Daimler, Grupo Traton e Volvo assinam acordo para instalar e operar uma rede pública de recarga para caminhões elétricos pesados

Valdemar Medeiros
por
-
07-07-2021 12:33:36
em Logística e Transporte
Daimler Truck, Grupo TRATON e Volvo - caminhões elétricos VOLVO APOSTA CADA VEZ MAIS EM CAMINHÕES ELÉTRICOS Crédito: VOLVO/DIVULGAÇÃO

Abrindo caminho para a eletrificação na União Europeia, a Daimler Truck, o Grupo TRATON e a Volvo fecharam um acordo para instalar uma rede pública de recarga para caminhões elétricos pesados de longas distâncias

As maiores fabricantes de caminhões Daimler Truck, Grupo TRATON e Volvo assinaram um acordo para instalar uma rede pública de recarga de alto desempenho voltada para caminhões elétricos pesados para longas distâncias. O objetivo das empresas é acelerar o processo de construção de infraestruturas de recarga para aumentar a confiança de seus clientes e também contribuir com a migração da União Europeia para um transporte neutro.

Leia também

500 milhões em investimentos

O acordo entre a Daimler Truck, o Grupo TRATON e a Volvo estabelecem as bases de uma futura joint venture, com uma participação igual das três partes, com data prevista para iniciar as operações em 2022.

As empresas estão com planos de investir juntas cerca de £ 500 milhões para instalar no mínimo 1.700 estações de recargas para caminhões elétricos em pontos próximos a rodovias, dentro de um prazo de cinco anos após a criação da joint venture. Os pontos de recarga aumentarão de forma significante com o tempo, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público.

O Papel da futura joint venture

A futura joint venture entre a Daimler Truck, Grupo TRATON e Volvo, atuará como um agente de capacitação e um catalisador para a realização do Acordo Verde da União Europeia para um transporte de carga que não emita gases poluentes até o ano de 2050.

A ação conjunta das três empresas atende à necessidade urgente de uma rede de recarga para apoiar os motoristas em sua transição para os caminhões elétricos.

Executivos se pronunciam

De acordo com o CEO da Daimler Truck, Martin Daum, o objetivo das empresas é alcançar a neutralidade do clima até 2050. Entretanto, é essencial construir uma infraestrutura que ande de “mãos dadas” com a colocação dos caminhões elétricos nas ruas. O executivo afirma que a empresa está entusiasmada por dar esse passo pioneiro para constituir uma rede de recarga de alto desempenho na Europa.

Segundo o CEO da TRATON, Matthias Gründler, para sua empresa é evidente que o futuro do transporte de cargas é dos caminhões elétricos. Sendo assim, é necessário um rápido desenvolvimento de postos de recarga acessíveis ao público. O executivo afirma que a parceria com as empresas tornará a rede de recarga de caminhões elétricos uma realidade o mais rápido possível.

Já o Presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, afirma que as empresas estão estabelecendo a base necessária para que a inovação seja feita e para que os clientes consigam realizar sua transição para os elétricos. O Presidente afirma que as empresas possuem tecnologias de eletro-mobilidade poderosas e também um bom entendimento de todo o setor industrial.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.