China cria mini gerador de energia eólica capaz de produzir eletricidade com o uso de fitas

Valdemar Medeiros
por
-
06-04-2021 11:36:43
em Energia Renovável
China - energia solar - gerador - eletricidade Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Xin Chen, Xiaojing Mu, e Ya Yang

A china inovou mais uma vez e está trazendo um mini gerador de energia eólica capaz e funcionar sem o uso de uma hélice

Uma equipe de pesquisadores da China desenvolveram uma espécie de mini gerador de energia eólica capaz de gerar eletricidade apenas com brisas leves de vento e sem a necessidade uma hélice, pelo contrario ele usa fitas.

Leia também

Cientistas da China desenvolveram um mini gerador de energia eólica capaz de extrair eletricidade da brisa que uma pessoa produz enquanto caminha. O dispositivo, batizado como B-TENG, promete revolucionar a geração de energia sustentável a partir do vento. Os resultados foram descritos em artigo recém-publicado na Cell Reports Physical Science.

Entenda como funciona a mini turbina de energia eólica

Processo e funcionamento do mini gerador eólico

A mini turbina de energia eólica da China é composto por duas fitas de plástico, dentro de um tubo, que vibram ou batem uma na outra na presença de um fluxo de ar, dispensando o uso de baterias. Esse fluxo de ar pode ser obtido com um simples sopro – e até mesmo a partir do movimento do braço de uma pessoa durante uma caminhada.

De acordo com os pesquisadores da China, uma brisa suave de 1,6 metros por segundo é suficiente para alimentar o dispositivo. No entanto, ele funciona melhor em uma velocidade que garanta que as duas tiras de plástico vibrem em sincronia, quando a velocidade do vento está entre 4 e 8 metros por segundo.

“Nós colocamos nosso nanogerador no braço de uma pessoa e o fluxo de ar do braço balançando foi suficiente para gerar energia”, afirma Ya Yang. Durante os testes, o equipamento alcançou uma eficiência de 3,23% na conversão do vento e produziu energia suficiente para alimentar 100 LEDs ou sensores de temperatura.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.