Menu
Início Bem-estar e seu papel em engajar talentos

Bem-estar e seu papel em engajar talentos

19 de setembro de 2023 às 14:32
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Bem-estar e seu papel em engajar talentos
senivpetro on Freepik

Cristiane Fiorezzi é Diretora de Recursos Humanos para a América Latina da Otis, empresa líder mundial em fabricação, instalação e serviços de elevadores e escadas rolantes

Há muitos fatores que contribuem para atrair e engajar talentos. Para alguns, é o trabalho que fazem e, para outros, é a cultura e o propósito. Embora esses fatores sejam importantes, uma tendência emergente em um mundo pós-COVID é a importância de oferecer programas robustos de bem-estar.

Estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relatam que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo e 300% mais criativo. Chegar em resultados como esses demanda alta dedicação e uma jornada de alta complexidade por parte de Recursos Humanos e de toda a alta liderança da empresa. E acredito que o melhor ponto de partida é aprender o máximo possível sobre como é fazer parte de sua organização: programas e ações só serão eficazes se se escutarmos ativamente as percepções e expectativas dos nossos colegas.

Artigos recomendados

 

Na Otis, por exemplo, temos uma força de trabalho composta por profissionais que atuam em nosso escritório administrativo, na fábrica, nas filiais e em campo fazendo a manutenção de elevadores e escadas rolantes, espalhados por todo o país. Ou seja, o que oferecemos tem que ser inclusivo e acessível do ponto de vista geográfico.

 

Para construir nosso Programa de Assistência ao Empregado (EAP), levamos a sério as soluções que implementamos, adotamos parceiros estrategicamente escolhidos para que tenham aderência com esse público tão diverso, com cobertura nacional e regional. Assim, nossos colegas podem utilizar os serviços e os programas oferecidos pela empresa independentemente de onde se encontram. A flexibilidade nos horários também é um ponto fundamental e, portanto, também adotamos serviços on-line, que permitam autonomia e que sejam fáceis de ativar. 

 

Ao mesmo tempo, nos orgulhamos por ser uma empresa com presença global e, consequentemente, seguimos uma estratégia global e bem definida de pessoas. Orquestramos as esferas globais e regionais, e nos esforçamos para oferecer oportunidades iguais para que todos possam crescer e contribuir. Como exemplo, uma das nossas metas globais de ESG é expandir a disponibilidade de serviços de bem-estar e resiliência para todos os colegas no mundo por meio do EAP até 2023, e essa meta já foi atingida no ano passado.

 

Pensando na saúde de forma integral, reforçamos nossos programas com telemedicina de alta qualidade, central clínica, coach nutricional, coach esportivo e acompanhamento de gestantes, que funciona via aplicativo ou por telefone, e alguns serviços são presenciais na nossa matriz onde temos a fábrica Otis para a América Latina.

 

Engajar a família nos programas, aliás, é uma ótima estratégia para valorizar ainda mais as iniciativas implementadas, seja custeando o serviço ou facilitando a entrada com baixo custo. Embora a inclusão de membros da família possa aumentar o custo total para a empresa, o aumento do engajamento da equipe comprova que vale a pena. Um dos benefícios que oferecemos para atividade física teve 25% de aumento na adesão em menos de 1 ano, sendo que os familiares representam 1/3 do total de pessoas que aderiu.

 

E o básico também não deve ser esquecido: incentivamos que nossas pessoas tirem seus 30 dias de férias, para que nossas equipes possam disfrutar de suas famílias, recarregarem as energias e estarem prontas para mais meses de dedicação e foco no cliente.

 

São as pessoas que tornam cada empresa única e, como profissionais de RH, temos a nobre missão de cuidar de nossos talentos e fidelizá-los. Cada desafio superado pode ser recompensado com o sucesso das iniciativas e o progresso de indicadores de produtividade, saúde, turnover e engajamento. Cuidar das pessoas faz a diferença!


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar