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De Pequim para Nova York em 2 horas! China testa motor supersônico revolucionário

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/12/2024 às 13:45
motor supersônico
Foto: Reprodução

China testa motor supersônico capaz de transportar passageiros de Pequim a Nova York em 2 horas. Conheça os detalhes dessa inovação que pode transformar o transporte aéreo

Uma grande inovação no setor aeroespacial da China pode transformar como as viagens aéreas serão realizadas no futuro com um motor supersônico.

A empresa Space Transportation, também conhecida como Lingkong Tianxing Technology, testou com sucesso um motor supersônico ramjet (tipo de motor a jato que não possui partes móveis) de detonação, que pode alimentar aeronaves capazes de transportar passageiros de Pequim para Nova Iorque em apenas duas horas.

O motor supersônico foi denominado Jindouyun, ou JinDou400, e seu desempenho foi impressionante, alcançando velocidades de Mach 4, ou 5.000 km/h, em altitudes acima de 65.600 pés (aprox. 20 km).

O avanço do motor ramjet de detonação

O motor de detonação ramjet representa um avanço em relação aos motores convencionais. Embora os motores de foguetes ou jatos utilizem turbinas ou compressores, o novo design do Transporte Espacial não depende dessas peças.

Em vez disso, o impulso é gerado por ondas de choque criadas pela combustão de detonação. Essa tecnologia oferece vantagens importantes, como uma maior eficiência e um design mais simples.

Com apenas 30 centímetros de diâmetro e menos de 3 metros de comprimento, o motor de detonação possui uma capacidade impressionante de gerar cerca de 400 quilos de empuxo.

Testes realizados durante o voo de teste confirmaram a estabilidade do sistema, além de validar os mecanismos elétricos, de fornecimento de combustível e de controle, essenciais para o bom desempenho do motor.

O motor, que usa tecnologia de combustão de detonação, completou um voo de teste na terça-feira. Foto: Folheto

A tecnologia por trás do motor

Outro componente crucial desse avanço é o Ram-Rotor Detonation Engine (RRDE), desenvolvido pela Universidade de Tsinghua em Pequim.

Esse motor hipersônico integra um motor de detonação rotativo com um compressor de rotor inspirado em um ramjet.

O RRDE resolve problemas típicos de motores de detonação atuais, como baixas velocidades de partida e empuxo descontínuo, para garantir um empuxo contínuo e maior eficiência.

O funcionamento do RRDE é inovador: ele usa lâminas helicoidais dentro de uma carcaça estacionária, que comprime, inflama e expande o combustível e o ar em uma unidade compacta.

Isso minimiza as ondas de choque, resultando em um desempenho melhorado.

O motor é uma peça-chave para o desenvolvimento de aeronaves hipersônicas, já que pode operar em velocidades variadas, ajustando a velocidade do rotor conforme necessário.

Yunxing: O futuro dos voos supersônicos

Os testes com o Jindouyun fazem parte dos esforços do Transporte Espacial para desenvolver o jato supersônico Yunxing, que tem como objetivo superar os limites das aeronaves comerciais atuais.

O Yunxing será capaz de alcançar altitudes superiores a 20.000 metros e voar a Mach 4, uma velocidade quatro vezes maior que a do som.

Além disso, a aeronave terá capacidade de decolar e embarcar verticalmente, o que representa uma grande inovação tecnológica.

Em comparação, a última aeronave supersônica comercial, o Concorde, entrou em operação em 1976 e foi aposentada em 2003.

O Concorde voava a altitudes de até 18.300 metros e tinha uma velocidade máxima de Mach 2. O Yunxing, no entanto, usa tecnologias modernas para operar em altitudes ainda mais altas e atingir velocidades muito maiores.

O processo de descolagem do Yunxing envolve um propulsor que separa a aeronave no ar, permitindo que ela atinja a velocidade supersônica.

Depois de atingir a velocidade necessária, o motor do foguete líquido entra em ação, desacelerando a aeronave até uma velocidade subsônica, facilitando o pouso vertical.

Projeções para o futuro

Com um cronograma ambicioso, a Space Transportation planeja lançar sua aeronave supersônica de passageiros até 2027, com a meta de realizar o primeiro voo comercial de transporte ponto a ponto de alta velocidade até 2030.

Se os testes continuarem a serem bem-sucedidos, as viagens de alta velocidade pode se tornar uma realidade para passageiros em todo o mundo, alterando a dinâmica das viagens aéreas internacionais.

Esse desenvolvimento pode marcar um marco significativo na indústria aeronáutica, colocando a China na vanguarda de uma nova era de viagens supersônicas.

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Ronaldo santos
Ronaldo santos
18/12/2024 17:16

Não duvido que a china vai superar o EUA, mas ainda levar algum anos. Mas quem definir isso é próprio EUA , que precisa de mais inovações e de investimentos de Alta tecnológico e incentivar mão de obra qualificado . Financeiramente EUA está com dívida no pescoço….se continuar assim chineses vão ultrapassar EUA em questão de anos.

Luis Leal
Luis Leal
20/12/2024 08:58

Todos sabem que existem tecnologias recebidas em acordo com raças intra e extra terrena, para defesa do EUA e está a uns 20 anos afrente👽

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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