Menu
Início CEO da multinacional IBM, Arvind Krishna, planeja substituir 7,8 mil trabalhadores por Inteligência Artificial

CEO da multinacional IBM, Arvind Krishna, planeja substituir 7,8 mil trabalhadores por Inteligência Artificial

8 de maio de 2023 às 10:40
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
CEO da multinacional IBM, Arvind Krishna, planeja substituir 7,8 mil trabalhadores por Inteligência Artificial
Foto: Pexels

Arvind Krishna, CEO da multinacional IBM, planeja substituir 7,8 mil colaboradores por robôs que utilizam Inteligência Artificial (IA).

Arvind Krishna, o CEO da International Business Machines (IBM), empresa que atua no setor de tecnologia da informação, afirmou que a companhia deve interromper as contratações de novos colaboradores em trabalhos que possam ser realizados por IA (Artificial Intelligence, ou AI, em inglês). O executivo da multinacional planeja substituir os atuais empregados em áreas não voltadas para o cliente.

Multinacional IBM planeja trocar 7,8 mil empregos por Inteligência Artificial (IA)

A afirmação foi realizada em uma entrevista concedida para o site Bloomberg. Arvind Krishna acredita que 30% da mão de obra da multinacional pode ser substituída por Inteligência Artificial e automação nos próximos cinco anos.

Artigos recomendados

A estimativa da IBM seria trocar 7,8 mil empregos de pessoas físicas por IA que podem tornar determinadas tarefas automatizadas, inclusive no setor de recursos humanos. O executivo não entrou em detalhes se planeja realizar rodadas de demissão, entretanto, afirmou que alguns cargos não serão repostos quando ficarem vagos.

Atualmente, a multinacional IBM possui cerca de 260 mil colaboradores de todo o mundo, onde 10% deste total estão alocados em cargos fora do atendimento ao cliente. Se a promessa for finalizada, o total de desempregados poderia subir para até 26 mil.

O que o mercado de trabalho teme agora é que outras empresas sigam os passos da IBM, principalmente se esta iniciativa da multinacional for bem sucedida. Entretanto, não foi divulgado nenhum cronograma ou planejamento de demissões, ou seja, ainda pode levar meses ou até anos para que a multinacional comece o processo de substituição.

Essa não é a primeira situação que a montadora de PCs passa. A multinacional de Arvind Krishna já havia anunciado a demissão de 3,9 mil pessoas no começo de 2023, número que poderia chegar a 5 mil postos até o final do primeiro trimestre.

Inteligência Artificial mudará o mercado de trabalho?

O anúncio da troca dos trabalhadores por robôs da IBM é mais uma bomba no setor de IA, que é visto como um vilão em vários setores laborais. Há um temor real de aumento no desemprego em nível global por conta da chegada das IAs em atividades realizadas por humanos, como ressaltou o “padrinho da IA” em seu pedido de demissão do Google. Tarefas que estão ligadas a criação de conteúdo ou a realização de tarefas diárias poderiam ser executadas, ao menos em alguma medida, por chatbots inteligentes como o ChatGPT

Alguns setores sociais estão apreensivos quanto a essa possibilidade, entretanto, até então, nenhuma empresa havia deixado tão claro os planos para trocar trabalhadores por IAs, como fez a multinacional IBM, do executivo Arvind Krishna. Vale ressaltar que o BuzzFeed finalizou sua divisão de notícias após incorporar a produção de conteúdo por Inteligência Artificial no lugar de jornalistas.

O experimento da IBM pode deixar experiência no mercado. Caso dê certo, há uma chance de mais avanços no setor de tecnologia. Se der errado, talvez haja um pouco mais de cautela dos empresários no trato com recursos humanos de suas empresas.

Entenda o que pode ser considerado Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da Ciência da Computação que cria algoritmos e sistemas capazes de fazer tarefas com grandes bases de dados. Entre as aplicações, estão aprendizado de máquina, reconhecimento facial, mineração de dados, diagnóstico por imagem, modelos de linguagem como o ChatGPT, gerador de imagens como o DALL-E 2 e Midjourney.

A inteligência artificial torna possível que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e performem tarefas como seres humanos. Grande parte dos exemplos de IA que se ouve falar hoje, dependem de deep learning e processamento de linguagem natural.

Com estas tecnologias, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar