China testa motor supersônico capaz de transportar passageiros de Pequim a Nova York em 2 horas. Conheça os detalhes dessa inovação que pode transformar o transporte aéreo
Uma grande inovação no setor aeroespacial da China pode transformar como as viagens aéreas serão realizadas no futuro com um motor supersônico.
A empresa Space Transportation, também conhecida como Lingkong Tianxing Technology, testou com sucesso um motor supersônico ramjet (tipo de motor a jato que não possui partes móveis) de detonação, que pode alimentar aeronaves capazes de transportar passageiros de Pequim para Nova Iorque em apenas duas horas.
O motor supersônico foi denominado Jindouyun, ou JinDou400, e seu desempenho foi impressionante, alcançando velocidades de Mach 4, ou 5.000 km/h, em altitudes acima de 65.600 pés (aprox. 20 km).
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O avanço do motor ramjet de detonação
O motor de detonação ramjet representa um avanço em relação aos motores convencionais. Embora os motores de foguetes ou jatos utilizem turbinas ou compressores, o novo design do Transporte Espacial não depende dessas peças.
Em vez disso, o impulso é gerado por ondas de choque criadas pela combustão de detonação. Essa tecnologia oferece vantagens importantes, como uma maior eficiência e um design mais simples.
Com apenas 30 centímetros de diâmetro e menos de 3 metros de comprimento, o motor de detonação possui uma capacidade impressionante de gerar cerca de 400 quilos de empuxo.
Testes realizados durante o voo de teste confirmaram a estabilidade do sistema, além de validar os mecanismos elétricos, de fornecimento de combustível e de controle, essenciais para o bom desempenho do motor.
A tecnologia por trás do motor
Outro componente crucial desse avanço é o Ram-Rotor Detonation Engine (RRDE), desenvolvido pela Universidade de Tsinghua em Pequim.
Esse motor hipersônico integra um motor de detonação rotativo com um compressor de rotor inspirado em um ramjet.
O RRDE resolve problemas típicos de motores de detonação atuais, como baixas velocidades de partida e empuxo descontínuo, para garantir um empuxo contínuo e maior eficiência.
O funcionamento do RRDE é inovador: ele usa lâminas helicoidais dentro de uma carcaça estacionária, que comprime, inflama e expande o combustível e o ar em uma unidade compacta.
Isso minimiza as ondas de choque, resultando em um desempenho melhorado.
O motor é uma peça-chave para o desenvolvimento de aeronaves hipersônicas, já que pode operar em velocidades variadas, ajustando a velocidade do rotor conforme necessário.
Yunxing: O futuro dos voos supersônicos
Os testes com o Jindouyun fazem parte dos esforços do Transporte Espacial para desenvolver o jato supersônico Yunxing, que tem como objetivo superar os limites das aeronaves comerciais atuais.
O Yunxing será capaz de alcançar altitudes superiores a 20.000 metros e voar a Mach 4, uma velocidade quatro vezes maior que a do som.
Além disso, a aeronave terá capacidade de decolar e embarcar verticalmente, o que representa uma grande inovação tecnológica.
Em comparação, a última aeronave supersônica comercial, o Concorde, entrou em operação em 1976 e foi aposentada em 2003.
O Concorde voava a altitudes de até 18.300 metros e tinha uma velocidade máxima de Mach 2. O Yunxing, no entanto, usa tecnologias modernas para operar em altitudes ainda mais altas e atingir velocidades muito maiores.
O processo de descolagem do Yunxing envolve um propulsor que separa a aeronave no ar, permitindo que ela atinja a velocidade supersônica.
Depois de atingir a velocidade necessária, o motor do foguete líquido entra em ação, desacelerando a aeronave até uma velocidade subsônica, facilitando o pouso vertical.
Projeções para o futuro
Com um cronograma ambicioso, a Space Transportation planeja lançar sua aeronave supersônica de passageiros até 2027, com a meta de realizar o primeiro voo comercial de transporte ponto a ponto de alta velocidade até 2030.
Se os testes continuarem a serem bem-sucedidos, as viagens de alta velocidade pode se tornar uma realidade para passageiros em todo o mundo, alterando a dinâmica das viagens aéreas internacionais.
Esse desenvolvimento pode marcar um marco significativo na indústria aeronáutica, colocando a China na vanguarda de uma nova era de viagens supersônicas.
Não duvido que a china vai superar o EUA, mas ainda levar algum anos. Mas quem definir isso é próprio EUA , que precisa de mais inovações e de investimentos de Alta tecnológico e incentivar mão de obra qualificado . Financeiramente EUA está com dívida no pescoço….se continuar assim chineses vão ultrapassar EUA em questão de anos.
Todos sabem que existem tecnologias recebidas em acordo com raças intra e extra terrena, para defesa do EUA e está a uns 20 anos afrente👽