1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Carro voador da China deixa o mundo em choque! Tecnologia avançada ameaça revolucionar o transporte e mudar a maneira como nos locomovemos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 7 comentários

Carro voador da China deixa o mundo em choque! Tecnologia avançada ameaça revolucionar o transporte e mudar a maneira como nos locomovemos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/01/2025 às 10:14
Carro voador da China deixa o mundo em choque! Tecnologia avançada ameaça revolucionar o transporte e mudar a maneira como nos locomovemos
Foto gerada por IA

O carro voador da China foi apresentado como uma nova tecnologia que promete revolucionar o mercado. Saiba como funciona o carro da China produzido pela Xpeng AeroHT.

A Xpeng AeroHT lançou oficialmente seu carro voador modular no final do ano passado. Este caro voador da China consiste em um transportador terrestre, uma espécie de Cybertruck com porta-aviões, e uma aeronave. A pré-venda do modelo com nova tecnologia começou no final de 2024 com um preço abaixo de 2 milhões de yuans, o equivalente a R$ 1,5 milhão. As entregas do modelo estão previstas para 2026.

Um pouco da história da empresa responsável pelo carro voador

A divisão foi fundada em 2013 com apoio financeiro do CEO da Xpeng, He Xiaopeng, com o objetivo de desenvolver um carro voador da China de verdade. Contudo, seus veículos pareciam tudo, menos um carro. Em 2021, a empresa anunciou sua nova tecnologia: um carro voador de 6ª geração. A Xpeng planejava torná-lo um carro da China para voar nas ruas com hélices implantáveis no teto.

Contudo, é muito difícil travar as hélices corretamente para evitar danos causados por vibrações quando o carro está dirigindo na estrada. Desta forma, a empresa começou seu projeto de um carro voador da China com a Land Aircraft Carrier, algo anunciado pela primeira vez em outubro de 2023. Agora, este carro com nova tecnologia fez sua estreia ao vivo na China.

Como citado anteriormente, o carro da China é separado por dois elementos principais. O primeiro é o porta-aviões, que conta com 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura. Ele mantém um estilo minimalista com um formato de corpo em blocos e pilares A suaves que se fundem na linha do teto. O porta-aviões conta com maçanetas niveladas e acabamento de plástico na parte inferior do corpo.

Carro voador da China pode suportar até 6 voos

Segundo a empresa, esse porta-aviões é um elétrico de autonomia estendida com base em uma plataforma de alta voltagem de 800V. Ele conta com um motor de combustão interna sob o capô, que não transfere nenhum torque para as rodas.

Carro voador da China deixa o mundo em choque! Tecnologia avançada ameaça revolucionar o transporte e mudar a maneira como nos locomovemos
Foto: Divulgaççao/ Xpeng

Em vez disso, ele fornece energia para os motores elétricos e uma bateria. Sendo uma nova tecnologia, a autonomia mista desse porta-aviões chega a 1.000 km (CLTC). Graças ao sistema de 800 V, ele pode carregar a aeronave de 30 a 80% em 18 minutos.

Falando sobre o carro voador da China, ele parece um drone e pode pousar e atracar automaticamente na base. Para caber no “porta-malas”, ele dobra suas hélices. Com carga total, a nova tecnologia pode suportar entre 5 e 6 voos. O carro da China suporta dois modos de direção manual e automático.

Quando o carro voador da China estará disponível?

O carro da China realizou seu primeiro voo público no Zhuhai Air Show em novembro de 2024. Sua pré-venda começou no final do último ano com preço abaixo dos 2 milhões de yuans (R$ 1,5 milhão).

No entanto, a produção em massa e as entregas da “Cybertruck” modular da Xpeng começaram em 2026, pois a marca nem mesmo tem uma linha de montagem. Sua construção estava prevista para setembro de 2024, com produção experimental em julho de 2025. A capacidade anual planejada é de mais de 10 mil unidades. 

Vale destacar que os carros voadores não possuem um conjunto de leis adequado em nenhum país. Contudo, ainda é difícil imaginar que a Xpeng AeroHT encontrará 10 mil clientes prontos para comprar este veículo e satisfazer o volume de produção da futura fábrica da empresa. É um produto de nicho. Desta forma, o futuro do porta-aviões terrestre é nebuloso, mas espera-se que ele nos surpreenda ao se transformar em um projeto bem-sucedido.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
107 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Renk
Renk
05/01/2025 09:04

A china sempre a frente, revolucionando, enquanto o Brasil assiste e coloca defeitos sem fazer nada para competir.

Jair
Jair
Em resposta a  Renk
05/01/2025 11:53

Você podia se mudar para a China, já que é tão boa!
Talvez você não tenha se informado ainda, mas a Embraer, apesar de estar no país dos impostos, está em pleno andamento com um projeto, que é um dos mais modernos, para construir um Evolt, talvez devesse valorizar mais a indústria nacional, que luta contra o pior inimigo do mercado, que é um dos governos mais engessados do mundo e não só babar o ovo dos ****!

Jesué Moreira
Jesué Moreira
Em resposta a  Jair
05/01/2025 20:13

Não se preocupe Jair, esse sujeito deve ser ****. Todo ****, é ignorante, tanto é que vota em **** pra presidente. O **** não lê e por isso não sabe que a Embraer está entre as maiores empresas de aviação do mundo e no mesmo nível que ela, só está a francesa Airbus. Eu tenho uma amiga, na realidade ela é cunhada do meu irmão, ela trabalha numa filial da Nasa dentro da Embraer que, sendo formada em engenharia mecânica e pós graduada em robótica está desenvolvendo o protótipo ao qual você referiu-se acima. Pouco antes do natal a empresa a enviou para os EEUU para captar tecnologia e trazer para cá. O Brasil está sim, apesar do desditoso governo ****, muito envolvido nessa área.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x