Construção civil: um dos setores que mais cresceu em 2020 e que continua em alta, gerando diversos empregos durante a pandemia

Roberta Souza
por
-
24-03-2021 17:12:40
em Indústria e Construção Civil
Construção civil, emprego Obras de construção civil/ Fonte: reprodução – via google

A construção civil, um dos setores que não parou durante a pandemia, criou diversas oportunidades de emprego e ainda movimenta a economia

O setor da construção civil foi um dos únicos que continuou trabalhando durante a pandemia da Covid-19. Foi um dos segmentos que mais geraram oportunidades de emprego no ano de 2020 e já neste ano de 2021, diversos índices mostram significativos resultados de contratações. Especialistas indicaram anteriormente que após superar os desafios da escassez e da elevação dos preços dos insumos, a construção civil deve continuar aquecendo em 2021, podendo gerar mais 200 mil vagas de emprego neste ano.

Índices da construção civil durante a pandemia

Ao analisar a indústria e seu mercado, vários fatores que atuam em conjunto levaram a este bom desempenho. Um deles está relacionado aos dados pessoais dos consumidores. Devido ao isolamento social e ao trabalho de home office, muitas pessoas têm voltado seus olhos para o ambiente em que vivem, buscando renovar e substituir seu imóvel existente por um espaço maior e confortável. Esse comportamento esquenta e promove a venda de novos imóveis.

Por ter sido um dos segmentos que continuou as atividades, as obras, por não exigirem mão de obra de grande qualificação, garantiram diversas oportunidades de emprego as pessoas mais vulneráveis ​​economicamente. Foi o setor que mais criou oportunidades, tanto com carteira assinada quanto com trabalhadores informais ou autônomos no ano passado.

Geração de emprego

A cidade de Maringá, no estado do Paraná, é um exemplo, de acordo com os dados da balança de vagas de emprego divulgados pelo Caged, o setor da construção civil teve melhor desempenho entre as oportunidades de emprego criados recentemente. Em 2021, este indicador segue apresentando crescimento, com aumento no número de emprego oficiais em janeiro, que teve um saldo de 249.

A área de construção civil gera 10.938 vagas de emprego formais em Maringá, responsável por 7,3% das vagas formais total da cidade, e injeta cerca de 23 milhões de reais na economia por mês com o pagamento de salários.

Os segmentos de construção civil que mais geraram empregos em 2020 são: empreendimentos imobiliários, projetos de energia, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos. Em janeiro de 2021, a seção da construção civil que ganhou destaque foi da construção de prédios.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe