EUA investirá no Brasil 1 bilhão de dólares em projetos de óleo e gás, infraestrutura, mineração, reforma da usina nuclear Angra 1 e telecomunicação

Flavia Marinho
por
-
22-10-2020 10:52:23
em Economia, Negócios e Política
EUA investirá no Brasil 1 bilhão de dólares em projetos de óleo e gás, infraestrutura, mineração, reforma da usina nuclear Angra 1 e telecomunicação O investimento no Brasil anunciado pelo Banco dos EUA também será para a compra, por produtores brasileiros, de aviões agrícolas produzidos no Texas

O investimento no Brasil anunciado pelo Banco dos EUA também será para a compra, por produtores brasileiros, de aviões agrícolas produzidos no Texas

Na última terça-feira (20/10/), o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EximBank) e o Ministério da Economia firmaram um memorando de entendimentos que prevê a oferta de até 1 bilhão de dólares (cerca de 5,6 bilhões de reais) em crédito do governo norte-americano para financiar no Brasil, projetos de óleo e gás, infraestrutura, mineração, reforma da usina nuclear Angra 1, telecomunicação entre outros.

Leia também

De acordo com Kimberly Reed, a presidente do banco do EUA, o valor inclui US$ 345 milhões para reformas na usina de Angra 1 pela norte-americana Westinghouse. Também serão investidos recursos para a compra, por produtores brasileiros, de aviões agrícolas produzidos no Texas.

O documento firmado em cerimônia no Itamaraty também estabelece compromissos entre Brasil e EUA para avançar na cooperação no comércio de bens e serviços, especialmente nos setores de telecomunicações e 5G, energia, infraestrutura, logística, mineração e manufaturas.

Participaram da cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, Guedes e a presidente do Exim Bank, Kimberly Reed

Guedes afirmou em discurso, que o Brasil está se abrindo economicamente, citando o acordo do Mercosul com a União Europeia e avanços nas negociações com outros países, como Japão e Canadá.

Segundo Guedes, no primeiro ano do governo, o foco foi no controle de despesas públicas, mas que agora a equipe econômica quer abrir os horizontes de investimentos, principalmente na área de infraestrutura logística, petróleo e gás natural.

De acordo come ele, o Congresso está aprovando a modernização dos marcos regulatórios.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.