A expectativa é que a obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, financiada pela usina hidrelétrica Itaipu Binacional, esteja concluída até setembro de 2022.
O apoio principal brasileiro da Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi concluído no mês de outubro. Com 190 metros de altura, a torre será um dos dois apoios que sustentará a ponte de 760 metros de comprimento, próximo ao Marco das Três Fronteiras, unindo Foz do Iguaçu (BR) a Presidente Franco (PY). Do lado paraguaio, a torre deve chegar a 175 metros de altura até o final do mês.
Leia também
- Multinacional brasileira CBMM, acaba de comprar 20% da Battery Streak – que desenvolve baterias de lítio usando óxido de nióbio, além de anunciar R$ 7 bilhões em investimentos com óxidos de grafeno
- Fundação Getúlio Vargas – FGV oferta 138 cursos online totalmente gratuitos com certificados nas áreas de Planejamento, Tecnologia, Direito, Marketing e muito mais
- Vivo oferece 800 vagas de emprego home office (remoto) na função Atendente; candidatos de todo o Brasil podem se candidatar!
As informações são do boletim divulgado pelo consórcio responsável pela obra. De acordo com o boletim, a Ponte chegou a quase três quartos de sua conclusão, ou 71,5%, no mês de outubro. Até o momento já foram investidos cerca de R$ 166 milhões, de um total previsto de R$ 323 milhões, recursos pagos pela margem brasileira da Itaipu Binacional. A expectativa é que a obra, iniciada em agosto de 2019, esteja concluída até setembro de 2022.
A nova estrutura está em construção sobre o Rio Paraná, próximo da confluência com o Rio Iguaçu e da fronteira com a Argentina. A iniciativa é do governo federal, com gestão do governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Segundo o boletim, em outubro ocorreu o posicionamento da 4ª aduela metálica, no vão livre da ponte. No total, 37 aduelas irão compor o vão central até o final da obra. Confira o boletim clicando aqui.
- Darién: Por que ninguém consegue ir do Brasil aos Estados Unidos de carro
- China promete transformar o Nordeste do Brasil com R$ 100 bilhões em energia solar, eólica, hidrogênio verde, ferrovias e milhares de empregos em megaprojetos revolucionários para o futuro da região!
- Alerta máximo na Índia! A obra mais perigosa do século tem início em Hirakud, a maior barragem de terra do mundo
- Governo vai investir MAIS de R$ 15 BILHÕES para desafogar trânsito em uma das regiões mais populosas de estado brasileiro
A Ponte da Integração Brasil-Paraguai terá 760 metros de comprimento
Quando concluída, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro, nas laterais.
A nova ponte permitirá que veículos pesados provenientes do Paraguai e da Argentina deixem de transitar pelo centro de Foz do Iguaçu, além de desafogar a Ponte Internacional da Amizade, hoje principal ligação entre Brasil e Paraguai.
Obras da Perimetral Leste, que vai conectar a nova ponte internacional à BR-277, será concluída em meados de 2023
As obras da Perimetral Leste, rodovia de 15 quilômetros que vai conectar a nova ponte internacional à BR-277, chegaram a 4,33% no mês de outubro. O investimento executado é de cerca de R$ 4,51 milhões. A expectativa é que a Perimetral seja concluída em meados de 2023, com custo total de R$ 336 milhões, recursos também da margem brasileira de Itaipu.
A construção da ponte e da perimetral integram uma série de obras financiadas, pela Itaipu Binacional, e anunciadas nos últimos dois anos. Entre elas, a reforma e a ampliação do terminal e da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas) e melhorias na infraestrutura de transmissão de energia. Os investimentos na região somam mais de R$ 2,5 bilhões.