Executivo da montadora chinesa comenta sobre a preferência do público pela Toyota Hilux SW4 e as diferenças no mercado premium.
Durante uma entrevista que rapidamente ganhou repercussão, o Ceo da JAC fez comentários diretos sobre a posição de destaque da Toyota Hilux SW4 no mercado brasileiro e trouxe insights sobre o comportamento do consumidor nesse segmento.
Segundo ele, a resistência e a durabilidade da Hilux SW4 são os principais fatores que tornam o modelo um dos mais procurados, especialmente por clientes do setor rural.
A força da Toyota Hilux SW4 no Brasil
O executivo relembrou uma conversa curiosa que teve durante uma reunião com representantes da Land Rover. Na ocasião, os responsáveis pela marca afirmaram que planejavam competir diretamente com a Toyota, buscando atrair consumidores da Hilux SW4 para modelos como o Discovery Sport. Contudo, o Ceo da JAC discordou da estratégia.
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“O cliente que compra a Hilux SW4 quer resistência, durabilidade e confiabilidade. Esse consumidor precisa de um carro que funcione bem na fazenda e mantenha o valor de revenda, e é exatamente isso que a SW4 entrega”, destacou.
Ele foi enfático ao afirmar que o perfil do cliente da Hilux SW4 é muito diferente do consumidor típico de marcas como Land Rover e BMW. “O cliente da Toyota SW4 não está preocupado em ostentar luxo no sentido tradicional. Ele quer um carro que aguente o tranco, seja funcional e resolva os problemas do dia a dia, especialmente no campo”, complementou.
Mercado de luxo ou mercado rural?
O Ceo da JAC também trouxe números para ilustrar o cenário atual do mercado automotivo no Brasil. Segundo ele, o segmento de picapes e SUVs acima de R$ 300 mil é onde realmente está o dinheiro no país.
Para efeito de comparação, ele mencionou que, anualmente, são vendidas cerca de 60 mil picapes nessa faixa de preço, o que corresponde ao dobro do volume de vendas do mercado de carros premium tradicional.
“O mercado de luxo no Brasil não são as marcas premium como BMW ou Mercedes. O verdadeiro mercado de luxo é o das picapes acima de R$ 300 mil. E é aí que a Toyota Hilux se destaca, com modelos que vendem mais que toda a linha de marcas como Audi, por exemplo”, apontou o executivo.
Uma análise direta e sem rodeios
Com seu estilo direto, o Ceo da JAC desmistificou a ideia de que o mercado premium no Brasil está atrelado apenas a marcas de luxo europeias. Ele argumentou que o consumidor brasileiro enxerga valor de forma prática, o que explica a popularidade de veículos como a Hilux SW4.
“A Toyota acertou em cheio ao criar um carro que entrega exatamente o que o cliente precisa. Não é sobre luxo tradicional, mas sobre atender uma necessidade real”, concluiu.
A fala do Ceo da JAC reforça o quanto o mercado automotivo brasileiro possui nuances específicas, onde fatores como funcionalidade e robustez são, muitas vezes, mais valorizados que itens de luxo e design sofisticado.
Bom dia!!
Não entendi por que não disseram o nome do CEO da Jack. Matéria incompleta. Mas vou ajudar: Sérgio Habib.
Concordo plenamente! Uma falta de respeito inclusive….