Início Como fazer cálculo de combustível na viagem: 5 dicas

Como fazer cálculo de combustível na viagem: 5 dicas

28 de julho de 2022 às 14:42
Compartilhe
Siga-nos no Google News
gases do efeito estufa combustíveis gasolina diesel aparelho veículos economia
Aparelho otimiza os quilômetros rodados pelos veículos e reduz gases do efeito estufa | Foto: Canva Pro

A dúvida sobre como calcular quanto vai gastar de combustível precisa considerar fatores diversos e um planejamento adequado. Saiba mais.

Quem tem dúvidas sobre como fazer cálculo de combustível na viagem, certamente busca economizar. E assim como acontece com quem realiza consultas veiculares online, a informação é essencial para reduzir gastos.

E com a alta dos combustíveis esse é um desafio e tanto. Saber como calcular quanto gastar de combustível na viagem pode ajudar a economizar muito e a colocar paradas em postos específicos. 

Artigos recomendados

E para te ajudar a saber fazer esse cálculo, separamos informações importantes aqui neste artigo. Confira. 

Afinal, do que depende o gasto de combustível em um veículo

O gasto de combustível depende muito dos quilómetros que você deve rodar, de quantos km por hora pretende fazer e da utilização do ar condicionado, por exemplo 

Esse cálculo é multifatorial e para fazer com mais precisão é preciso definir que tipo de combustível será utilizado. 

A gasolina é mais cara, mas por ser derivada do petróleo a queima é mais difícil e portanto, ela é consumida mais lentamente. Já o álcool tem origem na cana de açúcar, e por isso tem uma queima mais acelerada. 

O álcool é mais barato, mas dependendo da proporcionalidade é válido utilizar a gasolina que aumenta a resistência do carro. 

Então, saber como calcular quanto gastar de combustível na viagem é identificar esses pontos citados.

Como fazer cálculo de combustível na viagem a partir do modelo do carro

Saber como calcular quanto gastar de combustível na viagem depende de muitos fatores. Não existe um cálculo simples que contemple todos os carros. 

Os carros mais antigos, por exemplo, tendem a gastar menos combustível do que os novos. Isso porque o motor já está adaptado e demanda pouca queima. 

Existem ainda outros motivos que estabelecem quanto um carro vai consumir em uma viagem, como:

Considere o ano e modelo do veículo

O rendimento de litro por km depende muito do modelo do carro. Alguns 1.6, por exemplo, pedem mais queima que os carros 1.0. Justamente porque têm motores mais potentes. 

Os carros mais velhos também estão adaptados para demandarem uma queima menor de combustível e por isso, os litros rendem mais.

Calcule a partir do consumo em estradas

Para saber como calcular quanto gastar de combustível na viagem é preciso medir o rendimento em estrada e não contar com o rendimento na cidade. 

O carro rende muito mais quando em velocidade mais alta por mais tempo. Sempre que paramos nos semáforos ou engarrafamento, na hora de dar partida o carro consome mais combustível. 

Então estabeleça os números em estrada para o cálculo. 

Em carros flex, veja sobre o abastecimento de gasolina ou álcool

Os carros mais atuais estão vindo na modalidade flex, ou seja, andam tanto com gasolina como com álcool. O que facilita na hora de economizar. 

Mas nem sempre o combustível mais barato é o que vai pesar menos no bolso. A gasolina tem uma potência maior, e queima mais lentamente, então rende mais. Dependendo do valor do álcool, compensa mais abastecer com a gasolina. 

Calcule a partir do consumo de combustível por Km

Cada carro tem um consumo de combustível por km. Todo motorista deve ter essa informação à mão na hora de saber como fazer cálculo de combustível na viagem.

Muitos carros de modelos mais antigos, como os Celtas 2010, gastam em média 1 litro a cada 12 km nas cidades. O que é um consumo muito bom. 

Já carros novos, por demandarem mais esforço do motor, podem rodar menos de 10 km por litro. 

Considere dicas para economizar combustível

Depois de entender como calcular quanto gastar de combustível na viagem, utilize algumas dicas para economizar.

Como por exemplo, a escolha do combustível a partir do custo benefício, e andar sem pisar tanto no acelerador. Essas duas dicas já vão fazer uma diferença importante no orçamento.

 O que considerar antes de calcular o consumo de combustível em um veículo

A manutenção do carro também é um fator importante que vai alterar o valor de combustível gasto. O carro pode precisar de muito mais esforço do motor, que vai queimar combustível muito mais rápido se estiver com o pneu mal calibrado, por exemplo.

Então, antes mesmo de saber como calcular quanto gastar de combustível na viagem, verifique estes pontos no seu veículo:

Pneus mal calibrados

Sempre que for viajar, calibre os pneus. Primeiro porque essa é uma medida de segurança. Os pneus desalinhados e mal calibrados podem puxar o carro para um lado e provocar acidentes graves. 

Durante a preparação da viagem inclua a verificação de água, óleo e dos pneus. É sempre bom viajar com tranquilidade. Depois disso, saiba quanto o seu carro gasta por km em boas condições. 

Uso do ar condicionado

O ar condicionado em si não utiliza combustível. Mas, ele pega um pouco da potência do carro. E dependendo do modelo, ele pode pegar ainda mais. 

Sendo assim, o carro vai precisar gastar muito mais combustível para poder andar. Então, o ar condicionado gasta combustível indiretamente. Por isso, mantenha ele desligado sempre que puder, especialmente nas subidas que já demandam muito do carro.

Manutenção do carro

A manutenção precisa estar em dia para poder pegar a estrada. Isso afeta tanto a forma como calcular quanto gastar de combustível na viagem, quanto a segurança. 

É preciso alinhar, balancear, calibrar pneus, olhar o óleo e a água antes de partir. Se algum desses pontos estiver desregulado, o carro vai precisar intensificar a sua potência e vai gastar mais do que o necessário para andar. 

Conclusão

Saber como fazer cálculo de combustível na viagem depende de uma série de fatores. Entre eles a manutenção do carro e o entendimento do motorista sobre quanto ele gasta por km rodado. 

Anote essas informações e utilize a quilometragem por litro que o carro faz na estrada para calcular corretamente. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes