Celesc fecha parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina para transformar carros de frotas públicas movidos a combustão em carros elétricos
A Celesc está trabalhando no desenvolvimento do projeto ConverTE, no qual está sendo abordada a possibilidade de realizar a conversão de carros de frotas públicas, que sejam movidos a combustão, em carros elétricos. Entre os principais objetivos deste projeto, está a fase de testagem da viabilidade dessa transformação, para contribuir com a formatação de uma legislação que vise minimizar ao máximo os impactos ambientais. Este projeto está sendo realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).
Leia também
Projeto ConverTE da Celesc promete acelerar mobilidade elétrica
A Celesc investiu no projeto cerca de R$ 5,4 milhões, além do valor de R$ 1 milhão oriundo do investimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Embrapii.
O Polo de Inovação em Sistemas Inteligentes de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina (PE/IFSC) também realizou um investimento no projeto, no valor de R$ 330 mil.
-
Custando menos de R$ 65 mil, esse sedã automático da Fiat oferece 525 litros de porta-malas, motor 1.8 de até 139cv, sendo uma boa opção para família ou para quem busca um carro com espaço interno e manutenção conhecida no mercado: conheça o Fiat Cronos Precision 2018
-
Volkswagen vai deixar de fabricar esses modelos e cortar 1 milhão de carros da produção até 2030, enquanto elimina 50 mil empregos, reduz plataformas e aposta em veículos que realmente dão lucro no mercado
-
Toyota estreia no Brasil seu primeiro carro 100% elétrico com 343 cv, tração integral, autonomia de 361 km e preço de R$ 419.990, mas apenas 99 compradores poderão levar o bZ4X para casa
-
SUV chinês faz 24,4 km/l, supera o Toyota Yaris Cross nos testes reais, entrega 224 cv com sistema híbrido, tem tanque de 51 litros para maior autonomia e ainda custa até R$ 5 mil menos.
O projeto recebeu o nome oficial de ‘Inserção de Veículos Elétricos em Frotas Públicas, através da Conversão de Veículos a Combustão Para Tração Elétrica’. Todo o desenvolvimento e estudo deste projeto iniciou em meados de outubro do ano de 2020, e possui previsão de conclusão em três anos.
Inauguração do eletroposto em Florianópolis, Santa Catarina
Na última terça-feira, dia 14, aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) a inauguração de um eletroposto em Florianópolis e a entrega sob empréstimo do Carro Elétrico Zoe, para que fosse realizado um levantamento do perfil de usuário da futura frota pública do estado.
O veículo entregue é da linhagem da montadora francesa Renault, porém ainda não é um dos carros elétricos convertidos a partir do projeto, mas sim um veículo de uma das linhagens de carros elétricos de fábrica.
O intuito inicial é que os servidores da ALESC utilizem o modelo Renault Zoe e se adaptem durante essa primeira fase de testes. Após isso, e com o projeto já bem encaminhado, a meta será converter, inicialmente, cinco veículos, no mínimo.
Preocupação em diminuir a emissão de gases e preservação do meio ambiente
Durante a inauguração do eletroposto em Florianópolis, o gerente do projeto, Lauro Fernando Lacerda Junior, que faz parte da Divisão de Transportes e Viagens/Departamento de Administração da Celesc Distribuição, destacou que todas essas medidas que estão sendo tomadas, juntamente com a inserção gradual de carros elétricos na frota pública, contribuem muitíssimo para redução dos custos das entidades que trabalham com transporte de funcionários e de mercadorias.
O gerente disse ainda que uma das prioridades da Celesc é auxiliar na redução dos impactos ambientais causados por veículos movidos a combustão, que emitem CO2 e outros gases do efeito estufa.
A equipe de pesquisadores empenhados neste projeto da Celesc é formada por Alessandro Pedro Dadam, Bruno Cordeiro Clasen, Diego Ferreira e Silva e Luiz Henrique Rafael, além do gerente do programa de P&D Thiago Jeremias e os colaboradores da área, como Luiz Afonso Pereira Athayde Filho e Maria de Lourdes Guimaraes Machado. Já pelo IF de Santa Catarina, somam ao todo 16 pesquisadores do campus de Florianópolis, que trabalham sob coordenação do professor Adriano Bresolini.
