Anglo American afirma que fará uso de energia renovável em todas suas operações brasileiras de minério de ferro e níquel deste ano

Valdemar Medeiros
por
-
16-04-2021 12:03:42
em Energia Renovável
Anglo American - energia renovável - minério de ferro - níquel Empreendimento da Anglo American (Peter Cade/Getty Images)

Anglo American irá usar energia renovável nas suas operações brasileiras de minério de ferro e níquel, e em outras operações no Chile e Peru

A Anglo American, já garantiu energia renovável para atender a todas as suas necessidades de energia para suas operações de minério de ferro e níquel no Brasil, a partir de 2022, e para suas operações de cobre no Chile, a partir de 2021. a Anglo American assinou um acordo com Engie Energia Perú para fornecer energia renovável para a operação de cobre no Peru, que deve iniciar a produção em 2022.

Leia outras notícias

Presidente da Anglo American destaca a importância de estar a frente de novos projetos no mercado renovável

Segundo Tom McCulley, CEO da Anglo American no Peru, o cobre tem um papel de suma importância ao permitir a transição global para uma economia de baixo carbono, por isso, é importante para a nova mina de cobre de classe mundial da Anglo American no Peru assumir a liderança do caminho, minimizando seu próprio carbono.

A combinação das tecnologias de maior precisão do programa da empresa, FutureSmart MiningTM, que visam com maior precisão, com água, energia  e intensidade de capital reduzidas, e a energia renovável, estão mudando a própria natureza da mineração.

É dever da empresa produzir os metais e minerais de que a sociedade precisa com a maior responsabilidade que as tecnologias atuais permitem, enquanto continuam se esforçando, junto com seus parceiros de negócios, para melhorar ainda mais seu desempenho.

O fornecimento de energia renovável para alimentar suas operações na América do Sul aponta mais um passo rumo a meta da empresa de redução de GEE de 2030 de 30%, que está incorporada em seu Plano de Mineração Sustentável e em direção ao compromisso de ser neutro em carbono até 2040, acrescenta Anik Michaud, Diretor de Grupo de Relações Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American.

Anglo American no Brasil

Pela grande complexidade na indústria mineradora brasileira, a Anglo American vem enfrentando muitos gargalos no que diz respeito ao minério de ferro na Minas-Rio, mas após uma temporada difícil, a mineradora agora se prepara para investir um montante considerável (US$ 330 milhões) na indústria de mineração brasileira.

As operações de minério de ferro da mineradora possuem grandes quantidades de recursos de alta qualidade em sites no Brasil. A Minas Rio, com operação de minério de ferro no Brasil, está localizada nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela é uma operação de exportação de minério de ferro totalmente integrada.

Além do minério de ferro, a mineradora também trabalha com o Níquel, que constitui cerca de 8% a 10% do aço inoxidável. Popularmente conhecido, pode-se até mesmo destacar o níquel como o top cinco dentre os elementos mais típicos da terra. O estimado é que as reservas conhecidas durarão mais 100 anos. O níquel é usado para fazer outras ligas com propriedades especiais. Aqui no território brasileiro, o níquel vem sendo utilizado principalmente na indústria química de corrosão e para cromagem em produtos eletrônicos.

Energia Renovável como prioridade para as empresas

Ao optar pela energia renovável em suas atividades, as empresas passam a contribuir de forma decisiva para a chamada transição energética, que tem como objetivo reduzir as emissões de carbono, isto é, ajudando a frear as mudanças climáticas ao redor do planeta.

A energia renovável tem ficado cada vez mais econômica nos últimos anos, segundo relatório Tendências Globais.

Segundo dados do relatório Tendências Globais, no ano de 2019, as energias renováveis como biomassa, solar, eólica e geotérmica somaram 78% do montante de geração distribuída.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe