares de médio e grande porte que têm soluções da empresa instalada, se diferencia em performance de maneira extremamente competitiva.

Fábio Mendes, diretor de canais e vendas para a América Latina, da Huawei, diz que agora querem expandir a marca Huawei para o cenário residencial, comercial e industrial no país. E a parceria estratégica com a WDC Networks e a HDT Energy, no mercado de energia solar fotovoltaico, reforçará a marca aliando tecnologia de ponta, canal de distribuição e logística para um perfeito go-to-market. Não somente nestes pilares, como também na assistência pós vendas e na capacitação técnica, através de treinamentos gratuitos, fecham todo o ecossistema de valor em que a Huawei acredita, concluí Mendes.

Veja ainda: Energia Solar – Para 2021, é esperado crescimento de 27% com novas empresas de instalações e projetos fotovoltaicos

No mercado renovável, o setor de energia solar do Brasil tem se consagrado e tornou-se o setor que mais cresce no mundo, atraindo o interesse de alguns investidores estrangeiros, bancos multilaterais de desenvolvimento, empresas de energia e fabricantes de equipamentos. O Portal Solar fez uma projeção no setor mostrando que é estimado até ao final deste ano, entrem no mercado fotovoltaico nacional cerca de 5,4 mil empresas, aumento de 27% do número atual.

De acordo com o levantamento, só no ano passado, as empresas do ramo de geração distribuída de energia solar, entre distribuidores, revendedores, instaladores, projetistas etc., criaram cerca de 68 mil empregos no país, um aumento em relação ao ano anterior de 92%.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos