Enel Green Power amplia capacidade de energia eólica com inauguração de parque eólico milionário no sertão de Pernambuco

Junior Aguiar
por
-
09-05-2022 09:17:17
em Energia Eólica
parque eólico da enel green power em tacaratu gerando energia eólica para o mercado livre As obras do empreendimento tiveram início no auge da Pandemia sendo um investimento de aproximadamente R$ 430 milhões | Imagem: Enel Green Power




O parque eólico Fontes dos Ventos II fica no município de Tacaratu e possui 99 MW de capacidade instalada

A empresa Enel Green Power no Brasil, uma das líderes na produção de energias renováveis no planeta, anunciou o início da operação comercial do parque eólico Fontes dos Ventos II. As obras do empreendimento tiveram início no auge da Pandemia, sendo um investimento de aproximadamente R$ 430 milhões. O projeto fica na tranquila cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a mais de 415 quilômetros do Recife e possui 99 MW de capacidade instalada de energia oriunda dos ventos.

O parque eólico Fontes dos Ventos II está instalado na mesma região em que a Enel Green Power opera desde 2015. Foi lá que a empresa construiu o primeiro parque híbrido solar e eólico do Brasil, o que já totalizavam 89,9 MW combinando os projetos Fonte dos Ventos I e o Fontes Solar.

Artigos recomendados

Parque híbrido – Fonte dos Ventos/Solar

O novo parque eólico em Tacaratu contém 18 aerogeradores que podem produzir mais de 421 GWh de energia por ano, de acordo com a Enel Green Power. Isso ajuda a evitar a emissão de 230 quilotoneladas de CO2, além de evitar a compra de 97 milhões de metros cúbicos de gás por ano. Assim, promovendo uma economia sustentável e contribuindo para um mundo mais limpo.

“Este novo projeto ilustra a contribuição permanente da Enel Green Power para a expansão das fontes renováveis no País nos últimos anos. Estamos ampliando a nossa capacidade instalada eólica numa região em que temos presença há anos. Foi um projeto que gerou aprendizados importantes para a empresa e para demais agentes do setor, no sentido de permitir estudar as oportunidades da complementariedade das fontes e estimular a regulamentação de projetos associados”.

Roberta Bonomi – responsável pela Enel Green Power no Brasil

Energia limpa de novo parque eólico da Enel Green Power será destinada ao mercado livre

A energia elétrica produzida no parque eólico Fontes dos Ventos II será fornecida ao mercado livre. A Enel Trading, comercializadora do grupo no Brasil, é quem fará as vendas aos clientes comerciais.

Em julho de 2021, a Enel Green Power e a Lojas Renner estabeleceram uma parceria para que 170 lojas e um centro de distribuição da varejista de moda fosse alimentada com a energia gerada no novo parque eólico Fontes dos Ventos II. O contrato de fornecimento é de 15 anos.

A Lojas Renner também tem contratos amarrados com a Enel Green Power para ter acesso a certificados internacionais de energia renovável, que atestam a origem da energia prevista no acordo.

O volume total previsto no contrato com a Lojas Renner é de 11,3 MW médios, o que equivale a um consumo de 100 GWh/ano, segundo divulgado pela produtora de energia global.

No Brasil, o Grupo Enel possui mais de 4,7 GW de capacidade instalada renovável, sendo que mais de 2,1 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidrelétricas.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Junior Aguiar
Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.