Citroën Ami, carro elétrico e barato da Citroën, não precisa de CNH e pode ser dirigido por menores de idade

Valdemar Medeiros
por
-
21-06-2021 17:50:50
em Logística e Transporte
Citroën - Citroën Ami - CNH - carro elétrico Citroën Ami não precisa de CNH e pode ser digerido por menores de 14 anos – créditos: Divulgação/Citroën

Já imaginou dirigir um carro elétrico que não precisa de CNH e muito menos ser maior de idade? Essa é a novidade que a Citroën traz com seu novo Citroën Ami

Tendo em vista que, há alguns anos, a mobilidade elétrica está em uma transição para a miniaturização dos automóveis, a Citroën está trabalhando em um carro elétrico, o Citroën Ami, cujo diferencial está no simples fato do veiculo ser flexível e permitir ser utilizado por menores de 14 anos e por maiores de idade sem a necessidade de uma CNH.

Leia também

Conheça o carro elétrico da Citroën que não precisa de CNH

O carro é bem pequeno, e consegue alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h, mais do que o suficiente para fazer pequenas rotas e passeios. De acordo com o código de trânsito da França, o Citroën Ami não está ligado nem mesmo aos carros clássicos e fará parte da categoria “quadricíclo”. Sendo assim, pessoas menores de idade e sem CNH podem utilizá-lo.

O carro elétrico permite apenas um só molde para as portas e para os painéis frontais e traseiros. A sua vantagem em relação a outros quadriciclos é que ele é totalmente fechado com o intuito de proteger os motoristas de alterações climáticas.

Vale a pena comprar o carro elétrico da Citroën?

Citröen AMI 2020 – O compacto Francês de dois lugares!

Apesar de ser pequeno, o Citroën Ami custa um pouco mais de 5.000 libras. Sua carroceria é composta por um material conhecido como ABS, que é totalmente sustentável. Um dos maiores investimentos na produção da carroceria de um carro elétrico são os moldes de aço e também os moldes de plástico. Sendo assim quanto menos utilizar esse material, menos se gasta.

O Citroën Ami vem com um pequeno motor dianteiro transversal de corrente contínua de 48 volts e conta com 8 cavalos de potência. Ele não possui caixa de câmbio e é sensível ao acelerador.

Com capacidade de carga de 5,5 kWh de energia, o carro elétrico da Citroën que não precisa de CNH possui uma autonomia de 75 quilômetros. Suas dimensões são de 2,41 m de comprimento, 1,39 m (l) e 1,52 m (a). Ele é muito leve, com apenas 480 kg.

Carros elétricos pequenos estão ganhando espaço no mercado

Os carros elétricos de pequeno porte estão ganhando um maior espaço no mercado e a China dispõe de diversas opções em modelos como esse. Tendo em vista que são mais fáceis de estacionar, conseguem suprir as necessidades dos consumidores e possuem pequenos preços.

No Alibaba, é possível encontrar diversos produtos, e um que está chamando a atenção dos consumidores é o Leshen K2, que possui diversas tecnologias a um preço baixíssimo, custando cerca de 16 mil reais.

Outro que está chamando a atenção é a caminhonete chinesa que é menor do que um Fiat Mobi e possui um preço de cerca de R$ 10 mil. Ela traz um sistema de motor a gás, que faz com que se torne “híbrida”.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.