Copel começa instalação dos 26 aerogeradores de energia eólica no RN

Valdemar Medeiros
por
-
12-01-2021 11:13:58
em Energia Renovável
Copel - energia eólica - RN Parque de energia eólica no RN

Os aerogeradores serão divididos em quatro parques de energia eólica no Rio Grande do Norte – RN

A Copel deu início a instalação de 26 aerogeradores de energia eólica no Estado do Rio Grande do Norte – RN. A construção recebeu o nome de Complexo Eólico Jandaíra. Já com as licenças ambientais, o projeto conta com R$ 411 milhões em investimentos do Governo do Estado. Na primeira fase de execução deste projeto, a construção será voltada ao preparo da área de instalação dos aerogeradores, como terraplanagem e mobilização de equipamentos.

Leia também

Segundo a Copel, os 26 aerogeradores se dividirão entre quatro parques de energia eólica, sendo dois em Jandaíra e dois em Pedra Preta, municípios do RN, somando potência total de 90,1 megawatts, potência essa suficiente até o momento para atender a demanda. Aproximadamente 250 mil pessoas irão usufruir dessa fonte de energia limpa e renovável, podendo ter um abatimento significativo em suas contas de energia.

Construção do Complexo de energia eólica da Copel

Ainda neste mês de janeiro as obras devem ter início. A retirada de vegetação, limpeza do local e abertura de acessos onde serão instalados os aerogeradores é prioridade nessa primeira etapa das obras, além dos trabalhos de instalação da Subestação Jandaíra (230 kV). Esse projeto já nasce visando um futuro mais ecológico para o RN, podendo se expandir por todo o país.

Inauguração do Complexo da Copel

 O Governo do RN e a Copel deram um prazo de fazer o Complexo de energia eólica funcionar já em 2022, em meados de julho. A alta expectativa de todos no estado trás incentivo e pontos muito positivos ao governo e a empresa, que vem se dedicado cada vez mais para que esse projeto tenha êxito, visibilidade e reconhecimento, não somente no Brasil, mas internacionalmente também, já que outros países já possuem parques eólica como fonte de energia, sendo a China pioneira nesse quesito.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.