1. Início
  2. Economia
  3. Brasileiros fazem fila em posto na Venezuela em busca de gasolina mais barata que no Brasil
16 comentários 4 min de leitura

Brasileiros fazem fila em posto na Venezuela em busca de gasolina mais barata que no Brasil

Imagem de perfil do autor Romário Pereira de Carvalho
Escrito por Romário Pereira de Carvalho Publicado em 03/02/2026 às 22:44
Assista o vídeoPosto, gasolina, Venezuela
Imagem: Ilustração
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
61 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Posto venezuelano vira atração para motoristas brasileiros e expõe contraste entre subsídio estatal, política energética venezuelana e preços atrelados ao mercado internacional no Brasil

Segunda um artigo do G1, motoristas brasileiros têm cruzado a fronteira em direção à Venezuela em busca de um alívio no bolso. Um posto de combustível localizado em Santa Elena de Uairén passou a vender gasolina a R$ 6,30 o litro nesta sexta-feira (30), valor R$ 1,50 inferior ao praticado em Pacaraima, no Norte de Roraima.

O movimento chamou atenção e levou o g1 a ouvir especialistas que acompanham de perto a dinâmica econômica entre os dois países.

A diferença expressiva de preços é resultado de um conjunto de fatores estruturais e políticos.

Posto venezuelano vira ponto de atração

A venda ocorre em um posto que conta com quatro bombas de abastecimento com o nome da PDVSA, estatal de petróleo da Venezuela.

No dia da reabertura, o litro chegou a custar apenas R$ 3, valor quase três vezes menor que o cobrado em Pacaraima. Desde então, o local tem recebido brasileiros interessados em aproveitar a diferença de preços.

A Venezuela possui a maior reserva comprovada de petróleo do mundo e concentra cerca de 17% das reservas globais, o equivalente a mais de 300 bilhões de barris.

Esse cenário ajuda a explicar por que o país consegue manter políticas de preços tão distintas das praticadas em outras nações.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Produção elevada e subsídio estatal

Segundo o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio), Fábio Martinez, dois fatores explicam o valor mais baixo do combustível: a alta produção de petróleo e o subsídio mantido pelo governo venezuelano.

Na prática, a PDVSA recebe incentivo governamental e vende gasolina a refinarias e distribuidoras por valores abaixo do mercado internacional.

Com isso, o custo menor na origem se reflete no preço final ao consumidor. Em outras palavras, o governo banca parte do valor da gasolina para mantê-la acessível.

Antigamente, quando a Venezuela não passava por essa crise econômica, a gasolina lá era centavos de real. Com o passar do tempo, o subsídio foi diminuindo, mas existe ainda assim um forte subsídio por parte do governo venezuelano”, resumiu Martinez ao g1.

Peso político na definição de preços

O professor e pesquisador de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima, João Jarochinski, acrescenta que o preço da gasolina na Venezuela segue parâmetros voltados ao mercado interno e possui peso político, associado ao discurso de soberania.

O governo venezuelano mantém os preços domésticos em patamares inferiores aos praticados no mercado internacional, inclusive os que o próprio país utiliza na venda externa de petróleo e derivados”, afirmou ao g1.

A estratégia busca evitar que a gasolina atue como um vetor adicional de inflação em um país que enfrentou níveis inflacionários elevados nos últimos anos.

Mercado internacional e lógica brasileira

Enquanto a Venezuela ignora a cotação global, o Brasil adota política de preços baseada no mercado internacional.

De acordo com o advogado e mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), Victor Del Vecchio, o valor pago na bomba obedece à lógica de oferta e procura, considerando custos de produção, tributação e preço internacional do petróleo.

No Brasil, apesar de termos robustos investimentos estatais na indústria do combustível, o preço segue parâmetros de mercado”, destacou ao g1.

No valor final estão embutidos impostos como a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Barato, mas instável

Del Vecchio pondera que, apesar do preço mais baixo na Venezuela, há problemas sérios de produção e distribuição local.

É muito comum que postos fiquem dias sem combustível e, quando há reabastecimento, longas filas se formam”, explicou ao g1.

A Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima acompanha a reabertura do posto em Santa Elena de Uairén.

A expectativa é de continuidade no abastecimento, mas tudo depende das condições da estrada e da chegada regular de caminhões-tanque ao local, que vem despertando o interesse de motoristas brasileiros.

Com informações de G1.

Inscreva-se
Notificar de
guest
16 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Terezinha Lohn
Terezinha Lohn
04/02/2026 13:55

É…
Tem uns que se dizem de direita. Mas, a única coisa que sabem é: FALAR DO GOVERNO DE LULA. Ignora todo o resto. Fiel ao ****, não leem…

Charles
Charles
04/02/2026 12:09

Ainda tem ignorante que defende o ex-presidiário Lula, que explora seu povo, enganando com pequenas baixas no valor do

combustível, endividando cada vez mais o Brasil. Se não fosse a corrupção dessa esquerda maligna o Brasil teria preços em relação ao mercado internacional. Cadê nossas refinaria que começaram a ser construídas, o governo de esquerda roubou todos os recursos paralisando as obras.

Última edição em 4 meses atrás por Charles
Gian
Gian
Em resposta a  Charles
04/02/2026 12:47

Pergunta pra Bolsonaro. Ele vendeu a BR Distribuidora. Não darei mais detalhes, só procura no google e se informe **** de teta.

Francisco
Francisco
Em resposta a  Gian
07/02/2026 11:14

Distribuição nao e refinaria

Odenilson
Odenilson
Em resposta a  Charles
04/02/2026 14:28

Charles, vc é um bom homem.

Luiz Olimpio e
Luiz Olimpio e
Em resposta a  Charles
04/02/2026 15:24

Ô Charles, quando o teu Presidiário INELEGÍVEL, cortou o ICMS dos combustíveis para tentar ganhar as eleições quebrando os Estados,tu achou ótimo, não se importando com às consequências, aí teve que o ex Presidiário pagar um rombo bilionário aos Estados.
Agora quanto a corrupção, se tu tiver tempo pra ler, em quase totalidade a direita está presente, como sempre, no governo do seBOZO a corrupção não ficou escancarada por não haver investigação, trocava os delegados e trocou até o ministro para que sua família e seus próximos não fossem investigados. Memória curta.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
Em resposta a  Luiz Olimpio e
05/02/2026 10:47

O”****” vai Voltar; o Povo gosta de votar em EX-Presidiario!

Thomaz Franco
Thomaz Franco
04/02/2026 10:03

Um ótimo motivo pra vc Eduardo Boato
Vai morar na Venezuela, seria um patriotario
**** a menos

Euuuuu
Euuuuu
Em resposta a  Thomaz Franco
04/02/2026 12:44

Falou filho do Lula, deve ter uma Porsche na garagem

Luiz Olimpio e
Luiz Olimpio e
Em resposta a  Euuuuu
04/02/2026 15:26

Tá precisando se informar melhor, lêia busque a informação segura, lêia bastante o conhecimento liberta.

Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
Ir para o vídeo em destaque
16
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x