A BlockRock anunciou que irá investir cerca de U$$ 4,8 bilhões em energia renovável; É o terceiro fundo de investimentos da maior gestora de fundos de aportes do mundo
A maior em gestão de ativos no mundo irá aplicar investimentos no segmento de ativos de energia renovável. A BlockRock irá investir US$ 4,8 bilhões, que segundo informações da Bloomberg, esse número é quase o dobro de sua meta original. A empresa já tem mais de 7,2 trilhões de ativos em todo o mundo.
Investimentos em energia renovável
Este será o terceiro fundo global de energia renovável estabelecido pela BlockRock, que já atraiu fundos de mais de 100 investidores institucionais. Este é o mais recente sinal do crescente interesse dos investidores em comprar a crescente indústria de energia renovável.
A BlackRock planeja investir principalmente em ativos eólicos e solares na Europa, Estados Unidos e alguns países da região Ásia-Pacífico, tais como a Coréia do Sul, Japão e Taiwan. Ele assinou um acordo relacionado à energia eólica offshore na Ásia. Os investimentos a serem realizados não incluem biomassa de cana.
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
- Armazenamento de energia reinventado: o sistema BESS chega para mudar tudo! Saiba como ele supera os sistemas off-grid e oferece soluções incríveis
Crescimento em investimentos em energia limpa
Jim Barry, diretor de investimentos da BlackRock Alternatives Investors, diz que está acontecendo grandes mudanças em decorrência da descarbonização mundial e com isso, grandes empresas desejam investir no ramo de energia renovável. Este é de longe o maior fundo de energia renovável da BlackRock Real Estate, quase três vezes o tamanho do fundo anterior.
Embora no passado a BlackRock comprasse principalmente ativos de energia renovável prontos para uso ou operáveis, desta vez está diversificando em projetos em estágio inicial e também está comprando para desenvolvedores. O fundo também buscará investir em outras tecnologias, como medidores inteligentes, redes inteligentes e infraestrutura de veículos elétricos.
Confira também:
Apple realiza aporte em armazenamento de energia renovável
A Apple disse que vai estabelecer e fazer novos investimentos no centro da Califórnia para construir uma instalação de armazenamento de energia renovável baseada em bateria próxima à instalação solar que já fornece energia para todas as instalações. Tal projeto tem como objetivo reduzir a emissão de dióxido de carbono.
Segundo a Apple, o projeto visa atrair novos investimentos em energia renovável e vai armazenar 240 MWh de energia, ou o suficiente para abastecer mais de 7.000 residências por dia. Ele está localizado perto da instalação solar California Plains, no sudeste do Condado de Monterey, a cerca de 160 quilômetros a sudeste da sede da Apple em Cupertino, na Califórnia.
O local envia 130 megawatts de eletricidade diretamente para a fábrica da Apple na Califórnia durante o dia, mas não fornece eletricidade durante os períodos de escuridão. Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple, disse em uma entrevista que a empresa planeja desenvolver o que considera ser um dos maiores sistemas de armazenamento baseado em bateria dos Estados Unidos.
Projetos sustentáveis da Apple
A Apple está constantemente investindo em novas ferramentas para seus fornecedores para atingir seus objetivos de energia renovável e trazer nova energia limpa para comunidades em todo o mundo. Na Europa, o “contrato de compra de energia eólica” da DSM Engineering Materials está trazendo nova energia limpa para a rede elétrica holandesa, e a garagem solar da STMicroelectronics no Marrocos fornece suporte para a produção regional de energia.
Depois de ingressar no programa de fornecedores limpos da Apple há cinco anos, empresas como a Solvay agora estão expandindo o uso de fontes renovável para uma gama maior de negócios. Nos Estados Unidos, Alpha e Omega Semiconductor, Marian, The Chemours Company e Trinseo trabalharam recentemente no projeto. Desde julho de 2020, 15 fornecedores na China aderiram ao programa da Apple.