Início Cientistas desenvolvem painéis solares transparentes que podem substituir as janelas no futuro

Cientistas desenvolvem painéis solares transparentes que podem substituir as janelas no futuro

3 de maio de 2022 às 11:37
Compartilhe
Siga-nos no Google News
painéis solares - Celula-fotovoltaica-transparente - painéis soares transparente - energia solar - pesquisadores - cientistas
Cientistas da Universidade Estadual de Michigan criaram um tipo de célula solar que pode ser aplicada em janelas, vidros de carro e outros objetos – imagem: Universidade Estadual de Michigan




Segundo os cientistas, os novos painéis solares transparentes terão potencial de transformar cidades de grandes consumidores de energia em fornecedores de energia em um instante, e podem inaugurar uma nova era de revolução da energia limpa

Em um momento em que o mundo luta por um futuro de baixo carbono para conter os efeitos das mudanças climáticas, a energia solar certamente deve ser um de nossos aliados mais fortes. Cientistas da Universidade Estadual de Michigan estão tentando provar até que ponto as tecnologias dos painéis solares transparentes são viáveis. Com o uso de um painel solar transparente, seria possível gerar eletricidade a partir de janelas de escritórios, casas, tetos solares de carros e até mesmo smartphones.

Como funcionam os painéis solares transparentes?

Painel solar transparente poderá ser integrado a celulares – Reprodução/Youtube

Os painéis solares transparentes são uma tecnologia de ponta que capta e utiliza a energia luminosa através de janelas ou qualquer superfície de vidro, independentemente do ângulo. Tem potencial para ser um divisor de águas na expansão do alcance da energia solar.  

Artigos recomendados

Em termos de engenharia, os pesquisadores criaram vários meios de tecnologia solar transparente. No entanto, a maioria deles funciona mais como concentradores solares transparentes, o que significa que são feitos para absorver certos comprimentos de onda de luz ultravioleta e infravermelha que não são visíveis a olho nu e transformá-los em energia capaz de alimentar dispositivos eletrônicos.  

Essa tecnologia também é chamada de vidro fotovoltaico e é fabricada para fornecer um nível variável de transparência. Em 2014, pesquisadores da Michigan State University (MSU) desenvolveram o primeiro concentrador solar totalmente transparente, que poderia transformar quase qualquer folha de vidro ou janela em uma célula fotovoltaica. Em 2020, cientistas nos Estados Unidos e na Europa tornaram o vidro solar 100% transparente, aproximando-nos um passo da meta de um futuro sustentável que está fora da rede da indústria de combustíveis fósseis.

Quais são as vantagens?  

Os painéis solares transparentes são incrivelmente importantes, pois, na sociedade moderna, o vidro está praticamente em toda parte. Da tela do seu telefone aos arranha-céus, estima-se que existam de 5 a 7 bilhões de metros quadrados de superfícies de vidro nos Estados Unidos. Imagine a quantidade de eletricidade que poderia ser gerada se pudéssemos aproveitar essa energia.  

Tendo isso em conta, deve-se ter em mente que os painéis solares convencionais exigem uma grande área de instalação, além de um custo inicial considerável. Devido a essas limitações, é difícil implementá-los em locais metropolitanos. Painéis solares transparentes podem ser implantados nessas áreas, abrindo caminho para edifícios com energia zero e ajudando as cidades a atingir suas metas e objetivos climáticos.

O futuro das janelas de alta tecnologia  

Esta não é apenas uma ideia no papel, pois as tecnologias solares transparentes já estão aparecendo em todo o mundo. Por exemplo, o projeto da Copenhagen International School usa 12.000 painéis solares coloridos, mas transparentes em todo o edifício, produzindo 200 MWh de energia por ano, o que é mais da metade da energia consumida pelo edifício.  

Em outro exemplo que ocorreu no ano passado, o prédio da Faculdade de Ciências Biomédicas e Físicas no campus da Michigan State University foi atualizado com a instalação de painéis solares de vidro transparente de 100 pés quadrados que foram colocados sobre a entrada do prédio. Eles irão gerar eletricidade suficiente para alimentar a iluminação do seu foyer. No entanto, existem alguns obstáculos no caminho.

Antes que a tecnologia possa ser ampliada, os cientistas precisam aumentar sua eficiência, pois há um equilíbrio entre eficiência e transparência. Quanto mais transparente o painel, menos eficiente ele é, portanto não se espera que os painéis transparentes superem ou substituam os painéis solares padrão aos quais estamos acostumados. De qualquer forma, a tecnologia pode ajudar a humanidade a chegar a um futuro verdadeiramente sustentável e mais verde mais rapidamente.


Relacionados
Mais recentes