1. Início
  2. / Economia
  3. / Mercado de drones cresce no Brasil e alavanca a economia gerando empregos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Mercado de drones cresce no Brasil e alavanca a economia gerando empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/10/2020 às 10:15
drones - economia - empregos
Drone nas mãos do empreendedor

Até setembro deste ano, a ANAC registrou crescimento de 150% no cadastramento de drones no país em relação a 2017, atingindo o número de 77 mil equipamentos registrados, sendo que 28 mil são cadastrados para uso profissional e 49 mil para uso recreativo, gerando cada vez mais empregos e alavancando a economia brasileira.  

No entanto, Emerson Granemann, CEO da MundoGEO – que em novembro realiza em São Paulo o MundoGEO Connect e DroneShow Plus – acredita que o número de drones voando e impulsionando a economia no país deve ser bem maior. “Acredito que seguramente devemos ter mais de 150 mil equipamentos em operação no país, tanto para fins profissionais como recreativos. Ou seja, 50% estão irregulares”.

Leia também

Estima-se que o Brasil represente em torno de 1 a 3% do total de drones comercializados em todo mundo, no final de 2019. Já a previsão para 2022 é que o segmento movimente anualmente cerca de U$ 16,6 bilhões de faturamento para a economia, sendo U$ 9,6 bilhões para uso recreativo e U$ 7 bilhões para usos profissionais representando um crescimento de 90% em relação às projeções na geração de vagas de empregos.

Drones para o Mercado de Petróleo tem previsão de crescimento para 2024

O relatório sobre o mercado de drones para petróleo, como encontrado no site Wise Guy Report (WGR), é um extenso estudo sobre a dinâmica do mercado que está afetando tanto o mercado atual quanto o futuro.

Espera-se que a dinâmica do mercado forneça uma impressão duradoura sobre o crescimento holístico do mercado. Isso foi bem analisado por revisores de mercado adeptos com imenso conhecimento e experiência no assunto. O estudo traria fatores e números para medir o caminho que o mercado levaria durante o período de previsão de 2019-2025. É enriquecido com fatores que têm seu núcleo em análise de volume e valor.

Vários outros aspectos foram incluídos para medir o gráfico de crescimento do mercado de drones para petróleo e são várias projeções, mudanças demográficas, detalhes históricos e outros.

Mercado de drones gerando empregos

Hoje, a estimativa é de que 41% da receita do mercado nacional de drones venha de empresas de infraestrutura. 26% da área agrícola, 10% do setor de logística, 8% em serviços de segurança, 7% na área do entretenimento, 5% em empresas de seguros e 3% por companhias mineradoras.

Em um mercado que se amplia e consolida a cada dia, as fontes de receita são várias: vendas e manutenção de aeronaves, locação e prestação de serviços com filmagens e monitoramentos aéreos, produção, licenciamento e operação de softwares projetados para uso com drones, entre outras tarefas que geram empregos nas cinco regiões do país.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos