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China choca o mundo ao construir dois navios de cruzeiro gigantescos em tempo recorde e desafia a Europa

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 18/01/2025 às 10:05
China choca o mundo ao construir dois navios de cruzeiro gigantescos em tempo recorde e desafia a Europa
A China usou mais de 100 novos métodos de construção, como soldagem a laser híbrida e grandes peças pré-montadas. Isso acelerou todo o processo, permitindo que o navio ficasse pronto em apenas nove meses.

Com tecnologia avançada, o Aida Huacheng e seu navio irmão elevam a China ao seleto grupo de construtores de cruzeiros de luxo, com 341 metros de comprimento, capacidade para 5.232 passageiros e construção em apenas nove meses.

China acaba de entrar no seleto grupo de nações capazes de fabricar navios de cruzeiro, desafiando a liderança de gigantes europeus. Com dois navios colossais em tempo recorde, o país asiático mostra que não está para brincadeira.

O destaque do momento é o “Aida Huacheng”, um verdadeiro colosso dos mares que, com suas inovações e porte monumental, já está dando o que falar.

O colosso dos mares: Aida Huacheng

O Aida Huacheng é um marco na engenharia naval da China. Com 341 metros de comprimento e 141.900 toneladas, ele é capaz de acomodar até 5.232 passageiros em suas 2.144 cabines luxuosas. Equipado com sistemas de entretenimento de última geração, promete oferecer experiências dignas dos melhores cruzeiros do mundo.

E o mais incrível? Ele conta com tecnologias avançadas, como torres de dessulfuração que reduzem os óxidos de enxofre emitidos pelos motores. Em tempos de preocupação ambiental, esse é um ponto forte.

Talvez o mais impressionante seja o tempo de construção na China. Desde a montagem inicial até a finalização, o navio foi construído em apenas nove meses! Esse feito foi possível graças a mais de 100 novos métodos de trabalho, incluindo a soldagem a laser híbrida e o uso de grandes seções pré-montadas.

Uma nova era para a indústria naval chinesa

Eles otimizaram cada etapa do trabalho, conectando sistemas e estruturas de forma mais eficiente. Além disso, a equipe focou na inovação para garantir qualidade e rapidez ao mesmo tempo.
Eles otimizaram cada etapa do trabalho, conectando sistemas e estruturas de forma mais eficiente. Além disso, a equipe focou na inovação para garantir qualidade e rapidez ao mesmo tempo.

A indústria naval chinesa não economizou em inovação. A Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding implementou processos modernos que otimizam tanto a qualidade quanto a eficiência. Essa evolução coloca o país em pé de igualdade com estaleiros europeus renomados.

Por décadas, países como Itália, Alemanha e França dominaram a construção de cruzeiros. Agora, a China prova que pode competir em pé de igualdade, desafiando a hegemonia europeia com qualidade e rapidez.

Da construção de GNL aos cruzeiros de Luxo

A China vem surpreendendo o mundo desde 2008, quando entregou seu primeiro navio-tanque de gás natural liquefeito (GNL). Esse foi apenas o começo de uma jornada rumo à excelência na construção naval.

Outro marco importante foi o porta-aviões CV-17 Shandong, o primeiro de fabricação nacional, entregue em 2019. Essas realizações mostram o quanto o país avançou em poucos anos.

A China e o futuro da construção naval

A entrada da China no mercado de cruzeiros impacta diretamente a indústria global. Com capacidade para construir navios em tempo recorde e com tecnologias avançadas, o país muda as regras do jogo.

Com dois navios concluídos e muitos outros no horizonte, a China promete dominar ainda mais o setor. Será que veremos cruzeiros chineses liderando os oceanos em breve?

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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