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Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/11/2024 às 09:24
Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
Foto: Divulgação/Youtube

A nova caminhonete da Chery está prestes a estrear no mercado automotivo chinês, prometendo agitar o segmento de utilitários. Batizada de Chery KP11, o modelo chega com uma proposta ousada de conquistar o público e competir diretamente com a BYD Shark.

As marcas chinesas têm conquistado cada vez mais espaço no mercado automotivo global, e a Chery foi pioneira nessa trajetória no Brasil. Antes do atual boom das fabricantes chinesas, a Chery já marcava presença no país com a inauguração de sua fábrica em Jacareí (SP), em 2014 — a primeira unidade da marca fora da China. Em 2017, parte de suas operações foi adquirida pelo Grupo Caoa, consolidando sua posição no mercado nacional. Agora, a Chery busca ampliar sua atuação ao ingressar no competitivo segmento de picapes, com o lançamento da promissora Chery KP11, que promete surpreender pelo design e tecnologia.

Nova caminhonete da Chery chegará ao mercado automotivo brasileiro?

Para isso, a Chery prepara uma nova caminhonete média cabine dupla construída sobre chassi de longarina para rivalizar com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Trata-se do projeto Chery KP11. Com motorização híbrida plug-in, ainda não tem nome definitivo e será uma rival direta da BYD Shark. 

Com design que segue a tendência das picapes médias atuais, a caminhonete Chery KP11 foi apresentada em Wuhu (China) na sede da marca, mas deverá ser lançada apenas em 2025 no mercado automotivo da China. O design da Chery KP11 é bem semelhante do definitivo, mas não há certeza quanto ao nome com o qual chegará às concessionárias. As informações são dos portais Rutamotor e Autoindustriya.

Vale dizer também, que, segundo sites do exterior, a nova caminhonete da Chery deve atender o segmento nos mercados asiático, australiano, europeu e latino-americano, ou seja, o Brasil está no radar.

Confira os principais detalhes da nova caminhonete da Chery que compete com a BYD Shark

O apelo visual da Chery KP11 segue as principais tendências já presentes em outros modelos do segmento. O capô não traz linhas tão retas e, assim como a Fiat Toro, o arranjo de faróis fica abaixo das luzes de posição diurnas, que trazem conjunto bem afilado.

O conjunto fica ao lado da grade dianteira, que, além de gigante, traz malha dividida em linhas horizontais e o nome da marca em letras garrafais na parte superior.

Na traseira o nome da marca também é lembrado, assim como acontece com a tampa da caçamba da BYD Shark. Desta vez porém, o relevo das letras é feito diretamente na lataria da picape, ao invés de usar apliques, como acontece na grade. Já as lanternas da nova caminhonete da Chery no mercado automotivo são verticais e localizadas nas extremidades da caçamba. 

Nas laterais da Chery KP11 é possível identificar estribo e caixas de rodas na cor preta, sendo as últimas mais robustas, semelhantes às da rival chinesa e da líder de vendas, Toyota Hilux. Por se tratar de um protótipo, a nova caminhonete da Chery ainda não teve a cabine revelada. Mesmo assim, há chances de que o acabamento interno seja inspirado em SUVs da Omoda, marca chinesa que pertence à Chery.

Qual o motor sob o capô da nova caminhonete da Chery

Segundo dados, a Chery KP11 de produção terá um comprimento aproximado de 5,30 metros. Para se ter uma ideia, a Shark mede 5,45 m. Já as rivais clássicas Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 possuem 5,32 m, 5,35 m e 5,36 m, respectivamente.

A Chery, contudo, não forneceu dados oficiais a respeito de suas dimensões, assim como capacidade de carga e reboque da caçamba.

A expectativa é de que a marca invista em três opções de conjunto mecânico para a nova picape média. Desta forma, a Chery KP11 chegará às concessionárias em versões a combustão, híbrida plug-in (PHEV) e elétrica com extensão de autonomia (EREV). Ao que tudo indica, as configurações a combustão da KP11 devem receber um motor 2.4 turbo a gasolina.

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Elmar Pacheco Rodrigues
Elmar Pacheco Rodrigues
25/11/2024 06:35

Sem uma base descente de carregamento no pais, nenhum carro que utilize carregador externo (PHEV) tera futuro. Agora quer competir cria um Hibrido com 300 ou 400 km de autonomia com alta regeneração (HEV). Ai posso dizer que vai realmente competir com alguém, caso contrário sera somente mais do mesmo.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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