O dióxido de carbono é usado para armazenar energia renovável na rede, e a tecnologia, de acordo com a Energy Dome, pode ser implementada rapidamente em qualquer lugar do planeta
Um dos maiores vilões causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, o CO2, pode ser utilizado para promover a transição energética, contribuindo para a conquista da neutralidade carbônica. É o que promete uma empresa italiana chamada Energy Dome, que está trabalhando na criação de uma bateria de CO2 que armazena energia usando o Dióxido de Carbono.
É fundamental ressaltar que esse não é um componente trivial, como a bateria de um celular ou a de um carro. Esta ideia da Energy Dome é de natureza expansiva e será apoiada por uma instalação que consiste em vários componentes, como uma cúpula e recipientes para armazenamento de dióxido de carbono.
Como funciona a bateria de dióxido de carbono desenvolvida pela Energy Dome?
O CO2 se move dentro dessa estrutura, passando de um estado gasoso para um estado líquido quando está extraindo energia da rede, e de um estado líquido para um estado gasoso quando está fornecendo energia para a rede. Este processo é repetido sempre que necessário. O dióxido de carbono líquido é, então, usado para armazenar energia, quando ela não for requisitada.
- Nova bateria ferro-ar é 10x mais barata que o lítio, dura 100 horas e pode revolucionar energia solar e eólica! Descubra como essa nova tecnologia vai transformar o futuro!
- Emendas bilionárias favorecem térmicas e ameaçam barateamento da energia eólica offshore no Brasil, colocando bilhões de reais em jogo e o futuro sustentável em xeque
- Bill Gates continua apostando na revolução das energias renováveis, desta vez com turbinas eólicas dobráveis, que são mais fáceis de transportar e montadas 10 vezes mais rápido que as convencionais
- Nova tecnologia converte dióxido de carbono em combustível de metano
De acordo com a empresa italiana, um dos benefícios mais significativos do uso dessa tecnologia é que todos os componentes necessários para sua construção são facilmente acessíveis no mercado. Isso torna possível implementar rapidamente o sistema de bateria de CO2.
Além disso, pelas propriedades que possui, o CO2 é um fluido capaz de armazenar energia a um baixo custo e que pode passar do estado gasoso para o estado líquido sob pressão mantendo-se à temperatura ambiente. Isso ocorre sem a necessidade de trazer a temperatura para níveis extremamente altos ou baixos, o que torna o projeto ainda mais simples e acessível.
A bateria de CO2 da Energy Dome já está disponível comercialmente para tornar a energia renovável mais econômica em escala global.
A instalação, conforme afirmado pelo Energy Dome, não acarreta qualquer prejuízo ao local onde se encontra e garante um aumento significativo da eficiência energética. A primeira bateria de CO2 produzida pela empresa foi lançada oficialmente na Itália, em junho deste ano (2022). Este evento marcou o início da fase de comercialização do produto.
No final do último mês de setembro a Energy Dome anunciou uma parceria com a Ørsted, uma empresa de energia renovável. A empresa vai investigar a possibilidade de instalar uma bateria de CO2 com capacidade de armazenamento de 20 MW/200 MWh em um dos parques renováveis da parceira.
O desenvolvimento do projeto leva em consideração o potencial de uso da tecnologia em diferentes cenários, tanto em parques eólicos como solares. A construção da primeira bateria de CO2 nos parques da Ørsted tem previsão para iniciar já em 2024.