EDP coloca três usinas hidrelétricas à venda mirando a indústria de energia solar

Valdemar Medeiros
por
-
27-04-2021 13:37:43
em Energia Renovável
EDP - usina - hidrelétrica - energia solar Painéis de energia solar – Fonte: ABsolar

Pensando em migrar para indústria de energia solar, EDP Brasil colocou a venda três das seis usinas hidrelétricas

Com o objetivo de reconfigurar seu portfólio de geração de energia solar, a EDP colocou à venda três de suas seis usinas hidrelétricas que operam no Brasil. Com o processo já iniciado, a EDP deve receber propostas não vinculantes para as usinas hidrelétricas nas próximas semanas.

Leia também

Dinheiro da venda das usinas hidrelétricas será investido em novas usinas de energia solar, afirmou o presidente da EDP Brasil

De acordo com João Marques da Cruz, o novo presidente da EDP Brasil, a iniciativa tem duas missões principais. A primeira é levantar recursos para que os investimentos em energia solar fotovoltaica ocorram o mais rápido possível, já que é um dos principais setores em que a empresa pretende investir.

A segunda é diminuir o risco do portfólio ligado às hidrelétricas, cuja fonte tem enfrentado grandes obstáculos em relação à escassez. Ele afirma que ao fim de 2025, a EDP terá mais geração do que tem hoje, sendo assim a empresa não irá descartar as hidrelétricas, porém irá contar mais com a energia solar. Marques não quis entrar em detalhes sobre tal processo. Porém o jornal Valor Econômico apurou que foram vendidas as hidrelétricas Cachoeira Caldeirão (AP), Santo Antônio do Jari (AP) e Mascarenhas (ES), que juntas chegam ao total de 800 MW.

EDP e suas soluções de energia solar

Com 54.753 kWh de energia instalada, a EDP traz soluções de energia solar tanto para prédios e casas, permitindo a sua própria produção e consumo de energia. Por ano, as placas e usinas de energia solar da EDP chegam a reduzir 17 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera.

Em 2018, a empresa construiu uma usina de energia solar que fornece 100% de energia sustentável para 88 agências do Banco do Brasil no estado de Minas Gerais, só nesse projeto a redução de gases emitidos chegar a uma tonelada por ano, ou seja, o equivalente a mais de 7 mil árvores plantadas. Com os investimentos do ano que vem, que virão da venda das hidrelétricas, a EDP irá contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável.

Sobre a EDP

Chegando no Brasil em 1996, a EDP Brasil é uma holding brasileira centrada no setor elétrico que opera em 11 estados, são eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Pará, Maranhão, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Sul.

Em geração de energia, a empresa participa de vários projetos, são eles as usinas hidrelétricas de: Peixe Angical, Luís Eduardo Magalhães, São Manoel e Pecém I, tirando as usinas que foram vendidas recentemente e as usinas de energia solar instaladas em residências.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe