1. Início
  2. / Economia
  3. / Com um investimento COLOSSAL de R$ 2.5 TRILHÕES, Brasil e china se unirão por ferrovia de 17 mil km de extensão para fortalecer relações comerciais!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 37 comentários

Com um investimento COLOSSAL de R$ 2.5 TRILHÕES, Brasil e china se unirão por ferrovia de 17 mil km de extensão para fortalecer relações comerciais!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 18/11/2024 às 21:23
ferrovia - china - rotas comerciais - brasil
foto/reprodução: Canva

Um megaprojeto que pode revolucionar as rotas comerciais entre Brasil e China está mais perto do que nunca e pode gerar facilmente mais de 30 mil empregos

O Brasil e a China fecharam uma parceria ambiciosa para construir uma nova ferrovia transoceânica com impressionantes 17 mil km de extensão. Este megaprojeto, que custará cerca de US$ 490 bilhões, promete transformar as rotas comerciais entre os dois continentes, criando novas oportunidades de comércio e logística.

A importância da nova ferrovia para o comércio global

Com a crescente relação econômica entre a China e a América do Sul, o comércio bilateral já ultrapassou US$ 490 bilhões. A nova ferrovia não apenas facilitará o acesso aos mercados asiáticos, mas também reduzirá significativamente os custos logísticos. Ao conectar Brasil e China, essa infraestrutura inovadora contribuirá para uma troca comercial mais eficiente e rápida, beneficiando não apenas os países envolvidos, mas toda a região sul-americana, de acordo com ocafezinho.

Desafios e oportunidades no caminho

Embora o potencial do megaprojeto seja enorme, é fundamental reconhecer os desafios logísticos e financeiros que ele apresenta. A geografia complexa da América do Sul, que inclui a imensidão da Floresta Amazônica e a majestade dos Andes, impõe obstáculos significativos. No entanto, a experiência da China em grandes projetos de infraestrutura sugere que esses desafios podem ser superados. A ideia original da Ferrovia Transulamericana, concebida na década de 1950, renasceu no século XXI como a Ferrovia Transoceânica, ganhando força novamente em 2022.

Detalhes da nova ferrovia no Brasil

A Ferrovia Transoceânica terá uma extensão total de aproximadamente 4.400 quilômetros dentro do Brasil, dividida em três trechos principais. O primeiro treco liga o Porto do Açu à Ferrovia Norte-Sul; o segundo conecta Campinorte ao Porto Velho, situado às margens do Rio Madeira; e o terceiro se estende de Porto Velho até a fronteira com o Peru, em Cruzeiro do Sul. Essa extensa rede ferroviária promete integrar várias regiões do Brasil, facilitando a conexão entre importantes produtores e consumidores.

A colaboração entre Brasil, Peru e China

A parceria para a construção da Ferrovia Transoceânica ganhou impulso em 2014, quando Brasil, Peru e China assinaram um acordo para viabilizar estudos e projetos. Recentemente, em agosto de 2024, a China anunciou um investimento de US$ 100 bilhões no projeto, reforçando sua importância estratégica dentro da iniciativa Cinturão e Rota. Essa colaboração não apenas fortalece os laços comerciais, mas também potencializa o desenvolvimento econômico na região.

Um futuro promissor à vista!

A nova ferrovia transoceânica que unirá Brasil e China está prestes a mudar o cenário das rotas comerciais entre os continentes. Com um investimento significativo e uma visão compartilhada, esse megaprojeto representa uma oportunidade ímpar de crescimento e desenvolvimento. À medida que as obras avançam, o mundo observa ansiosamente a transformação que essa iniciativa trará para a economia global. Fique atento às novidades!

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
37 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Willian Soares
Willian Soares
19/11/2024 00:05

Que obras, onde? Mais uma obra de fantasia desse governo.

Renato Bittencourt
Renato Bittencourt
Em resposta a  Willian Soares
19/11/2024 11:08

Nada a ver. Mais uma matéria mal redigida, isso sim.

Jonas
Jonas
Em resposta a  Renato Bittencourt
20/11/2024 10:52

Mimimimi

Pedro Paulo da Silva Oliveira
Pedro Paulo da Silva Oliveira
Em resposta a  Willian Soares
19/11/2024 17:13

Fantasia era o **** do **** no governo.

Mano
Mano
Em resposta a  Pedro Paulo da Silva Oliveira
20/11/2024 09:49

Pior que e fantasia mesmo

Jonas
Jonas
Em resposta a  Willian Soares
20/11/2024 10:51

Vai chorar!? Manda áudio que é melhor.

José onetto
José onetto
Em resposta a  Willian Soares
23/11/2024 17:01

E o Governo anterior fez quantos km de ferrovia?

ben der
ben der(@thiagofernando65_tf)
Member
19/11/2024 20:31

Tmb tem a Ferrovia paraense que vsi ligar a ferrograo e a ferrovia carajas em Marabá até o porto de Barcarena e uma obra wue vsi construída pela CCE wie uma empreiteira da China

Roseli
Roseli
20/11/2024 10:57

Quem fica com os minérios e outras pedras interessantes que mapearem e extrairem no percurso???
Brasil ou China?

Ricardo
Ricardo
Em resposta a  Roseli
20/11/2024 11:30

China

Reinaldo Bohnen
Reinaldo Bohnen
20/11/2024 11:49

Pura conversa pra **** dormir. É como a mega refinaria Venezuela-Brasil, o mega duto de gás Venezuela-Brasil, o trem bala Campinas Rio, pura fantasia…

Artur Santana Ferreira
Artur Santana Ferreira
Em resposta a  Reinaldo Bohnen
21/11/2024 05:35

O salário continua mínimo kkkk! Com o avanço da economia

Dom Raelito
Dom Raelito
Em resposta a  Reinaldo Bohnen
23/11/2024 12:14

Acorda petistas ta na hora de trabalhar.

João Fernando Pinheiro
João Fernando Pinheiro
20/11/2024 12:39

Matéria paga, só pra criar a impressão que este Governo está fazendo algo. Não tem dinheiro nem pra pagar as despesas obrigatórias. Não tem capacidade de investimento.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x