Carro elétrico vendido no Brasil recebe nota zero em teste de colisão: conheça as polêmicas envolvendo o Neta Aya, comercializado por R$ 128 mil no país.
É comum que veículos passem por rigorosos testes de segurança antes de serem lançados no mercado, mas a situação da Neta Auto está longe de ser simples. A fabricante chinesa, que se prepara para iniciar as primeiras entregas de seu carro elétrico no Brasil, enfrenta uma série de desafios. Recentemente, a empresa passou por uma troca de comando em sua direção na China, enquanto seu modelo mais acessível, o Neta Aya, obteve uma preocupante nota zero nos testes de colisão do ASEAN NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança veicular na Ásia. O resultado gerou repercussão negativa, levantando questionamentos sobre a qualidade e a segurança do veículo, especialmente em um momento crucial de expansão para mercados internacionais, como o brasileiro.
Além disso, o desempenho fraco nos testes ocorre em um cenário de crescente competitividade no setor de carros elétricos, onde segurança e inovação tecnológica são pontos essenciais para conquistar a confiança do consumidor. A situação da Neta Auto agora coloca em xeque sua estratégia de entrada no Brasil, levantando dúvidas sobre como a marca lidará com as exigências regulatórias locais e o impacto desse escândalo em sua reputação global.
Entenda melhor a nota zero em teste de colisão do Neta Aya
A ASEAN NCAP é a equivalente ao Latin NCAP para carros vendidos na Ásia e Oceania. A entidade avaliou a segurança do Neta V, um hatch elétrico, chamado no Brasil de Neta Aya e custa R$ 128.900. Foi testado por também ser vendido na Malásia, em Brunei, na Indonésia e na Tailândia.
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O Neta Aya recebeu nota zero em teste de colisão de um total de cinco possíveis, um resultado igual aos do Renault Zoe EV e JAC e-JS1 E10x, testados anteriormente.
Segundo o ASEAN NCAP, o carro elétrico zerou o teste de colisão frontal, onde o motorista teria “proteção ruim na cabeça, pescoço, peito e perna”. Por lá, o teste também avalia a segurança em atropelamento de motociclistas e a nota também foi zero.
O elétrico obteve alguns pontos para proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis e sistemas de assistência de segurança, chegando ao total geral de 28,55 pontos em 100 possíveis. Com nota zero em teste de colisão frontal a 64 km/h, a coluna A e o volante se deslocaram de suas respectivas posições originais.
O que o carro elétrico Neta Aya entrega?
Segundo o ASEAN NCAP, o carro elétrico tem “estrutura de carroceria fraca” e “sistema de retenção comprometido” que coloca em grande risco a segurança dos ocupantes. O carro testado tem pacote de equipamentos similar ao da versão básica oferecida no Brasil, com apenas dois airbags, freios ABS e controle de estabilidade. No Brasil, sistemas ADAS só estão presentes na versão mais cara, de R$ 138.900.
O Neta Aya possui 4,07 metros de comprimento, 2,42 metros de entre-eixos e um porta-malas de 335 litros. É equipado com um motor elétrico de 95 cv e 15,3 kgfm, utilizando uma bateria de 40,7 kWh, prometendo uma autonomia de 263 km pelo ciclo PBEV do Inmetro.
Entre os equipamentos do carro com nota zero em teste de colisão estão a central multimídia de 14,6 polegadas na vertical, câmera de ré, controle de cruzeiro e bancos de couro. A versão Luxury adiciona o pacote de assistentes com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistência de permanência em faixa com alerta e assistente de farol alto.
Outras polêmicas com a marca
Além da nota zero em teste de colisão, no final da última semana, a marca teve que desmentir rumores sobre uma suposta renúncia do CEO, Zhang Yong. Os rumores se formaram nas redes sociais chinesas, alegando que o executivo estaria partindo para a empresa Neomor, que fabrica veículos logísticos elétricos.
Mesmo que tenha desmentido, horas depois foi anunciado que o executivo deixou realmente a empresa. Quem assume o cargo de CEO da Neta agora é Fang Yunzhou, fundador e presidente da Neta Auto.
Zhang estava na Neta desde 2018, após ter passado pela Chery New Energy e pela Beijing Electric Vehicle, e ao longo destes seis anos fez a empresa alcançar à marca de 150 mil carros vendidos em 2022 na China.