160 mil toneladas – Ferroeste registra desempenho histórico na movimentação de cargas

Roberta Souza
por
-
07-05-2020 20:25:21
em Economia, Negócios e Política
Ferroeste, paraná, movimentação de cargas Ferroeste, paraná, movimentação de cargas

Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste – registou desempenho histórico, chegando a 160 mil toneladas transportadas em abril

Abril, mês de muitas notícias e modificações no país. Prova disso foi o desempenho histórico da Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste – que registou recorde de movimentação do volume transportado da região Oeste, batendo 160 mil toneladas transportadas.

Veja ainda outras notícias do dia:

Tal recorde foi notado logo no primeiro mês do ano, devido a atuação conjunta entre a Ferroeste e a Rumo. Um Contrato de Operações Especiais (COE) foi assinado no início do ano pelo governador Carlos Massa e a Rumo, em que nele, consistiam em um acordo comercial para ampliação da capacidade de escoamento da safra, beneficiando o setor produtivo do Estado.

No mês de abril, soja e contêineres refrigerados com frango foram as maiores cargas transportadas, via Porto de Paranaguá e de cimento e fertilizante para a cidade de Cascavel.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, “os números comprovam a eficiência da nova Ferroeste. Conseguimos, mesmo diante de uma pandemia, transportar um volume recorde de carga do Oeste para o Porto de Paranaguá”.

“Um compromisso que assumimos com o governador Ratinho Junior no início do ano após um 2019 em que a empresa, pela primeira vez na história, fechou no azul, obtendo lucro”, explicou. “Iniciamos 2020 com uma grande parceria com a iniciativa privada, através da Rumo, beneficiando a carga do Oeste. O recorde de movimentação de 160 mil toneladas comprova a eficiência do trabalho de toda uma equipe da nova Ferroeste”, enfatizou o secretário.

A estimativa é que o volume de produtos transportados na malha ferroviária que liga Cascavel a Guarapuava passe de 1,1 milhão de toneladas por ano para cerca de 2 milhões/ano.

Há uma integração entre o aumento do trabalho feito pela Ferroeste e o desempenho dos portos paranaenses, onde o aumento de cargas impacta ambos os pontos. De acordo com Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, “Isso representa sucesso para toda a cadeia. O sucesso da Ferroeste é o sucesso dos portos. Quanto mais carga a Ferroeste traz, mais carga os portos garantem, conseguindo assim um escoamento da produção com eficiência e qualidade como sempre reconhecida pelo mercado internacional”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe