1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / China prepara submarinos com canhões laser para destruir satélites Starlink de Elon Musk
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 127 comentários

China prepara submarinos com canhões laser para destruir satélites Starlink de Elon Musk

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 13/12/2024 às 14:24
China prepara submarinos com canhões laser para destruir satélites Starlink de Elon Musk
A Starlink planeja colocar satélites no espaço para fornecer internet de alta velocidade a regiões remotas e desconectadas, permitindo acesso global à comunicação digital. A rede tem o objetivo de expandir a conectividade para novos mercados, como celulares, aeronaves e embarcações.

Os avanços tecnológicos estão literalmente indo às alturas, mas nem todos estão aplaudindo. A China, um dos principais players no cenário global, parece estar preocupada com os satélites Starlink de Elon Musk. Você sabia que a Starlink recebeu recentemente permissão para lançar uma constelação que conecta diretamente celulares à internet? Isso gerou reações mistas, mas a China decidiu ir além: desenvolver canhões laser em submarinos para lidar com possíveis ameaças desses satélites.

A Starlink, braço da SpaceX, está transformando a conectividade global com seus milhares de satélites em órbita baixa. O plano “Starlink Direct to Cell Internet” promete levar internet até os cantos mais remotos do planeta, mas há quem veja isso como uma faca de dois gumes.

Na visão do governo chinês, esses satélites podem ser usados para fins militares, espionagem ou até mesmo desestabilização de sistemas de comunicação locais. Essa percepção fez com que a China tomasse medidas preventivas. Afinal, quem controla a comunicação no espaço também pode influenciar a segurança no chão.

Os canhões laser de alta potência utilizados pela China são projetados para emitir feixes concentrados de energia capazes de atingir alvos a centenas de quilômetros de distância. Essas armas operam com precisão quase cirúrgica, sem deixar rastros visíveis, e têm potencial para destruir satélites em órbitas baixas, que normalmente variam entre 160 km e 2.000 km de altitude.
Os canhões laser de alta potência utilizados pela China seriam projetados para emitir feixes concentrados de energia capazes de atingir alvos a centenas de quilômetros de distância. Essas armas operam com precisão quase cirúrgica, sem deixar rastros visíveis, e têm potencial para destruir satélites em órbitas baixas, que normalmente variam entre 160 km e 2.000 km de altitude.

O estudo divulgado por cientistas do Exército Popular de Libertação revelou uma estratégia inovadora: equipar submarinos com mastros retráteis contendo lasers de alta potência. Esses lasers seriam capazes de destruir satélites em órbita baixa, como os da Starlink, sem deixar rastros visíveis, uma grande vantagem em termos de discrição.

Diferente de mísseis tradicionais, que deixam um rastro óbvio e denunciam a localização do atacante, os lasers oferecem um ataque “invisível”. Imagine um atirador em um camuflado perfeito: você nunca vê de onde veio o tiro. Porém, a pesquisa ainda está em fase inicial, e sem muitos dados divulgados.

Potenciais usos estratégicos desses submarinos equipados com laser

Os submarinos armados com laser não serviriam apenas para neutralizar satélites da Starlink. Eles também poderiam proteger navios mercantes, atacar aeronaves e até mesmo alvos em terra. Essa multifuncionalidade transforma os submarinos em verdadeiros coringas no cenário militar moderno.

Seja na profundidade dos oceanos ou na vastidão do espaço, a capacidade de operar sem ser detectado dá à China uma vantagem estratégica que preocupa outras potências.

Implicações geopolíticas e éticas do uso de armas espaciais

Estamos entrando em uma nova era da corrida armamentista, desta vez não só na Terra, mas também no espaço. O uso de armas como os lasers em submarinos levanta questões éticas e geopolíticas importantes.

O que aconteceria se outros países seguissem o exemplo da China? Será que veríamos uma escalada de tensões globais com nações tentando se proteger de ameaças reais e imaginárias no espaço? A falta de regulamentação clara para o uso de armas espaciais só piora o cenário.

A tecnologia dos satélites Starlink abriu um mundo de possibilidades, mas também gerou novos desafios. A resposta da China, com canhões laser em submarinos, mostra como os avanços tecnológicos estão moldando a geopolítica.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
122 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
127 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ademercio Antônio Paccola
Ademercio Antônio Paccola
13/12/2024 17:38

Sera que os canhoes laser dos navios seriam capazes de derrubar os satelites de baixa altitude nocorpo central da China uma vez que a china tem uma area enorme?

Pablo
Pablo
Em resposta a  Ademercio Antônio Paccola
13/12/2024 23:54

Aí é só tirar do navio e colocar num tanque, né

Antonio
Antonio
13/12/2024 17:41

China pretende dominar o planeta. Até um cego vê isso! Aos poucos vai alastrando seu domínio, disfarçado de empréstimos aos países mais atrasados ou em desenvolvimento. Logo terão bases espalhadas pelo mundo. Já mostraram as garras, vejam Taiwan, Ilhas das Filipinas, Japão e Vietnam. É um lobo fantasiado de cordeiro. E muita gente acha que é apenas negócios…..é apenas dominação a médio prazo. Guerra econômica já está acontecendo. Esquerdas é países autoritários fazem que não entendem aguardem e sentirão na carne.

Paulo Roberto Bianchi
Paulo Roberto Bianchi
Em resposta a  Antonio
13/12/2024 18:24

Cara, isso que você falou de dominar o mundo, os EUA sempre fizeram e fazem até hoje.
Tá na hora de algum país dar um basta nisso e provar que o império americano tem que terminar.

Vig
Vig
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
13/12/2024 19:06

Meu amigo apesar de todo o mal os Estados Unidos da América ainda é uma opção menos pior do que a **** da China ou você não conhece o massacre da praça da paz celestial.

Jeferson
Jeferson
Em resposta a  Vig
13/12/2024 23:39

Perfeito, nos EUA os salários são dignos há quem busque ascensão socioeconômica tem incentivo do governo, não como faz aquele **** de Xi Jing Pinga que trata seu povo como um bando de robôs à fazer aquilo que lhe atende os preceitos políticos e de poder. Tenho nojo deste sistema chinês de tratar seu povo e usurpar aquilo que lhe é de interesse mínimo e não democrático. Desta forma faz negócios com governos corruptos e que compartilham do mesmo ideal dominando a seu gosto aquilo que lhe é de interesse. Como por exemplo nossa amazônia….😡😡😡😡😡😡😡

Diego Rodrigues
Diego Rodrigues
Em resposta a  Jeferson
14/12/2024 06:36

O que vc está falando é de uma china medieval. Eu sigo um canal de viajantes e um deles falou que a China é de longe o país mais evoluído e civilizado que ele já esteve. Segue aí “nômade cortes” o vídeo é de um careca chamado André se não me engano. Veja q o que vc fala não faz mais sentido.

Jair
Jair
Em resposta a  Diego Rodrigues
14/12/2024 07:48

É por isso que imigrantes do mundo inteiro querem se mudar para China procurando um lugar para prosperar e ter segurança?
Vocês que defendem a China são alienados defensores do socialismo cego, a China evoluiu sim, mudou o sistema comunista duro, para um regime socialista de economia aberta, mas a privacidade e individualidade continuam restritas. Na china você é controlado por sua opinião, se criticar o governo ou mostrar insatisfação, será punido, será que é isso que você chama de evoluído e civilizado?

Claudinei Antônio
Claudinei Antônio
Em resposta a  Jair
14/12/2024 09:17

Sabido ,mas demonstra coerência, direção igualitária,tem um povo desfavorecido que deve ter prioridade.Somos corpo e alma… o caminho da união das almas no bem…

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Em resposta a  Jair
14/12/2024 11:20

Besteira é vc acreditar que as atrocidades escondidas da china seriam divulgadas por um simples viajante careca! Só pra desmentir todas as asneiras que vc acredita, basta analisar a COVID 19 e saber qual é o ponto que esses comunas são capazes pra alcançar seus objetivos!

Silvio Guedes
Silvio Guedes
Em resposta a  Carlos Henrique
14/12/2024 12:15

Cara você não consegue disfarcar. Seu “Limpa Botas de Milicos”

Pergentino Alves
Pergentino Alves
Em resposta a  Jair
14/12/2024 11:46

As potência sempre querem oque do outro desde antes de Cristo e sempre foi assim e povo sendo escravo dos governantes pelo mundo, não existe ninguém Bom as pessoas só pensam nelas mesma .

OSWALDO ELIAS GUEDES LASSAROT
OSWALDO ELIAS GUEDES LASSAROT
Em resposta a  Pergentino Alves
14/12/2024 17:10

De fato, sempre houve no Mundo, um povo querendo dominar outro povo. Desde sempre foi assim, e assim será.
Têm os dominadores e os dominados, não importa os meios que usam. Não há ninguém “bonzinho” na face da terra. E há os que dominam seu próprio povo.

Clóvis
Clóvis
Em resposta a  Jair
14/12/2024 11:59

Mano: certeza ABSOLUTA que vc não sabe absolutamente NADA de China e menos ainda do modelo socialista deles… Onde existe crítica aí governo SIM!!! A weibo tem canais pra isso…
USA e Europa padrão de liberdade? Tá de brincadeira né?
Na Inglaterra vc vota pra Rei? Pra primeiro ministro?
Nos USA vc vota direto pra Presidente?
Quantos países a China bombardeou e invadiu nos séculos 20 e 21? Os USA? Uns 40…
Precisa rever seus conceitos…

Cicero cavalcante
Cicero cavalcante
Em resposta a  Clóvis
14/12/2024 14:02

A china não invadiu de forma convencional; sua estratégia é outra: investir em países corruptos, projetando a inadimplência e consequentemente o confisco.

Mauro
Mauro
Em resposta a  Diego Rodrigues
14/12/2024 08:27

No Vietnam o povo mora em conteiners e não tem liberdade de forma alguma. Maluco quem apoia um regime dessa natureza.

Clóvis
Clóvis
Em resposta a  Mauro
14/12/2024 12:04

Kkkkkkk… Sei… Povinho arretado vietnamita: ganharam guerras da França e dos USA. Emblemática a imagem da fuga dos diplomatas americanos em helicópteros ao final da guerra…
Tá falando muita **** brother…
https://youtu.be/hDVU3acx2XI?si=gUyIKoEXdBJeGYbh

Rob
Rob
Em resposta a  Diego Rodrigues
14/12/2024 12:47

Experimente ir pro interior da China.. e me dê um feedback kk

Svc
Svc
Em resposta a  Diego Rodrigues
14/12/2024 16:48

Civilizado, evoluido. Não sabes o que fala! Se falar mal fo governo, em dois dias, tu és julgado e executado!

João Queiroz
João Queiroz
Em resposta a  Jeferson
14/12/2024 14:05

Eu também não gosto do sistema comunista. Agora fechar os olhos à realidade e dizer que nos EUA só tem salário digno, é no mínimo desconhecer a verdade. Mais de 38 milhões de estadunidenses vivem na miséria. É um bolsão de miséria dentro do país mais rico do mundo.

Softsdelphi
Softsdelphi
Em resposta a  Vig
14/12/2024 05:10

Vdd mesmo

Orlando
Orlando
Em resposta a  Vig
14/12/2024 15:51

Nem um presta! Esquece que os USA é responsavem por centenas de guerras ( conflitos ) no mundo?

Ismael
Ismael
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
13/12/2024 19:15

Estados Unidos são parças de regimes como o cruel regime cubano venezuelano ❓ tbm o regime mais cruel da história instalado em Coreia do Norte ❓ regimes cruéis que executam mulheres v4dias e também as mulheres sérias apenas por estarem sem o véu burca como o regime do Irã ❓ apoiadores bda china que tenta destruir Americanos são apenas ignorantes ou gente bde má índole adoradores de regimes cruéis ❓ fica a dúvida…

Jeferson
Jeferson
Em resposta a  Ismael
13/12/2024 23:42

Perfeito Ismael.. foram maravilhosos seus questionamentos e estou em plena concordância com tudo que disse. Parabéns e me permita fazer minha suas palavras… 🙏🏻🇧🇷🙏🏻🇺🇸🙏🏻🇮🇱🙏🏻

edgar lima filho
edgar lima filho
Em resposta a  Ismael
14/12/2024 05:34

Tenho muito medo dos adoradores de pneu…

Filipe
Filipe
Em resposta a  edgar lima filho
14/12/2024 06:52

Tenho mais medo ainda dos flertadores de regimes ****

Jaqueline
Jaqueline
Em resposta a  Ismael
14/12/2024 08:14

Mulheres “vadias” e mulheres “serias”, um homem que pensa e escreve isso, nasceu de um ovo. Só pode!

Claudinei Antônio
Claudinei Antônio
Em resposta a  Ismael
14/12/2024 09:23

Deveria ser mais unido,concordo,mas se a china quisesse destruiria o E U A ,e vice versa… é uma guerra econômica por enquanto…

Roberto Vasconcelos
Roberto Vasconcelos
Em resposta a  Ismael
14/12/2024 09:33

Você no mínimo sonha em morar na Europa ou EUA, com essa revolta toda! Deveria se mudar para Cuba, Venezuela ou mesmo Coréia do Norte, lá é que é bom para o povo!🤮🤕

Última edição em 1 mês atrás por Roberto Vasconcelos
Dave
Dave
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
13/12/2024 19:43

Não são os americanos que desejam dominar o mundo. Eles querem liberdade para todos e governos justos e democráticos. Sem os americanos o mundo já seria dominado por governos opressores e ditaduras como china, korea do norte, Taliban no Afeganistão, putin na russia, partido comunista na china, ayatolas no Irã, maduro na Venezuela, castros no cubae por ai vai…. stf no Brasil…. mas é difícil explicar isso para quem ainda acredita que che Guevara era um herói libertador e os Estados Unidos e Europa imperialistas….

Devanir Nunes Martins
Devanir Nunes Martins
Em resposta a  Dave
13/12/2024 22:07

Governos justos? Isso inclui Palestina?

Jeferson
Jeferson
Em resposta a  Dave
13/12/2024 23:51

Sensacional observação Dave!!! O sistema deste cabeça quadrada são os piores, mais injustos e egoístas do universo.
Socialismo, comunismo, **** são conceitos de seres que ainda trazem em seu íntimo um sentimento de egoísmo pleno. Como um povo como o chinês carece de ser tratado como “andróides” e vivem sob um regime totalitário, sem a mínima oportunidade de expor seus anseios e novas formas de sociedade livre de ditadores. Ele o Xi Jing Pinga usa ternos de muitos dólares pago, iates com maçanetas, torneiras e toda gama de luxúria que se possa imaginar e seu povo doutrinados a serem tratados como se fossem chapados e conectados a um super servidor a fazer aquilo que o tal Xingling exige…. Ou a cabeça ****, ou fica na sela….

Mauro
Mauro
Em resposta a  Dave
14/12/2024 01:47

Sem sombra de dúvidas…A Plandemia Criada pelos Chineses, foi tão descaradamente explícita Q somente eles tinham máscaras

Rodrigo gomess
Rodrigo gomess
Em resposta a  Dave
14/12/2024 10:48

Vc e **** mané cuidado para não ir preso tbm kkk bando de criminosos enganaram até os pastores, os estados unidos tem que se ferrar agora com esse presidente mds das direitas criminosos e mais um comunista ditador tá na hora de formar nova moeda para tirar o dólares do poder

Cido
Cido
Em resposta a  Dave
14/12/2024 16:42

Eis aquele ditado falar com algumas pessoas e como a abelha tentar convencer uma mosca deixar de comer **** e só querer comer mel ela nunca vai querer saber de comer mel ela só vai querer ficar na ****.
Moral da estória amigo não convença uma mosca comer mel amigo e perca de tempo.
Apesar de sua boa explicação.

Andre Ribeiro
Andre Ribeiro(@pquetube)
Member
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
13/12/2024 20:16

Exatamente, os EUA são notórios invasores com sua política intervencionista. Agora de mãos dadas com esse megalomaníaco Elon Musk tentando influenciar na nossa política nacional. Se não fosse a China e a Rússia para contrabalancearem esse poder todo estaríamos sujeitos a todo tipo de violência.

Daniel
Daniel
Em resposta a  Andre Ribeiro
14/12/2024 07:50

Que violência cara? Seja objetivo! Com a China estamos todos lascados. Não entendo como não percebe isso. O governo chinês não quer o bem de seu povo, apenas o poder de dominar o mundo com sua tirania.

Flávio Cardoso
Flávio Cardoso
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
13/12/2024 23:18

Paulo respeito sua opinião mas gostaria de deixar uma reflexão USA. EUROPA JAPÃO, AUSTRÁLIA BRASIL e outros democracias onde somos livres para nós pronunciar e discordar. Por isso a demora de decisão todos são ouvidos e vence a vontade da maioria e podemos chamar bloco de direita. Onde tem tribunais internos e internacionais.CHINA, RÚSSIA COREIA DO NORTE, IRÁ E VENEZUELA ETC. são países ditatoriais ninguém da população tem opção de discordar e o autoritarismo e repressão ditam as regras. Se vc tiver seu capital em yuan, rublo, etc. E não te pagarem reclama com quem com potencial bélico na mão de fanáticos sua opção e nenhuma

Jeferson
Jeferson
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
13/12/2024 23:33

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Marciano
Marciano
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 04:55

Eua domina o ocidente mas não o mundo e nem o oriente

Softsdelphi
Softsdelphi
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 05:08

Prefiro a m€rd@ do americano na minha cabeça do que uma tonelada de perfume chinês no meu corpo. A m€rd@ do americano irá me trazer muita prosperidade e o perfume chinês me trará câncer.

Última edição em 1 mês atrás por Star Soft
edgar lima filho
edgar lima filho
Em resposta a  Softsdelphi
14/12/2024 05:39

Tá louco … Eu fora..!

Carlis
Carlis
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 06:02

Mas por que o império americano tem que terminar?

Homer Simpson
Homer Simpson
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 06:31

Não será a China que conseguirá isso, pode apostar. A economia dela está afundando

Silvio Guedes
Silvio Guedes
Em resposta a  Homer Simpson
14/12/2024 12:19

Afundando? Que mundo você vive?

José Luiz
José Luiz
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 06:34

Aposto que vc ainda usa a focinheira da China…kkkk

Marco
Marco
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 06:45

Não me importo de o mundo ser dominado por uma potência que garante liberdade e desenvolvimento. Mas me preocupa ser dominado por uma ****

Roberto Vasconcelos
Roberto Vasconcelos
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 09:30

Sonha inocente!🤓

João Pessoa
João Pessoa
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 10:26

Para de falar besteira seu comunista de iPhone! Então vc quer trocar o império americano pelo Chinês? Tá bom ****, vamos te colocar pra trabalhar 18h por dia na China em troca de um ovo cozido e um miojo por dia! Vamos ver quanto tempo vc aguenta?

Silvio Guedes
Silvio Guedes
Em resposta a  João Pessoa
14/12/2024 12:21

Faz um pix pro **** pra se acalmar. Patriota!!!

Anderson
Anderson
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 12:00

No jogo do poder, o Trono nunca ficará vazio… Ou é os americanos ou será os chineses… Casa um tem uma maneira diferente de governar… China já comprou boa parte da América do Sul… Nos pacotes de ajuda e exploração de Riquezas latinas…

Lazaro elveci
Lazaro elveci
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 12:59

Com uma pequena diferença. EUA é democracia. China e outros mais ****, AUTORITARISMO. VAI ESTUDAR AMIGO ****.

Fabiano
Fabiano
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 13:47

Tem que terminar pq? Aí a china assume o posto?

Andre
Andre
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 13:57

Tem que aprender um pouco de geopolítica antes de passar vergonha.

Danielfjal
Danielfjal
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 15:26

Nada se compara a dominação do Império Romano no passado. O imperialismo Americano através da economia e dólares já acabou faz tempo, prefiro não escolher substitutos!

Svc
Svc
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 16:45

Ser substituído pela praga da Ásia? Cara tu não sabes o qie falas! Tudo de ruim no mundo vem da China!

Pietro
Pietro
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 17:05

Você não pensou muito antes de escrever. Lembre que os EUA foram fator decisivo a impedir a tirania da aliança do Eixo, e depois a da União Soviética. Estamos bem sob o guarda chuva do Tio Sam.

domingps
domingps
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
14/12/2024 17:46

Não quero defender nenhum nem outro, aliás o comercio bilatetal brasileiro, prrcisa de ambos, como todos parceiros comerciais, argehtina , Mexico etc, deixando politica de lado, sendo mais racoonal, chegamos a conxlusao que a China hoje é de longe o maior parceiro comercial do Brasil, praticamente importam 70% das comodites brasileiras que sao exportadas, se deixatem de comprar do Brasil o agronegocio brasileiro srão srriamente abalados, já a relaçao comercial com os americanos nao tem a mesma influencia no setor, eles os americanos são nossos concorrentes direto, bom mesmo esquercer essa de direita e esquerda e enxergar as oportunidades comerciais, isso sim nos interessa.

Wharllem
Wharllem
Em resposta a  Paulo Roberto Bianchi
15/12/2024 00:09

Rã rã! Tá? E colocar no lugar do tio Sam I’m bando de famintos e ditadores ****, PQP! Só pode está sem Rivotril

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Em resposta a  Antonio
13/12/2024 19:11

Foi o Japão que invadiu a China.
Vc tem conhe6 zero, como todo ****.

Dave
Dave
Em resposta a  Luiz Alberto
13/12/2024 19:47

Outros tempos amigo… 100 anos atrás quando o Japão ainda achou que são uma raça superior na Ásia, como os alemães na Alemanha na epoca. Nada mais atual nos tempos de hoje… narrativa de ****….

Jeferson
Jeferson
Em resposta a  Antonio
13/12/2024 23:33

Perfeito comentário, faço minha suas palavras….

Marcelo Mazzi
Marcelo Mazzi
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 02:50

Sua imagina imaginação e tão grande, que você poderia ser roteirista de filmes de ficção! O que fazem os EUA como potência, que comanda o mundo hoje! Ou você acha que a derrubada Síria foi de grupos rebeldes? Ou é ingênuo ou ****. Os EUA pregam que os grupos eram terroristas. Você acha que vai assumir que apoiou a queda de Assad, favorecendo grupos que considera terroristas! Seu entendimento de geopolítica é nenhum. Seus estudos são de fontes, com certeza, duvidosas: revistas, vídeos etc. Vai estudar! ****!!! Qual o problema com a China? Já somos **** dos americanos!!!? Já sei você gosta do Trump! O democrata! É piada?

Siziano
Siziano
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 06:22

Bem isso ,espalham “cavalos de Troia” no Brasil ha varias empresas do governo chines, CPFL é so uma delas….. Querem dominar tudo….. A falta de comunicaçao deixa as pessoas perdidas, energia, eletrônicos etc …

Komoku de antoin
Komoku de antoin
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 07:41

Vc é ****

Toni
Toni
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 09:58

A China comprou uma cidade inteira no interior de algum lugar do Brasil por 3 trilhões,com certeza tem algum plano aí…

Paulo Tavares dos Santos.
Paulo Tavares dos Santos.
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 12:23

Se for verdade, então, será a próxima potência imperialista depois dos EUA /UK/ França….e (ex-) Japão !!! Historicamente, a CHINA, nunca interviu e ou ameaçou a soberania de qualquer país , exceto em legítima defesa !!! Já o imperialismo americano, virou rotina, suas intervenções políticas e militaresem várias nações do mundo !!!

Orlando
Orlando
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 15:47

Quero novidades!
O mal do esperto ( USA ) é pensar que o resto e ****.

Ademilton da Silva Leite
Ademilton da Silva Leite
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 16:11

Já vi esta novela antes com o Japão, hoje nem de Japão se fala mais…..começa assim…se achando e ameaçando depois vira um caramujo.

Reijane Ribamar
Reijane Ribamar
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 17:17

Isso mesmo. Ma’s oe **** nao enxergao. James fizeram a Laverne cerebral neles.

Leonardo Prado
Leonardo Prado
Em resposta a  Antonio
14/12/2024 20:48

Estados Unidos da América é um anjo protetor!
****!

Ruy
Ruy
Em resposta a  Antonio
16/12/2024 17:16

Antonio a china não é diferente dos EUA que controlam o sistema fianceiro mundial e podem sancionar quem eles quiserem. A china no passado sofreu muito na mão doa Ingleses que viciavam a populacao com opio, e com os japoneses que matavam recem nascidos por diversão. O mundo é a ****. A unica coisa boa é que todo imperio um dia vai ruir

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x