1. Início
  2. / Construção
  3. / Empresa lança plataforma de energia solar offshore para ajudar a substituir os combustíveis fosseis por energia limpa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa lança plataforma de energia solar offshore para ajudar a substituir os combustíveis fosseis por energia limpa

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/05/2021 às 18:01
energia solar energia limpa energia solar offshore
Foto: solarduck

Empresa holandesa divulgou um vídeo mostrando a sua nova plataforma de energia solar offshore. A ideia é produzir energia em lugares onde o vento não é forte

O mundo está focado em buscar energias limpas e mais eficientes, baratas e que possam ser usadas na maior parte do planeta sem muitas limitações. Pensando nisso, um novo projeto está sendo desenvolvido na Holanda e promete revolucionar o mercado de energia solar offshore.  

Trata-se de uma plataforma flutuante que será rebocada até o mar aberto, para aproveitar o máximo possível a luz solar na geração de energia limpa. Chamada de “Demonstrator“, da empresa SolarDuck, a plataforma foi deslocada rio acima na Holanda para simular o estresse do mar aberto. Veja imagem abaixo. 

Foto: solarduck

O projeto foi pensado para ser usado em cidades e ilhas perto da Linha do Equador, onde não existe tanto vento para a produção de energia eólica. Por conta disto, o projeto está sendo desenvolvido para resistir a ventos de furacões. A plataforma de energia solar offshore também deve resistir a ondas de até 3 metros.  

Muitas cidades não possuem espaços suficientes para a instalação de parques de energia solar

O mundo está focado em usar cada vez menos energias não renováveis e, por conta disso, a energia solar é fundamental para a mudança energética de várias cidades ao redor do mundo. Entretanto, algumas metrópoles não possuem espaço em terra suficiente para a produção dessa energia limpa e fundamental. “Cidades como Hong Kong, Cingapura e outras ilhas estão sem terra”, disse a SolarDuck

Algumas cidades possuem espaço para produzir energia eólica, entretanto, não possuem vento suficiente. Além disso, usar os prédios e casas para a instalação de placas solares pode não ser tão viável em larga escala. Outro motivo importante para a as empresas preferirem energia solar à energia eólica, é porque é muito mais barato produzir energia solar. 

Plataforma de energia será 13 vezes maior

Se baseando no seu passado offshore, a empresa agora pretende construir uma plataforma para a produção de energia solar 13 vezes maior do que a atual.  

O CEO da SolarDuck, Koen Burgers, falou sobre o tema: “Nossa empresa é uma derivação do departamento de pesquisa do Damen Shipyards Group na Holanda, uma empresa que usa as melhores práticas da indústria para projetar uma solução confiável que é capaz de lidar com o ambiente marítimo hostil’’. 

Porém, um foco de preocupação da empresa é com a movimentação da água, onde é essencial evitar qualquer tipo de contato da água com os equipamentos elétricos. A plataforma flutuante offshore deverá ser construída no formato de triangulo, sendo esse o formato mais aconselhado para suportar as intempéries e ser mais eficiente.  

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos