1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Com 370 m², casa pré-fabricada no México utiliza energia solar para gerar eletricidade e um sistema que guarda água da chuva e consegue abastecer toda a casa o ano inteiro sem depender de rede pública
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com 370 m², casa pré-fabricada no México utiliza energia solar para gerar eletricidade e um sistema que guarda água da chuva e consegue abastecer toda a casa o ano inteiro sem depender de rede pública

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 24/03/2026 às 22:54
casa pré-fabricada no México transforma chuva em água e consegue abastecer toda a casa
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Projeto no México mostra como casa pré-fabricada sustentável usa água da chuva para garantir abastecimento o ano inteiro

Uma casa pré-fabricada sustentável no México vem chamando atenção por um motivo simples e surpreendente. Ela consegue transformar água da chuva em abastecimento para toda a casa. O imóvel tem 370 metros quadrados e fica em uma região cercada pela natureza, próxima a Temascaltepec.

O projeto foi pensado para funcionar de forma independente, usando, assim, recursos naturais disponíveis no próprio local.

As informações tiveram divulgação pelo ArchDaily, plataforma internacional especializada em arquitetura e projetos inovadores.

Casa capta e reutiliza a água da chuva para abastecer todo o lar.

Como a casa pré-fabricada sustentável funciona na prática

A ideia por trás da casa é clara: usar o que a natureza oferece para manter tudo funcionando.

O projeto utiliza energia solar para gerar eletricidade e um sistema que capta e guarda a água da chuva. Isso permite que a casa funcione sem depender de rede pública.

O clima da região ajuda nesse processo. Os verões são chuvosos, o que garante o armazenamento de água, enquanto os períodos secos têm compensação pelo que se acumulou.

Água da chuva é tratada e usada em toda a casa pré-fabricada

Um dos pontos mais interessantes é como a água tem aproveitamento.

A casa possui sistemas instalados acima e abaixo do solo que coletam e armazenam a água da chuva. Depois, essa água passa por um processo de limpeza antes de ter uso.

Assim, ela pode servir para atividades do dia a dia, como uso interno e também para irrigar plantas no terreno.

Sistema também reaproveita água usada dentro da casa

Além de captar a chuva, o projeto também cuida da água já utilizada.

Existe, portanto, um sistema de tratamento de esgoto que não usa produtos químicos. A água passa por esse processo e pode ter reutilização.

Esse reaproveitamento permite usar a água novamente, por exemplo, em descargas ou no cuidado com o pomar.

ArchDaily, plataforma internacional especializada em arquitetura e projetos inovadores, destaca que esse tipo de solução ainda é pouco comum, mesmo em regiões com bastante chuva.

Casa é dividida em três espaços conectados

O projeto não é apenas uma casa única. Ele se forma por três partes diferentes.

Há uma residência principal, um estúdio de arte e um spa. Apesar de separados, todos os espaços se conectam entre si e com o ambiente externo.

As construções usam madeira escura por fora e materiais naturais por dentro, como pedra e madeira aparente.

Design valoriza luz natural e vista da natureza

A casa principal foi construída como um espaço aberto, com bastante entrada de luz.

Grandes janelas permitem, assim, ver a paisagem ao redor, incluindo o Nevado de Toluca, um vulcão que fica ao norte da região.

Os quartos ficam em partes mais elevadas da estrutura, o que ajuda a levar luz natural para os ambientes internos.

Projeto aposta em vida mais simples e sustentável

A casa pré-fabricada também conta com áreas para cultivo de alimentos.

Com hortas e produção local, o espaço ajuda a criar um sistema mais independente, onde parte do alimento vem do próprio terreno.

Mais que uma casa, um conceito inteligente: 370 m² de arquitetura pré-fabricada que transforma chuva em recurso essencial para viver melhor.

Isso reduz a necessidade de recursos externos e aproxima os moradores de um estilo de vida mais simples.

A casa pré-fabricada sustentável mostra que é possível viver com conforto usando soluções simples e bem planejadas. O uso da chuva como fonte de água é um dos grandes destaques do projeto.

Além disso, a combinação de energia solar, reaproveitamento de água e produção de alimentos cria um modelo que pode inspirar outras construções.

Você moraria em uma casa que funciona assim? Compartilhe essa ideia e conte o que achou.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com ou WhatsApp +55 21 973996379 para correções, sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x