Em parceria com a Petrobras, o gigantesco campo de búzios, no pré-sal, têm pesquisas de 3D concluídas pela Seabed Geosolutions com dados surpreendentes

Plataforma P-75 Campo de Búzios Petrobras preé-sal

A Seabed Geosolutions, uma joint venture entre a Fugro e a CGG, acaba de concluir uma pesquisa em 3D EM águas profundas 3D na Bacia de Santos, na costa do Brasil em cooperação com a Petrobras

Com suporto fundamental da Petrobras, a pesquisa envolvendo dados sísmicos foi iniciada no final de 2018 e cobriu o campo de Búzios, a cerca de 2000 m de profundidade. Fugro disse na quarta-feira que, utilizando o sistema de nós no fundo do oceano Manta e os sistemas de implantação de ROV da Seabed Geosolutions, o projeto operou em uma área de águas profundas congestionadas e proporcionou ganhos significativos de eficiência na implantação dos nodes.

Veja também

Esta é a quarta pesquisa OBN concluída pela Seabed Geosolutions no Brasil. “Em estreita cooperação com a Petrobras, concluímos a maior pesquisa OBN do setor, abrangendo mais de 1600 km2, neste gigantesco campo do pré-sal na Bacia de Santos, usando nossa nova tecnologia Manta OBN”, disse Stephan Midenet, CEO da Seabed Geossoluções.

A Petrobras comentou: “Como essa aquisição é a maior pesquisa de nodes em águas profundas já realizada, com uma área operacional complexa e em evolução com muitas estruturas de produção e FPSOs, o esforço e a experiência da Seabed Geosolutions em concluir com êxito esse trabalho são inigualáveis.”

“Além disso, os resultados preliminares do processamento indicam que a qualidade dos dados adquiridos é excelente e finalmente fornecerá insights estruturais para melhor caracterizar o campo de Búzios”.

Curso de Salvatagem + HUET

Vale ressaltar que a Axxis Geo Solutions em outubro passado também afirmou ter concluído a maior pesquisa de múltiplos clientes OBN do mundo. A AGS disse que a pesquisa OBN de múltiplos clientes da Utsira – no Mar do Norte, na costa da Noruega – cobriu uma área de aproximadamente 1.600 quilômetros quadrados.

Também vale lembrar que a Seabed Geosolutions, em outubro de 2019, garantiu uma carta de premiação para fornecer uma pesquisa OBN 3D na Bacia de Santos, no extremo litoral do Brasil.

Com estes dados confirmados, o Brasil se prepara para instalar a partir de agora 60 plataformas

Nesta terça-feira, 29 de outubro, o diretor- geral da ANP, Décio Oddone, informou que em média 60 plataformas de petróleo devem ser instaladas no offshore brasileiro com os novos leilões de petróleo que serão realizados pela Agência hoje(06/11), com detalhes adicionais que podem ser conferidos aqui. Logo após esta rodada de licitações, o Click Petróleo e Gás vai noticiar os ganhadores, portanto fiquem atentos à nossas publicações.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.