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Caminhão elétrico da Scania, com bateria exclusiva e alcance de 240 km, é testado em mina subterrânea

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/12/2022 às 22:18
Scania, caminhão, elétrico
Foto: Reprodução scania.com

Novo caminhão elétrico da Scania vai ressignificar a mineração por ser um veículo totalmente sustentável e com alcance gigante

A Scania, empresa fabricante de caminhões e ônibus, já está comercializando o seu novo modelo elétrico: o Scania 25 P. O novo caminhão conta com duas funções sendo ele trator e também caminhão de distribuição. Por ser a grande novidade do setor, o modelo elétrico está sendo testado em operação difícil na mina LKAB no norte da Suécia.

A Scania resolveu testar a operação dos seus caminhões totalmente elétricos em um ambiente, digamos, um pouco insalubre de mineração subterrânea. O novo caminhão Scania 25P transporta produtos residuais e possui um peso total, incluindo carga útil, de 49 toneladas de PBT. É o primeiro de seu tipo na indústria de mineração.

A empresa Scania atua em indústrias que estão, hoje, passando por mudanças gradativamente a fim de alcançar níveis grandiosos de sustentabilidade.

CONHEÇA O SCANIA 25P, CAMINHÃO ELÉTRICO

Reprodução: Youtube

Mineração consciente e sustentável

O caminho para um setor de mineração seguro, produtivo e 100% livre de carbono se inicia com a mineração de ferro e se estende ao transporte. O caminhão elétrico Scania 25 P tem autonomia de até 350 km com carga útil de 40 toneladas e autonomia de 250 km com peso total máximo de 64 toneladas.

O novo caminhão de força elétrico Scania também fornece uma gigantesca força eletromecânica, que garante operações que exijam temperatura controlada ou o uso intensivo de energia, como elevadores de gancho e basculantes.

Também é possível notar no novo caminhão as baterias, que agora são montadas internamente na Scania para servirem perfeitamente no chassi reforçado e no novo posicionamento da interface de carregamento (no lado esquerdo, atrás da porta do motorista).

Diretamente relacionado a isso está o sistema de aquecimento e resfriamento totalmente refeito, que mantém os componentes do caminhão e da bateria na temperatura operacional e permite o controle do clima da cabine – com o toque de um botão por meio de nossas plataformas digitais.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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