1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com uma única carga de hidrogênio, o caminhão GenH2, da Mercedes-Benz, realizou uma viagem de 1000 km, elevando o padrão para o transporte limpo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Com uma única carga de hidrogênio, o caminhão GenH2, da Mercedes-Benz, realizou uma viagem de 1000 km, elevando o padrão para o transporte limpo

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 30/09/2023 às 11:36
Com uma única carga de hidrogênio, o caminhão GenH2, da Mercedes-Benz, realizou uma viagem de 1000 km, elevando o padrão para o transporte limpo
Mercedes-Benz GenH2 (Imagem / Reprodução: Mercedes-Benz)

O setor de transporte está passando por transformações que poderiam ser comparadas a um verdadeiro salto quântico. E no centro desse avanço está a Mercedes-Benz com o seu protótipo GenH2, movido a célula de combustível de hidrogênio.

O veículo, que tem peso bruto de 40 toneladas, saiu de Wörth am Rhein na Alemanha e chegou a Berlim depois de viajar mais de 1.000 km. O detalhe mais incrível? Ele realizou todo esse trajeto com apenas um abastecimento de dois tanques de 40 kg de hidrogênio, e sem emitir um único grama de carbono. Assista ao vídeo divulgado pela Mercedes-Benz no final da notícia.

Tecnologia inovadora da Daimler Truck contribui para meta climática

Mas o GenH2 não é uma jogada isolada da Mercedes-Benz. A iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de estratégias alinhadas com o Acordo Climático de Paris. A Daimler Truck, corporação por trás do desenvolvimento, está empenhada em oferecer soluções eficazes para a produção de veículos neutros em CO2.

A era do hidrogênio em transportes de longa distância

Segundo Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões, a célula de combustível de hidrogênio é a tecnologia ideal para transportes de longa distância, que demandam flexibilidade e resistência. “O hidrogênio e as baterias elétricas são tecnologias de tração indispensáveis para descarbonizar o transporte“, enfatiza Gorbach.

Mercedes-Benz GenH2

Sem dúvida, o protótipo GenH2 da Mercedes-Benz representa mais do que um avanço tecnológico. É um marco para a indústria automotiva e para o mundo. Mais de mil quilômetros percorridos com emissão zero posicionam a empresa como líder na corrida por um futuro mais sustentável.

O protótipo da Mercedes-Benz não é apenas um passo em direção ao futuro; ele é um gigante salto para a humanidade na busca por alternativas sustentáveis e eficientes. E tudo isso já está acontecendo, aqui e agora, mostrando que o futuro é mais próximo do que pensamos.

Mercedes-Benz GenH2 (Vídeo/ Reprodução: Mercedes-Benz)

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos