Início Enel vai investir 4,9 bilhões de euros para expansão do mercado de energia renovável e geração de empregos no Brasil

Enel vai investir 4,9 bilhões de euros para expansão do mercado de energia renovável e geração de empregos no Brasil

19 de abril de 2022 às 17:04
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Enel - energia - energia renovável - investimentos
Sede da Enel – imagem: Reuters




A Enel está planejando aplicar investimentos bilionários em energia renovável no Brasil. Além disso, planeja investir na produção de hidrogênio verde na Bahia, contribuindo com a redução na emissão de poluentes

A Enel focará seus investimentos na eletrificação e em energia renovável no Brasil, como anunciou Francesco Starace, CEO global do grupo, nesta segunda-feira (18). A eletrificação deve contribuir no processo de transição energética de vários setores da economia, principalmente nos de indústria e transporte, avançando também na descarbonização. De acordo com dados, a Enel aplicará investimentos de 9,8 bilhões de euros entre os anos de 2022 e 2024, sendo um pouco mais da metade desse valor voltado para o setor de energia renovável no Brasil. Starace, entretanto, não descarta as chances de que essa porcentagem possa subir para 70% ou 60%, podendo variar dependendo dos resultados alcançados nos projetos.

Brasil é responsável por 40% do crescimento da Enel em Energia Renovável

O Brasil reune boas condições para geração de energia renovável, como a solar e a eólica, além de apresentar uma expansão demográfica, que vai do lado oposto daquilo que acontece na Europa.

Artigos recomendados

O Brasil é responsável por cerca de 40% do crescimento da empresa em energias renováveis na América Latina. Os projetos de investimentos serão voltados para a cidade de São Paulo e estarão sujeitos à aprovação da prefeitura do município. Os BDRs da Enel fecharam na quinta-feira passada (14) com alta de 0,93%, a R$ 26,13. Entretanto, no último ano, o papel está acumulando uma perda de 42,89%.

Starace afirma que o país representará metade do crescimento da energia renovável nos próximos 10 anos, sendo o Brasil um sub-representado em sua visão. As declarações foram feitas em um evento em São Paulo, onde o executivo afirmou que há perspectivas para a expansão do investimento em projetos de energia solar e eólica no futuro, consideradas energias renováveis.

Enel planeja instalar mais 3.000 MW de energia renovável no Brasil

O CEO da empresa afirma que, caso seja tirada uma foto hoje, o Brasil está sub-representado. Caso uma nova foto seja tirada daqui a 10 anos, o país será muito maior do que é representado atualmente. Starace destaca que os países chegaram aos limites físicos para a ampliação do mercado, enquanto o país tem uma tendência de aceleração devido ao seu enorme alcance geográfico.

A Enel planeja adicionar 3 mil MW no país até 2025. Atualmente, o grupo opera no país com mais de 4,7 GW de energia renovável, onde 1,2 GW são de energia solar e 1,3 GW de fonte hídrica. O impulso está em curso e não é de surpreender, porque o potencial é grande, o país é muito rico em recursos naturais.

Enel fomenta novos investimentos em hidrogênio verde na Bahia

A Enel assinou, há algumas semanas, um Memorando de Entendimento para que estudos de viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde sejam realizados pela empresa do grupo Enel Green Power.

A parceria tem como missão unir forças para analisar as premissas que influenciam na viabilidade destes projetos de hidrogênio verde no Estado, incentivando o futuro desenvolvimento de toda a cadeia de produção na região.

De acordo com Roberta Bonomi, a empresa acredita no hidrogênio verde como uma ferramenta estratégica complementar e essencial para que as emissões de CO2 sejam reduzidas, principalmente para atividades específicas da economia que, por razões econômicas e técnicas, não podem adotar em seus processos produtivos a eletrificação a partir de energia renovável. Vale ressaltar que o memorando de entendimentos com o governo da Bahia é o primeiro da empresa no Brasil.


Relacionados
Mais recentes