MENU
Menu
Início Enel Green Power amplia capacidade de energia eólica com inauguração de parque eólico milionário no sertão de Pernambuco

Enel Green Power amplia capacidade de energia eólica com inauguração de parque eólico milionário no sertão de Pernambuco

9 de maio de 2022 às 09:17
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
parque eólico da enel green power em tacaratu gerando energia eólica para o mercado livre
As obras do empreendimento tiveram início no auge da Pandemia sendo um investimento de aproximadamente R$ 430 milhões | Imagem: Enel Green Power

O parque eólico Fontes dos Ventos II fica no município de Tacaratu e possui 99 MW de capacidade instalada

A empresa Enel Green Power no Brasil, uma das líderes na produção de energias renováveis no planeta, anunciou o início da operação comercial do parque eólico Fontes dos Ventos II. As obras do empreendimento tiveram início no auge da Pandemia, sendo um investimento de aproximadamente R$ 430 milhões. O projeto fica na tranquila cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a mais de 415 quilômetros do Recife e possui 99 MW de capacidade instalada de energia oriunda dos ventos.

O parque eólico Fontes dos Ventos II está instalado na mesma região em que a Enel Green Power opera desde 2015. Foi lá que a empresa construiu o primeiro parque híbrido solar e eólico do Brasil, o que já totalizavam 89,9 MW combinando os projetos Fonte dos Ventos I e o Fontes Solar.

Artigos recomendados
Parque híbrido – Fonte dos Ventos/Solar

O novo parque eólico em Tacaratu contém 18 aerogeradores que podem produzir mais de 421 GWh de energia por ano, de acordo com a Enel Green Power. Isso ajuda a evitar a emissão de 230 quilotoneladas de CO2, além de evitar a compra de 97 milhões de metros cúbicos de gás por ano. Assim, promovendo uma economia sustentável e contribuindo para um mundo mais limpo.

“Este novo projeto ilustra a contribuição permanente da Enel Green Power para a expansão das fontes renováveis no País nos últimos anos. Estamos ampliando a nossa capacidade instalada eólica numa região em que temos presença há anos. Foi um projeto que gerou aprendizados importantes para a empresa e para demais agentes do setor, no sentido de permitir estudar as oportunidades da complementariedade das fontes e estimular a regulamentação de projetos associados”.

Roberta Bonomi – responsável pela Enel Green Power no Brasil

Energia limpa de novo parque eólico da Enel Green Power será destinada ao mercado livre

A energia elétrica produzida no parque eólico Fontes dos Ventos II será fornecida ao mercado livre. A Enel Trading, comercializadora do grupo no Brasil, é quem fará as vendas aos clientes comerciais.

Em julho de 2021, a Enel Green Power e a Lojas Renner estabeleceram uma parceria para que 170 lojas e um centro de distribuição da varejista de moda fosse alimentada com a energia gerada no novo parque eólico Fontes dos Ventos II. O contrato de fornecimento é de 15 anos.

A Lojas Renner também tem contratos amarrados com a Enel Green Power para ter acesso a certificados internacionais de energia renovável, que atestam a origem da energia prevista no acordo.

O volume total previsto no contrato com a Lojas Renner é de 11,3 MW médios, o que equivale a um consumo de 100 GWh/ano, segundo divulgado pela produtora de energia global.

No Brasil, o Grupo Enel possui mais de 4,7 GW de capacidade instalada renovável, sendo que mais de 2,1 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidrelétricas.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR