Grupo Stellantis anuncia a criação de 200 pontos de recarga para carros elétricos no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
16-05-2021 11:41:47
em Logística e Transporte
Stellantis - carros elétricos - recarga Ponto de recarga da Stellantis – exibição em evento – Fonte: Reprodução Google

A Stellantis pretende criar 200 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos no Brasil em parceria com a Estapar e Enel X

Com a chegada dos seus primeiros carros elétricos, Peugeot 208 elétrico e Fiat 500 elétrico, a Stellantis anuncia uma parceria com a Estapar e a Enel X para a criação de uma rede composta por 200 pontos de recarga em todo o Brasil.

Leia também

200 pontos de recarga para carros elétricos no Brasil

O projeto Ecovagas, que já foi utilizado pela empresa Volvo, está desenvolvendo, para a Stellantis, uma rede de recarga semipública para carros elétricos e híbridos plug-in. A empresa será a principal responsável por disponibilizar os 200 pontos de recarga para os futuros usuário dos carros elétricos da Stellantis.

A Ecovagas é responsável por gerir a maior rede semipública de pontos de recarga da Estapar nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Distrito Federal. Os pontos instalados são compostos pela tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente que abastece o carro elétrico 80% em cerca de 3 horas, dependendo do modelo.

Essa iniciativa faz parte de uma estratégia da empresa automotiva para “eletrificar” o país, uma vez que o primeiro passo é expandir a infraestrutura de recarga para carros elétricos híbridos plug-in.

De acordo com o responsável pelos Programas e Planejamento de Produtos para a América do Sul da Stellantis, Breno Kamei, essa parceria faz parte de várias iniciativas da empresa para a preparação de uma base de carros elétricos, antes mesmo deles serem vendidos.

Instalação dos sistemas de recargas da Stellantis chegam ainda em 2021

Tendo em vista o crescimento abundante do ecossistema, a estimativa é que os pontos de recarga para carros elétricos e híbridos Plug-in sejam instalados no país ainda esse ano. As 200 Ecovagas citadas anteriormente serão apenas para este primeiro semestre, tendo possibilidades de serem instalados outros pontos posteriormente.

As Ecovagas serão focadas em aeroportos, arenas, shopping centers, hospitais, prédios comerciais e algumas instituições de ensino. Elas serão instaladas de início em 23 cidades de 10 estados, como São Paulo, Barueri, Belo Horizonte, Guarulhos, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Aracaju, Brasília, Salvador, Fortaleza, Campinas. Os pontos de recarga podem ser utilizados por todos os carros elétricos com plug padrão americano tipo 2, que também é utilizado no Brasil.

Sobre a Stellantis

A Stellantis é a fusão da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) com o PSA Groupe, que em 2019 gerou um lucro operacional de aproximadamente 12 bilhões de euros.

A empresa possui sede em Amsterdã, na Holanda, porém, o grupo atua em 130 países, possuindo 30 fábricas espalhadas nos países com cerca de 400 mil funcionários e com 14 marcas distintas. No Brasil, a Stellantis possui quatro unidades: Campo Largo (PR), Goiana (PE), da parte da FCA, Betim (MG) e Porto real (RJ) da parte da PSA.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.