CBO fará conversão de navio, que será a primeira embarcação da América Latina com propulsão híbrida, alternando sua alimentação entre diesel e baterias

Roberta Souza
por
-
12-11-2020 15:11:41
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Navio, embarcação, diesel CBO Flamengo

A empresa Wärtsilä foi contratada pela CBO, para converter a embarcação CBO Flamengo. Será o primeiro navio com propulsão híbrida, alternando com diesel e baterias

A operadora brasileira de embarcações de apoio offshore CBO contratou o fabricante finlandês de equipamentos marítimos Wärtsilä, para modificar uma de suas embarcações. Segundo Wärtsilä, o CBO Flamengo será o primeiro navio equipado com baterias de propulsão híbrida no Brasil e na América Latina, alternando sua alimentação entre diesel e baterias. Espera-se que isso melhore o consumo de energia dos navios e reduza sua pegada de carbono.

Confira também:

O prazo de entrega dos equipamentos da Wärtsilä está previsto para abril de 2021, e a instalação e integração do equipamento será realizada pela CBO. O escopo do contrato inclui conversão, serviços, entrega de solução híbrida e comissionamento.

Wärtsilä disse que “O sistema híbrido fornecerá energia de redundância e reduzirá aumentos intermitentes de carga (redução de pico), economizando combustível e reduzindo os níveis de emissão de escapamento. Além disso, como os motores operarão por menos horas de operação, os requisitos e custos de manutenção serão reduzidos”.

Marcelo Martins, Diretor Técnico e Comercial da CBO, disse “Buscamos menos consumo de combustível fóssil e isso, alinhado às nossas iniciativas de ESG (governança ambiental e social), torna a decisão de instalar baterias em nossas embarcações um caminho natural. A CBO vai oferecer aos nossos clientes uma operação mais eficiente e esse será o primeiro passo de muitos”.

Sobre a Wärtsilä:

A Wärtsilä é uma fornecedora de equipamentos navais para construtores, armadores e operadores de embarcações e instalações offshore. Sua sede mundial está localizada na Finlândia.

A rede própria de serviços globais da Wärtsilä cuida do maquinário de navios de seus clientes em cada estágio do ciclo de vida útil. A empresa fornece maquinário para navios, propulsão e soluções de manobras, bem como serviços para todos os tipos de embarcação.

A empresa também é a fornecedora líder de usinas termelétricas, serviços de operação e cuidado de vida útil na geração de energia descentralizada.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos