1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Com objetivo de reduzir as emissões de carbono, Latam Airlines planeja usar cana-de-açúcar como combustível para os seus aviões
Tempo de leitura 2 min de leitura

Com objetivo de reduzir as emissões de carbono, Latam Airlines planeja usar cana-de-açúcar como combustível para os seus aviões

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/08/2021 às 15:01
energia limpa - energia sustentável - latam - combustível
Foto: Latam

Latam busca reduzir as emissões de carbono com adoção de novas tecnologias e crescimento do uso de combustível sustentável

Assim como boa parte das companhias aéreas do mundo, a Latam Airlines tem planos ambiciosos para reduzir as emissões de carbono. A missão de reduzir as emissões não é nada fácil, sendo um dos maiores desafios que a empresa terá nos próximos anos. A chave para uma maior contribuição com o meio ambiente está no tipo de combustível que os aviões da empresa usam. 

Como mostrou o site Reportur, a Latam Airlines busca ser neutro em carbono até 2050 e reduzir em 50% as emissões de carbono até 2030. Por conta disso, combustíveis alternativos devem ser usados, como a cana-de-açúcar. 

Roberto Alvo, CEO da Latam, em entrevista à DF Chile, destacou a capacidade do Brasil na produção da cana de açúcar: “Quantidade de resíduos da cana-de-açúcar é suficiente para abastecer todo o setor aéreo nacional. Hoje existem plantas pequenas de produção de biocombustível, mas ainda é uma fase muito embrionária”, destacou. 

Aeromoça da Latam segurando uma mala. Foto: Latam
Aeromoça da Latam segurando uma mala. Foto: Latam

Ainda no Chile, o CEO destacou que ainda existe a alternativa de hidrogênio verde: “Em Punta Arenas, no Chile, existe um pequeno projeto que estamos olhando, que é a geração de um tipo de petróleo que pode ser posteriormente refinado, e também há os projetos anunciados pelo Ministério de Energia, que são mais ambiciosos, mas mais para o final da década.”  

Projeto da Latam para as próximas décadas  

A Latam tem um grande objetivo pela frente, que só será alcançado por meio de muito trabalho e investimentos. Para ajudar a frear as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de carbono, a companhia pretende trabalhar com a mudança para combustíveis sustentáveis e a adoção de novas tecnologias de aviação. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos