Menu
Início De city car a ícone esportivo – a trajetória do Golf GTi MK1

De city car a ícone esportivo – a trajetória do Golf GTi MK1

29 de novembro de 2023 às 14:15
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
De city car a ícone esportivo - a trajetória do Golf GTi MK1
Golf GTi MK1 (Imagem / Divulgação: A RODA)

Lá vem história, galera! O Golf GTi MK1, lançado em 1974 e com as primeiras versões em 1975, chegou chegando e mudou o jeito de ver os carros esportivos.

A Volkswagen, que nem tava botando muita fé, previu vender uns 4.000 carros. Só que, surpresa: 40.000 pedidos na fila! O Golf GTi MK1 era o tal do “rocket pocket” da época, um verdadeiro foguetinho.

Design e detalhes, o charme dos anos 70 do Golf GTi MK1

Com menos de 4 metros de comprimento, o Golf GTi MK1 era compacto, mas cheio de astúcia. Detalhes em vermelho, faróis redondos (que coisa mais linda, né?), e aquele spoiler que, vamos combinar, era mais pra dar um tchãn do que qualquer outra coisa. E as rodas? Rodas de ferro aro 13 com pneus 175/70, que também marcaram época no Gol GT e GTS.

Artigos recomendados

Por dentro do clássico da Volkswagen

Agora, se liga só no interior: bancos xadrezes (primeira vez que apareceram no Golf GTi e continuam até hoje), volante com o símbolo de Wolfsburg, e um painel de instrumentos que já era uma multimídia avant-garde. E o espaço? Bom, mesmo para um pessoa grande, dá pra se ajeitar e curtir o rolê.

Performance e sensações: acelerando o clássico

Falando em motor, o Golf GTi MK1 tinha um 1.6 com injeção, entregando 110 cavalos. Pode parecer pouco hoje, mas naquela época, com um carro de 818 kg, o bicho voava. E a sensação de dirigir? Uma viagem no tempo, com uma direção precisa e um ronco que instiga a acelerar mais.

O Golf GTi MK1 não é só um carro, é um pedaço da história sobre rodas. Quase 50 anos depois, ele continua conquistando corações e mostrando de onde veio todo o DNA esportivo que a gente vê nos carros de hoje.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar