Início Anfavea anuncia a criação de grupo para desenvolvimento de novos pontos de recarga de carros elétricos no Brasil

Anfavea anuncia a criação de grupo para desenvolvimento de novos pontos de recarga de carros elétricos no Brasil

12 de abril de 2022 às 12:19
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Anfavea - postos de recarga - carros elétricos - carros-eletricos-no-Brasil.
Modelo eletrico sendo recarregado – imagem: Anfavea/Divulgação

A Anfavea planeja desenvolver um grupo para que a infraestrutura de pontos de recarga de todo o Brasil ganhe um impulso maior de importadores de veículos, montadoras e outras empresas.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou, durante uma coletiva de imprensa para divulgar os resultados do mês passado (março), a criação de um grupo para fomentar e apoiar o avanço das infraestruturas para carros elétricos e a instalação de novos pontos de recarga no Brasil. O grupo será composto por importadores de veículos, representantes das montadoras, e outras empresas ligadas ao setor.

Entenda o objetivo do grupo criado pela Anfavea

O intuito do grupo será a geração de novos pontos de carregamento para carros elétricos no Brasil, traçando as rotas prioritárias para estações de recarga rápida em rodovias. Além disso, também serão identificados possíveis fomentos para o uso de carros elétricos como a redução de taxas e impostos, isenção de rodízio entre outros, e a busca por parceiros para a criação de pontos de recarga em concessionárias de rodovias, empresas de energia e outros estabelecimentos.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, atualmente o Brasil possui cerca de 1 mil pontos de recarga para uma frota de aproximadamente 10 mil carros elétricos, o que é equivalente a uma média de 10 carros para cada ponto de recarga.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Segundo dados do estudo “O caminho da descarbonização do setor automotivo”, apresentado pela Anfavea em agosto do último ano, teremos algo em torno de 3,2 milhões de carros elétricos circulando no país até 2035. Sendo assim, a demanda será a instalação de 150 mil pontos de recarga. A estimativa para o mercado global é que dos quatro milhões de novos veículos comercializados até 2035, 32% sejam elétricos em algum grau, de totalmente elétricos ou híbridos plug-in.

Empresas também cumprem suas partes na expansão da infraestrutura de elétricos

Além da Anfavea, empresas também vem incentivando a infraestrutura para carros elétricos, para que seus produtos possam se fixar e serem mais aceitos pelo público brasileiro.

Entre as empresas está a Great Wall Motors (GWM) que planeja instalar 100 pontos de recarga para carros elétricos de qualquer modelo em SP. O anúncio foi feito em março pelo governador do estado, João Dória. A iniciativa faz parte dos investimentos que a empresa aplica na produção de modelos elétricos na planta em Iracemápolis. O valor do aporte é de R$ 10 bilhões.

A rede de pontos de recarga para veículos elétricos será alimentada por painéis solares na capital do estado, enquanto a segunda etapa contará com pontos de recarga em municípios de outros estados, de acordo com o governador.

Dica para planejar uma viagem com um carro elétrico

O planejamento para uma viagem com um veículo elétrico vai além de conferir a autonomia do veículo ou a distância até o destino. É necessário antecipar o que pode dar errado, mapear as estações de carregamento do trajeto e descobrir quais desses pontos são de recarga rápida, para ficar atento ao tempo necessário que cada um deles leva para carregar o seu veículo e por fim evitar ao máximo ficar com menos de 20% de bateria.

E mesmo assim, as chances de algo sair do previsto são consideráveis. Vale lembrar que a autonomia varia de acordo com a forma de condução. Assim como os veículos a combustão, quanto mais pesado o pé do motorista, mais é gasto bateria. O empasse é que no veículo elétrico, a sensibilidade é ainda maior, e uma autonomia como o do XC40 Recharge, de 420 km pode decair de forma fácil para os 300 km.

Relacionados
Mais recentes