Com aumento da conta de luz, cresce o número de brasileiros buscando energia solar; vidros com capacidade de gerar eletricidade são uma nova alternativa

Fábio Lucas
por
-
26-09-2021 16:27:58
em Energia Renovável
energia - energia limpa - meio ambiente - conta de luz - vidro solar (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Conta de Luz alta obriga brasileiros a buscarem outras alternativas; energia solar tem se tornando uma opção cada vez mais atrativa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente entre os meses de junho e agosto, a conta de luz subiu três vezes mais do que a inflação. Com o aumento constante da conta de luz nos últimos meses, a energia solar vem ganhando cada vez mais mercado

Segundo o Instituto Nacional de Energia Limpa e Renovável, a busca por energia solar vem aumentando nos últimos meses. Além de reduzir drasticamente os gastos mensais com a conta de luz, a geração de energia com painéis solares também ajuda o meio ambiente. 

Vidros solares são uma nova alternativa 

Em um futuro não tão distante, a maioria dos pontos de ônibus, fachadas de prédios e casas devem ter vidros com capacidade de gerar energia solar. Fábio Persio, supervisor de vendas da PKO Brasil, à CNN Brasil, falou das vantagens do vidro solar para a geração de energia: “Você não conseguiria ter um painel solar na fachada de um edifício, fazendo a cobertura de um telhado. O vidro possibilita explorar a maior área da edificação. Além da eficiência energética, gera até mais do que o próprio edifício possa consumir”, disse. 

Os vidros com capacidade de gerar energia podem ser feitos em várias cores e tamanhos, podendo ser usados em diversos locais, como portas, janelas,   coberturas, etc. Persio afirma que mesmo sendo três vezes mais caro do que os vidros comuns, o uso dessa tecnologia pode gerar uma economia de até 80% na conta de luz por ano. 

O vidro fotovoltaico além dele ter a capacidade de gerar energia, ele evita que entre muito calor no ambiente, porque parte do calor vai ficar no painel, pra gerar essa energia. Ele também vai permitir entrada de luz natural. Então o proprietário não vai gastar com iluminação artificial”, explicou. 

Outra alternativa são as telhas solares da Eternit. A empresa já comercializa o produto, contudo, as vendas acontecem somente por enconmenda. As telhas solares são feitas de concreto, possuindo células fotovoltaicas.  

Meio ambiente - conta de luz - energia
Imagem de telhas solares da Eternit. Imagem: Eternit

Segundo Luiz Lopes, gerente de desenvolimento da Eternit, as telhas solares tem uma capacidade de serem até mais baratas do que os paineis solares convencionais.  

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe