1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / China liga pela primeira vez a maior turbina eólica do mundo, com 152 m de altura e capaz de suportar rajadas de vento de 290 km/h, o modelo promete revolução
Tempo de leitura 3 min de leitura

China liga pela primeira vez a maior turbina eólica do mundo, com 152 m de altura e capaz de suportar rajadas de vento de 290 km/h, o modelo promete revolução

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/07/2023 às 12:57
China liga pela primeira vez a maior turbina eólica do mundo; com 152 m de altura o modelo promete revolucionar o mercado
Foto: China Three Gorges Energy

A China está avançando cada vez mais no mercado de energia renovável e, agora, colocou em operação a maior turbina eólica do mundo com capacidade de 16 MW.

A empresa da China Three Gorges Energy anunciou a ligação da primeira turbina eólica do mundo com uma capacidade de 16 MW. A altura da torre desta instalação offshore chega a 152 metros, que é aproximadamente a altura de um prédio residencial convencional de 50 andares. A maior turbina eólica do mundo será capaz de suportar rajadas de vento de quase 290 km/h e fornecer energia renovável para até 36 mil residências chinesas.

Maior turbina eólica do mundo pode produzir 66 GWh por ano

Cada uma das pás instaladas conta com 123 metros de comprimento. O peso total das três pás é de 54 toneladas e o peso da sala de máquinas com o gerador no topo da torre é de 385 toneladas. Em uma revolução, as pás da maior turbina eólica do mundo traçam um círculo no ar com uma área de aproximadamente 50 mil m². A colheita de energia deste setor é de 34,2 kWh. A expectativa é que a produção anual desta turbina instalada na China chegue a 66 GWh.

China está construindo uma turbina eólica de dimensões impensáveis

A planta de demonstração está situada no Parque Eólico Offshore de Fujian, no Estreito de Taiwan, onde o efeito de um túnel de vento natural é exibido. Segundo o grupo das Três Gargantas, o local apresenta condições de quase tempestade por mais de 200 dias anuais, com ventos maiores que 51 km/h.

A resistência do projeto da instalação ao vento é de 287 km/h. Isso é maior do que o tufão que foi registrado anteriormente com força recorde de furacão, que aconteceu na década de 70, quando a velocidade do vento alcançou 260 km/h.

China planeja continuar expandindo o tamanho de suas turbinas eólicas

O mais interessante é que a China continuará ampliando o tamanho das turbinas eólicas, visto que cada novo metro de pá dá um aumento tangível na potência gerada. No final do ano, a China pode começar a instalação ou mesmo o comissionamento de uma turbina de 18 MW, cuja altura da torre ultrapassará um prédio de 70 andares. E também é provável que seja anunciado o desenvolvimento ou mesmo a produção de uma turbina de 20 MW.

A maior turbina eólica do mundo conta com um sistema de geração de energia eólica de última geração, que transforma a energia eólica em eletricidade.

Centenas de sensores e um radar a laser monitoram constantemente o status operacional, detectando unidade, temperatura e velocidade do vento. Com a ajuda de sistemas inteligentes, a turbina pode ajustar automaticamente o ângulo e regular a potência em resposta às condições climáticas.

A ligação da maior turbina eólica do mundo é um marco incrível para o setor de energia limpa. Com sua capacidade de geração de energia limpa e benefícios ambientais significativos, essa turbina ajudará na transição energética e na redução das emissões de CO2.

Energia eólica se expande ao redor do mundo

Um recorde de 680 GW de capacidade de energia eólica deve ser instalado no mundo até 2027, entretanto os formuladores de políticas devem garantir que os gargalos da cadeia de suprimentos não reduzam a expansão da fonte e coloquem em risco o cumprimento das metas climáticas, de acordo com um relatório do setor divulgado em março.

O relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) afirma que as políticas definiram o cenário para a acelerada implantação de energia eólica onshore e offshore, com expectativa de que a indústria instale 136 GW anualmente até 2027.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos