Menu
Início Energia do oceano: como a OTEC pode ser uma revolução renovável? Apesar do alto potencial, falta investimentos

Energia do oceano: como a OTEC pode ser uma revolução renovável? Apesar do alto potencial, falta investimentos

5 de dezembro de 2023 às 17:54
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Energia do oceano: como a OTEC pode ser uma revolução renovável; apesar do alto potencial, falta investimentos
OTEC, ou conversão de energia térmica do oceano (Imagem / Divulgação)

Vamos mergulhar [literalmente] na ideia de transformar o oceano numa bateria gigante. Vem comigo entender como o oceano pode ser a chave para uma fonte inesgotável de energia renovável.

E se usar o oceano como uma usina de energia? A ideia é antiga, mas ainda está engatinhando. A Conversão de Energia Térmica Oceânica, ou OTEC, aproveita a diferença de temperatura entre a água quente da superfície e a fria das profundezas. É simples: água quente evapora um fluido (tipo amônia), que gera vapor e aciona uma turbina. Depois, a água fria lá do fundão resfria o vapor, e o ciclo recomeça. E o melhor: funciona 24 horas por dia!

Desafios gigantes, tubulações e custos

Mas não é tão fácil quanto parece, pra começar, precisa de tubos gigantes pra trazer a água fria do fundo do oceano até a superfície. E esses tubos têm que ser estáveis e flexíveis ao mesmo tempo, pra aguentar o tranco das ondas e correntes. Sem contar que tempestades podem destruir tudo, como aconteceu com uma das primeiras usinas lá em 1930.

Artigos recomendados

O custo de uma usina OTEC de 100 megawatts pode variar entre US$ 780 milhões e US$ 1,5 bilhão. E ainda tem a questão ambiental: o processo movimenta uma quantidade absurda de água do oceano, o que pode ter impactos que a gente ainda não sabe direito.

O futuro da OTEC, entre a esperança e a realidade

Apesar de a OTEC ter um potencial enorme, ainda falta muito investimento e pesquisa pra fazer essa tecnologia decolar. As usinas atuais são pequenas demais pra responder todas as nossas dúvidas. E, nos últimos dez anos, pouco avançou.

Então, será que o oceano vai ser nossa próxima grande fonte de energia renovável? A ideia é top, mas ainda tem muita água pra rolar. Por enquanto, a OTEC é mais uma promessa do que uma realidade. Mas quem sabe, né? No mundo da energia renovável, tudo é possível!


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar