Em apoio a energia renovável, nova tecnologia de armazenamento de eletricidade criada nos EUA pode evitar acionamento de usinas a combustíveis fósseis

Paulo Nogueira
por
-
08-05-2020 07:28:06
em Energia Renovável
Energia renovável EUA bateria

O novo sistema de baterias é capaz fornecer 1 megawatt de energia por 150 horas, evitando cortes no horário de pico e diminuindo a poluição

A Form Energy, que está desenvolvendo o que chama de armazenamento de energia de baixo custo e longa duração para a rede, assinou um contrato com a Great River Energy, com sede em Minnesota, para desenvolver um projeto piloto de 1 megawatt e 150 megawatt-hora.

A segunda maior concessionária de energia elétrica dos EUA, a instalação da Great River Energy em Cambridge, Minn., Será a primeira implantação comercial da tecnologia de armazenamento de energia de longa duração do desenvolvedor de tecnologia de bateria apoiada por empreendimento.

O sistema de baterias da Energy é significativo por sua capacidade de fornecer 1 megawatt de energia por 150 horas – um grande salto em relação às baterias de íon de lítio atualmente em uso na maioria dos projetos de armazenamento em escala de rede. Esses sistemas de bateria podem durar de duas a quatro horas.l

A mudança radical na duração do fornecimento de energia deve permitir que os projetos de armazenamento de energia substituam as usinas de pico que dependem de carvão e gás natural para atenuar a demanda na rede.

“As soluções de armazenamento de energia de longa duração desempenharão um papel totalmente diferente em um sistema de eletricidade limpo do que os sistemas convencionais de armazenamento de bateria que estão sendo implantados em escala hoje”, disse Jesse Jenkins, professor assistente da Universidade de Princeton, que estuda engenharia de sistemas de energia de baixo carbono. “As baterias de íon de lítio são adequadas para explosões rápidas de produção de energia, mas ficam sem energia depois de algumas horas. Uma verdadeira solução de armazenamento de energia de baixo custo e longa duração que possa sustentar a produção por dias, preencheria lacunas na produção de energia eólica e solar que, de outra forma, exigiriam o acionamento de uma usina de combustível fóssil. Uma tecnologia como essa pode tornar um sistema elétrico 100% renovável confiável e acessível uma possibilidade real ”

Apoiado com mais de US $ 49 milhões em financiamento de risco de investidores, incluindo o veículo de investimento The Engine do MIT; Eni Em seguida, o braço de capital de risco corporativo da empresa italiana de energia Eni Spa e a empresa de investimentos focada em sustentabilidade apoiada por Bill Gates, Breakthrough Energy Ventures, a Form Energy desenvolveu uma nova tecnologia de armazenamento chamada sistema de bateria “ar aquoso”.

“Nossa visão na Form Energy é liberar o poder das energias renováveis ​​para transformar a rede com nosso armazenamento proprietário de longa duração. Este projeto representa um passo ousado para provar que a visão de um futuro renovável e acessível é possível sem sacrificar a confiabilidade ”, afirmou Mateo Jaramillo, executivo-chefe da Form Energy, em comunicado.

O discurso de Form para as concessionárias baseia-se em mais do que apenas uma tecnologia inovadora de armazenamento de energia e inclui uma avaliação de como as melhores empresas podem otimizar seus portfólios de energia usando um sistema de análise de software proprietário. Esse software foi desenvolvido para modelar energias renováveis ​​de alta penetração no nível do sistema para descobrir como o armazenamento pode ser combinado com energia renovável para criar uma fonte de energia de baixo custo que possa proporcionar melhores retornos aos fornecedores de energia.

“A Great River Energy está entusiasmada em fazer parceria com a Form Energy neste importante projeto. A rede elétrica é cada vez mais suprida por fontes renováveis ​​de energia. O armazenamento de longa duração comercialmente viável pode aumentar a confiabilidade, assegurando que a energia gerada por energia renovável esteja disponível o tempo todo para servir nossos membros. Esse armazenamento pode ser particularmente importante durante condições climáticas extremas que duram vários dias. O armazenamento de longa duração também oferece um excelente hedge contra os preços voláteis da energia ”, disse o vice-presidente da Great River Energy e o diretor de suprimentos de energia Jon Brekke, em comunicado.

Por fim, essa implantação pretende ser a primeira de muitas instalações dos sistemas de bateria da Form Energy, de acordo com o comunicado de ambas as empresas.

“As soluções de armazenamento de energia de longa duração desempenharão um papel totalmente diferente em um sistema de eletricidade limpo do que os sistemas convencionais de armazenamento de bateria que estão sendo implantados em escala hoje”, disse Jesse Jenkins, professor assistente da Universidade de Princeton, que estuda engenharia de sistemas de energia de baixo carbono. uma afirmação. “As baterias de íon de lítio são adequadas para explosões rápidas de produção de energia, mas ficam sem energia depois de algumas horas. Uma verdadeira solução de armazenamento de energia de baixo custo e longa duração que possa sustentar a produção por dias, preencheria lacunas na produção de energia eólica e solar que, de outra forma, exigiriam o acionamento de uma usina de combustível fóssil. Uma tecnologia como essa pode tornar um sistema elétrico 100% renovável confiável e acessível uma possibilidade real ”

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe