1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Dona da FIAT coloca cartas na mesa e anúncio do carro do milênio com TECNOLOGIA INÉDITA deixa rivais em estado de alerta!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Dona da FIAT coloca cartas na mesa e anúncio do carro do milênio com TECNOLOGIA INÉDITA deixa rivais em estado de alerta!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/10/2023 às 19:29
Stellantis coloca cartas na mesa e anúncio do carro do milênio com TECNOLOGIA INÉDITA deixa rivais em estado de alerta!
Foto: Novo motor da Stellantis / Divulgação

Novo carro da Fiat será equipado com tecnologia híbrida inovadora da Stellantis. A tecnologia é chamada de Bio-Hybrid e foi totalmente desenvolvida no Brasil.

O Grupo automotivo dono da Fiat, Stellantis, anunciou o desenvolvimento de seu primeiro carro elétrico brasileiro no país que promete impactar o mercado e abalar a concorrência da categoria. Segundo dados da mídia, a Stellantis, que possui marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM e Peugeot, anunciou a produção de carros com tecnologia híbrida a partir de 2024.

Novo carro da Fiat com tecnologia híbrida será produzido em Pernambuco

A empresa, agora, confirmou que a fábrica de Goiana (PE) será a primeira a fabricar os modelos com tecnologia híbrida, além de informar que o local também fará carros elétricos.

A dona da Fiat desenvolveu uma tecnologia híbrida chamada de Bio-Hybrid. Esses sistemas são os híbridos leves (MHEV), convencional (HEV e o plug in (PHEV). De qualquer forma, todos os sistemas contarão com um motor elétrico atuando junto de outro térmico, seja ele flex ou a etanol. A marca também terá os BEV (Battery Electric Vehicle), isto é, carros elétricos. 

A Stellantis produzirá e lançará seu primeiro carro híbrido no Brasil em 2024. O grupo automotivo, entretanto, informou que a produção dos primeiros carros elétricos no Brasil começarão a partir de 2030. Vale destacar que, além da fábrica de Goiana, a Stellantis também instalará a tecnologia híbrida, Bio-Hybrid, presente no novo carro da Fiat, nas montadoras de Betim (MG) e Porto Real (RJ). Desta forma, ficará disponível para todas as montadoras do grupo.

Entenda os detalhes sobre a tecnologia híbrida Bio-Hybrid da dona da Fiat

Segundo a Stellantis, a nova tecnologia une energia térmica flex e eletrificação. As distintas alternativas da arquitetura híbrida foram demonstradas em três plataformas correntes da empresa e poderão ser adotadas de forma flexível na gama de marcas e produtos, constituindo diversas soluções acessíveis de transição para uma mobilidade mais sustentável.

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação, alavancado pela empresa.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul, destacou também os ganhos de eficiência e economia de combustível gerados pelos sistemas de tecnologia híbrida, que serão instalados no novo carro da Fiat.

O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. O Grupo deseja potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, unindo a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos.

Nacionalização das Tecnologias

O desenvolvimento das novas tecnologias de hibridização está em linha com o plano estratégico de longo prazo da Stellantis, Dare Forward 2030, que prevê a descarbonização de processos e produtos da empresa até 2038, com redução das emissões em 50% já em 2030.

Os esforços de desenvolvimento das plataformas Bio-Hybrid começaram no último ano, com a criação do Bio-Electro, uma plataforma destinada a impulsionar tecnologias de motopropulsão com base na hibridização, unindo eficiência térmica e eletrificação.

Por meio dela, a Stellantis articulou um grande conjunto de parcerias estratégicas, com foco em acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão para a descarbonização da mobilidade.

Agora, as plataformas Bio-Hybrid, que se apresentam como resultado do pilar “Tech”, são uma expressão concreta da estratégia de desenvolvimento da Stellantis América do Sul, que se apoia nas bases da descarbonização, da localização e da regionalização. Filosa destaca que as novas tecnologias híbridas e elétricas devem constituir uma oportunidade para o fortalecimento da Engenharia brasileira e da indústria nacional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x